A imagem de moda e a fotografia: justificativas a despeito da imagem em movimento
DOI :
https://doi.org/10.26563/dobras.v10i21.554Mots-clés :
imagem de moda, fotografia, imagem em movimento.Résumé
Neste artigo, são propostas algumas justificativas acerca da predileção do campo da moda pela imagem fotográfica. A partir da constatação dos recursos tecnológicos disponíveis nas mídias sociais, como o Facebook e o Instagram, realiza-se uma comparação entre a imagem em movimento e a fixa. Assim, destacam-se as particularidades da preferência da moda pela fotografia, principalmente, com base nas considerações de Roland Barthes, em A câmara clara.
Téléchargements
Références
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
______.Inéditos, vol. 3: imagem e moda. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
______. Sistema da moda. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1979.
BECKER, Howard S. Mundos da arte. Lisboa: Livros Horizontes, 2010.
BELTING, Hans. Introduction and an Anthropology of Images: Picture, Medium, Body. In: An Anthropology of Images. New Jersey: Princeton University Press, 2011, pp. 1-36. DOI: https://doi.org/10.1515/9781400839780
BERGAMO, Alexandre. A experiência do status: roupa e moda na trama social. São Paulo: Editora UNESP, 2007.
BOURDIEU, Pierre. A gênese social do olho. In: As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, pp. 348-356.
CHARRÉU, Leonardo. Cultura visual: rupturas com inércias e ignorâncias curriculares. In: MARTINS, Raimundo. TOURINHO, Irene. (Org.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011, pp. 113-128.
ELMAN, Débora. A revista de moda vaipara a rede: uma análisedas reportagens noInstagram das revistas Elle e Estilo na SãoPaulo Fashion Week. Dobra[s], vol. 9, n. 19, pp. 137-145, 2016. Disponível em: https:// dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/457/414. Acesso em: 3 mar. 2017. DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v9i19.457
HERNÁNDEZ, Fernando. A cultura visual como um convite à deslocalização do olhar e ao reposicionamento do sujeito In:MARTINS, Raimundo. TOURINHO, Irene. (Org.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011, pp. 31-49.
INSTAGRAM. FAQ. 2016. Disponível em: https://www.instagram.com/about/faq/. Acesso em: 20 ago. 2016.
KHAN, Nathalie. Cutting the fashion body: why the fashion image is no longer still. Fashion Theory: The Journal of Dress, Body & Culture, vol. 16, n. 2, pp. 235-250, 2012. DOI: https://doi.org/10.2752/175174112X13274987924177
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios, casos. São Paulo: Atlas, 1993.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
MARRA, Claudio. Nas sombras de um sonho: história e linguagens da fotografia de moda. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008.
MASCIO, Antonella. Moda e meios de comunicação de massa. In: SORCINELLI, Paolo. Estudar a moda: corpos, vestuários, estratégias. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008, pp. 169-176.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Rumo a uma história visual. In: MARTINS, José de Souza; ECKERT, Cornélia& NOVAES, Sylvia Caiuby. (Org.). O imaginário e o poético nas ciências sociais. 1a.ed.: EDUSC, 2005,pp. 33-56.
MITCHELL, W. J. T. O futuro da imagem: a estrada não trilhada de Rancière. In: MARTINS, Raimundo. TOURINHO, Irene. (Org.). Cultura das imagens: desafios para a arte e para a educação. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2012, pp. 19-35.
MORACE, Francesco. Consumo autoral: as gerações como empresas criativas. São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora, 2012.
MOTTA, Leda Tenório da.Imagens que machucam. Notas sobre a poética da fotografia em Roland Barthes. Paralaxe, Revista de estética e filosofia da arte, Ano II, N. Especial, Programa de Estudos Pós-graduados em Filosofia – PUC/SP, 2014, pp. 20-29.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Revista Projeto História. São Paulo, n. 10, pp. 7-28, dez. 1993.
RAINHO, Maria do Carmo Teixeira. Moda e revolução nos anos 1960. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2014.
ROSA JÚNIOR, João Dalla. Imagem e moda: um estudo sobre o habitus visual. Rio de Janeiro, 2017. Tese de Doutorado (Doutorado em Design) – Departamento de Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2017.
RUPAUL’S DRAG RACE. Season 8, Gag Worthy Finale Opening. Produção da LogoTV. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QKV-P-mAxWE. Acesso em: 29 maio 2016.
SCHMITZ, Daniela. Moda e midiatização: aproximações e tensionamento. In: Colóquio de Moda 11, 2015, Curitiba. Anais eletrônicos. Disponível em: http://www.coloquiomoda.com.br/anais/anais/11-Coloquiode-Moda_2015/ARTIGOS-DE-GT/GT07-MODA-E-MIDIA/GT-7-MODA-E-MIDIATIZACAO.pdf. Acesso em: 19 ago. 2016, pp. 1-12.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.