“Papo de mulherzinha”?! O cuidado de si como hedonismo feminino e os blogs de moda como modelo de negócios
DOI :
https://doi.org/10.26563/dobras.v10i21.552Mots-clés :
blogueiras, informação de moda, hedonismo feminino, ciberfeminismo.Résumé
O presente artigo é parte do questionamento levantado na tese de doutorado sobre o estereótipo da vaidade feminina e como as blogueiras pontuam a inversão da imagem fútil de mulheres que consomem produtos de moda para a imagem de empreendedoras que produzem conteúdo para as mídias sociais. As postagens do Instagram com a utilização da palavra mulherzinha e as entrevistas com as blogueiras formam o corpus analítico; no referencial teórico, temos os textos de Entwistle (2015) e Focault (1985 e 1988a) para embasar a análise do discurso sobre o corpo e a vaidade feminina.
Téléchargements
Références
ABDALA, L. Cotidianos panópticos: imagens de moda na web. In: Iara – Revista de Moda, Cultura e Arte. Vol. 8, n.1, abril de 2015, São Paulo: Centro Universitário Senac.
BERRY, J. Flâneurs of fashion 2.0. In: Scan Journal. Vol. 7. n. 2, november, 2010. Disponível em: http://scan. net.au/scan/journal/print.php?journal_id=152&j_id=20. Acesso em: 10 jan. 2016.
BOYD, D. & HEER, J. Profile as conversation: networked identity performance on friendster. In: HAWAII INTERNACIONAL CONFERENCE ON SYSTEM SCIENCES. University of California, Berkeley, 2006. DOI: https://doi.org/10.1109/HICSS.2006.394
BOYD, D. 2006. A blogger’s blog: exploring the definition of a medium. In: Reconstruction 6(4). Disponível em: http://reconstruction.eserver.org/064/boyd.shtml. Acesso em: 20 jun. 2010.
BOYD, D. It’s complicated: the social lives of networked teens. New Haven: Yale University Press, 2014.
BRAIDOTTI, R. Sexual difference as a nomadic political project. In: Continental feminism reader. Edited by Ann J. Cahill and Jennifer Hansen. United States: Rowan & Littlefield Publishers, Inc, 2003. [Kindle Edition].
CASHMORE, E. Celebrity culture. Taylor & Francis Publishing, 2006. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203962916
COUTINHO, C. Quero ser blogueira. Ep. 5: Como chegar no topo. Entrevista para o canal Karol Pinheiro, 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3jQjJ_Pp4vA].http://capricho.abril.com.br/blogs/ itgirls/page/178/?ref=menu%5D. Acesso em: 19 mar. 2015.
COUTINHO, C. Um blog como negócio. In: Cosmopolitan Brasil. São Paulo: Editora Abril, maio de 2015, pp. 80-82.
CRONIN, A. M. Consumerism and ‘compulsory individuality’: women, will and potential. In: Transformations: thinking through feminism. Edited by Sara Ahmed [et. al]. London: Routledge, 2000.
DOORN, N.; ZOONEN, L.; WYATT, S. Writing from experience: presentations of gender identity on weblogs. In: European Journal of Women’s Studies, 2007. Disponível em: http://ejw.sagepub.com/ content/14/2/143. Acesso em: 14 jun. 2013. DOI: https://doi.org/10.1177/1350506807075819
ENTWISTLE, J. The fashioned body: fashion, dress & modern social theory. 2a. Ed. UK: Poility Press, 2015.
FOUCAULT, M. História da sexualidade 1: a vontade de saber. Trad. Maria Tereza da Costa Albuquerque e J.A. Guilhon Albuquerque. 13a. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
FOUCAULT, M. Technologies of the self. In: Technologies of the self – a seminar with Michel Foucault. Edited by Luther H. Martin, Huck Gutman, Patrick H. Hutton. Massachusetts: The University of Massachusetts Press, 1988.
FOUCAULT, M. História da sexualidade 3: o cuidado de si. Trad. Maria Tereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.
FREYRE, G. Modos de homens & modas de mulher. 3a. ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 1997.
GOFFMAN, E. A representação do eu na vida cotidiana. Trad. Maria Cecília Santos Raposo. 15ª. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.
HARAWAY, D. Manifesto ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In: Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Organização e Tradução: Tomaz Tadeu. 2a. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
JENKINS, H. Convergence culture: where old and new media colide. New York: New York University Press, 2006.
LEMOS, A. A arte da vida: diários pessoais e webcams na internet. In: INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Salvador/BA, 2002.
LINS, L. A arte de ser blogueira de moda: fenômeno tem mais de 200 representantes em Pernambuco. In: www.diariodepernambuco.com. Disponível em: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/ viver/2015/12/20/internas_viver,617324/blogueiras-de-moda.shtml. Acesso em: 21 dez. 2015.
MILLER, D. Stuff. Cambridge, UK: Polity Press, 2010.
MILLS, S. Discourse: the new critical idiom. [Kindle Edition]. New York, Routledge, 2004.
PEDRONI, M. Stumbling on the heels of my blog: career, forms of capital, and strategies in the (sub) field of fashion blogging. In: Fashion Theory. Vol. 19, Issue 2, pp. 179-200. DOI: 10.2752/175174115X1416835799 2355. Bloomsbury Publishing PLC, 2015. DOI: https://doi.org/10.2752/175174115X14168357992355
PEISS, K. Hope in a jar: the making of America’s Beauty Culture. [Kindle Edition]. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 2011. DOI: https://doi.org/10.9783/9780812205749
PHAM, M. H. T, I click and post and breathe, waiting for others to see what I see: On #FeministSelfies, Outfit Photos, and Networked Vanity. In: Fashion Theory, Vol. 19, Issue 2, pp. 221-242. Bloomsbury Publishing PLC, 2015. [DOI: 10.2752/175174115X14168357992436]. DOI: https://doi.org/10.2752/175174115X14168357992436
PLANT, S. Mulher digital: o feminino e as novas tecnologias. Trad. Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Editora Rosa dos Tempos, 1999.
RICE, C. Becoming women: the embodied self in image culture. Toronto: University of Toronto Press, 2014 [Kindle Edition]. DOI: https://doi.org/10.3138/9781442685406
ROCAMORA, A. Personal fashion blogs: screens and mirrors in digital self-portraits. In: Fashion Theory, Vol. 15, Issue 4, pp. 407-424. DOI: 10.2752/175174111X13115179149794. London: Berg, 2011. DOI: https://doi.org/10.2752/175174111X13115179149794
ROSENMAN, E.B. Fear of fashion; or How the coquette got her bad name. In: Cultures of feminity in modern fashion. Editors Ilya Parkins and Elizabeth M. Sheehan. New Hampshire: University of Hampshire Press, 2011.
SHIELDS, R. Lifestyle shopping: the subject of consumption. Edited by Rob Shields. London: Routledge, 1992.
SHIELDS, R. The virtual. Londres: Routledge, 2003.
STONE, E. The dynamics of fashion. 4th edition. New York: Bloombury Publishing, 2013.
TITTON, M. 2015. Fashionable personae: self-identity and enactments of fashion narratives in fashion blogs. In: Fashion Theory, Vol. 19, Issue 2, pp. 201-220. DOI: 10.2752/175174115X14168357992391. Bloomsbury Publishing PLC. DOI: https://doi.org/10.2752/175174115X14168357992391
TURKLE, S. Life on the screen: identity in the age of the internet. New York: Simon & Schuster Paperbacks, 1995.
Van DIJCK, J. The culture of connectivity: a critical history of social media. New York: Oxford University Press, 2013 [Kindle Edition]. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199970773.001.0001
artigo