A imagem e o anacronismo nas páginas da Garotas do Alceu

Autores

  • Daniela Queiroz Campos

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v9i20.476

Palavras-chave:

Garotas, Anacronismo, Tempo.

Resumo

A coluna Garotas do Alceu circulou na revista O Cruzeiro de 1938 a 1964. Ao longo dos 26 anos de circulação da Garotas, Alceu Penna ilustrou muitas edições sobre outras temporalidades. Este breve artigo trata de pin-ups apresentadas como deusas gregas, sereias, Eva e Salomé. Para a análise das colunas, utilizou-se, como aporte teórico, conceitos de dois historiadores da arte: o anacronismo temporal de Georges Didi-Huberman e o Nachleben de Aby Warburg. Nas colunas Garotas e mitologia, Garotas até debaixo d’água, A tal garota Eva e Garotas perigosas, problematizou-se a sobrevivência nas imagens de corpos femininos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERRINI, Beatriz. Utopia, utopias: visitando poemas de Gonçalves Dias e Manuel Bandeira. São Paulo: EDUSC, 1997. 199 p.

BIBLIA. Português. Bíblia de Jerusalém. Tradução: Euclides Martins Balancin, Estevão Bittencourt, Gilberto Silva Gorgulho. São Paulo: Editora Paulus, 2002. 2208 p.

CLARK, Kenneth. O nu: um estudo sobre o ideal em arte. Lisboa: Editora Ulisseia, 1956. 583 p.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Devant l’image: question posée aux fins d’histoire de l’art. Paris: Minuit, 1990. 332 p.

____________. Ouvrir Vénus: nudité, rêve, cruauté. Paris: Éditions Gallimard, 1999. 149 p.

_____________. Ante la imagen: pregunta formulada a los fines de una historia del arte. Madrid: Ediciones Cedeac, 2010. 356 p.

____________. La condition des images par Didi-Huberman. In: AUGÉ, Marc; DIDI-HUBERMAN, Georges; ECO, Umberto. L’experience des images. Paris: L’eu editions, 2011. 109 p.

________. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2013. 504 p.

DUBY, Georges. Eva e os padres. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. 176 p.

FAVRE, Camille. La pin-ups et ses filles: histoire d’un architype érotique. Master 2 des Civilisation modernes et contemporaines. Université Toulouse Le Mirail, 2007. 298 p.

_________. La pin-up US, un exemple d’érotisme patriotique. In: CLIO. Histoire, femmes et sociétés. Écrire au Quotidien, n. 35, 2012. 238-264 p.

HOMERO. Ilíada. São Paulo: Penguin Classics – Companhia das Letras, 2013. 720 p.

_________. Odisseia. São Paulo: Penguin Classics – Companhia das Letras, 2010. 576 p.

ORDONES, Gabriela Penna. Vamos Garotas!: Alceu Penna, moda, corpo e emancipação feminina (1938-1957). São Paulo: Annablume; Fapesp, 2010. 148 p.

KAFKA, Franz. El silencio de las sirenas. Buenos Aires: Debolsillo, 2008. 400 p.

WARBURG, Aby. Atlas Mnemosyne. Madrid: Ediciones Akal, 2010. 208 p.

_________. A renovação da Antiguidade pagã. Rio de Janeiro: Contraponto Editora, 2013. 744 p.

Downloads

Publicado

2016-11-29

Como Citar

CAMPOS, D. Q. A imagem e o anacronismo nas páginas da Garotas do Alceu. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 9, n. 20, p. 52–67, 2016. DOI: 10.26563/dobras.v9i20.476. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/476. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê