Vampiros: moda e subjetividade

Auteurs

  • Luciane Glaeser

DOI :

https://doi.org/10.26563/dobras.v4i8.237

Mots-clés :

vampiro, subjetividade, consumo.

Résumé

O artigo tem o propósito de apresentar alguns aspectos relativos ao fenômeno Crepúsculo, romance com temática vampírica, de Stephenie Meyer. Ele explora tanto o conteúdo de moda que o produto representa, como também ensaia algumas considerações de caráter mais simbólico e subjetivo, depreendidos do estilo da história fantástica em questão.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ARGEL, Martha; NETO, Humberto Moura. O Vampiro antes de Drácula. São Paulo: Aleph, 2008.

BARROS, Fernando Monteiro de. Vampiros letrados, vampiros viajantes: Byron, Baudelaire e Stenbock. In: COUTINHO, Luiz Edmund Bouças; FARIA, Flora de Paoli (Org). Corpos-letrados, corpos-viajantes: ensaios críticos. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2007.

BRAVO, Nicole Fernandez. Duplo. In: BRUNEL, Pierre (Org). Dicionário de mitos literários. Rio de Janeiro: José Olympio, 2005.

FORTUNA, Marlene. Dioniso e a comunicação na Hélade: o mito, o rito e a ribalta. São Paulo: Annablume, 2005.

LAMAS, Berenice Sica. O duplo em Lygia Fagundes Telles: estudo em Literatura e Psicologia. Porto Alegre: Edipucrs, 2004.

LEGROS, Patrick. Sociologia do imaginário. Porto Alegre: Sulina, 2007.

MEYER, Stephenie. Crepúsculo. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2008.

MUCHEMBLED, Robert. Uma história do diabo: séculos XII-XX. Rio de Janeiro: Bom Texto, 2001.

NIETZSCHE, Friedrich. O Nascimento da tragédia: ou helenismo e pessimismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

STOKER, Bram. Drácula. Porto Alegre: L&PM, 2005.

Téléchargements

Publiée

2010-01-24

Comment citer

GLAESER, L. Vampiros: moda e subjetividade. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 81–88, 2010. DOI: 10.26563/dobras.v4i8.237. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/237. Acesso em: 3 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos