Do tartan ao tumulto: engajamento sensorial e narrativas históricas em “Highland Rape” de Alexander McQueen
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.v18i44.1906Palavras-chave:
Alexander McQueen, Highland Rape, Memória Histórica, Moda e Poder, Trauma IncorporadoResumo
Este artigo examina “Highland Rape” (Outono/Inverno 1995), de Alexander McQueen, como uma coleção que transcende a estética para explorar temas como trauma, resiliência e memória histórica. Conhecida por seu título provocador e imagens gráficas, a coleção desafia os padrões convencionais de beleza e redefine o papel da moda na sociedade ao confrontar o público com narrativas complexas de sofrimento pessoal e coletivo. Por meio de tecidos rasgados, pele exposta e contrastes visuais intensos, McQueen constrói um comentário contundente sobre a história violenta das Terras Altas da Escócia, entrelaçada com suas próprias experiências pessoais. Fundamentado em quadros teóricos de Roland Barthes e Michel Foucault - especialmente as teorias semióticas de Barthes e os conceitos de poder e disciplina corporal de Foucault - este estudo analisa como McQueen transformou a passarela em um palco simbólico. Suas criações funcionam como signos - mutáveis, provocativos e saturados de significado - enquanto a dimensão performativa dos desfiles estimula engajamento tanto emocional quanto intelectual. As contribuições de estudiosos como Caroline Evans e Judith Watt também ajudam a situar o trabalho de McQueen dentro de uma tradição de narrativa crítica na moda. Em última análise, o artigo argumenta que “Highland Rape” exemplifica o potencial da moda para provocar diálogos sobre identidade, memória e crítica sociopolítica. Posicionada dentro do discurso mais amplo da moda como forma de arte expressiva e prática de design, a coleção continua a ressoar como uma força transformadora na história contemporânea da moda.
Downloads
Referências
NEWS REPORT ON ALEXANDER MCQUEEN’S HIGHLAND RAPE COLLECTION.
Bumsters. YouTube, uploaded by Kinoslibrary, 2015. Available at: https://www.youtube.com/watch?v=-8Sdwys0nTo. Last visited: 19 oct. 2024.
BANCROFT, Alison. Fashion and Psychoanalysis: Styling the Self. London: I.B. Tauris, 2012. DOI: https://doi.org/10.5040/9780755693382
BARI, Shahidha. Dressed: A Philosophy of Clothes. New York: Basic Books, 2020.
BARTHES, Roland. The Death of the Author. In: BARTHES, Roland. Image-Music-Text. Translated by Stephen Heath. London: Fontana Press, 1977. p. 142–148. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-349-03518-2
BERGER, John. Ways of Seeing. London: Penguin, 1990.
BERTHUNE, Kate. Encyclopedia of Collections. In: WILCOX, Claire (ed.). Alexander McQueen. New York: Harry N. Abrams, 2015, pp. 303-326.
BOLTON, Andrew. Alexander McQueen: Savage Beauty. New York: Metropolitan Museum of Art, 2011.
BUTLER, Judith. Gender Trouble. New York: Routledge, 2006.
DE SADE, Marquis. Justine, Philosophy in the Bedroom, and Other Writings. Translated by Richard Seaver and Austryn Wainhouse. New York: Grove Press, 1965.
DEVINE, T. M. The Scottish Nation: A Modern History. London: Penguin Books, 2012.
DIOR, Christian. Dior by Dior: The Autobiography of Christian Dior. London: V&A Publishing, 2018.
ELENOWITZ-HESS, Caroline. Reckoning with Highland Rape: Sexuality, Violence, and Power on the Runway. Fashion Theory: The Journal of Dress, Body and Culture, v. 24, n. 5, p. 649–672, 2020. Available at: https://doi.org/10.1080/1362704X.2020.1846325. Last visited: 14 sep. 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/1362704X.2020.1846325
ENTWISTLE, Joanne. The Fashioned Body: Fashion, Dress and Modern Social Theory. Cambridge: Polity Press, 2000.
ENTWISTLE, Joanne; WILSON, Elizabeth (ed.). Body Dressing. Oxford: Berg Publishers, 2001. DOI: https://doi.org/10.2752/9780857854032
EVANS, Caroline. Desire and Dread: Alexander McQueen and the Contemporary Femme Fatale. In: ENTWISTLE, Joanne; WILSON, Elizabeth (ed.). Body Dressing. Oxford: Berg Publishers, 2001. p. 201–213. DOI: https://doi.org/10.2752/9780857854032/BODRESS0016
FOUCAULT, Michel. The History of Sexuality: Volume 1 – An Introduction. New York: Pantheon Books, 1978.
FOUCAULT, Michel. Discipline and Punish: The Birth of the Prison. Translated by Alan Sheridan. New York: Vintage Books, 1995.
GLASGOW TIMES REPORTER. Mel Gibson Reveals Real Inspiration Behind Braveheart. Glasgow Times, 2020. Available at: https://www.glasgowtimes.co.uk/news/18462612.mel- gibson-reveals-real-inspiration-behind-braveheart/. Last visited: 01 oct. 2024.
GLEASON, Katherine. Alexander McQueen: Evolution. Beverly, MA: Race Point Publishing, 2012.
HARRISON, E. P. Scottish Estate Tweeds. Elgin: Johnstons of Elgin, 1995.
HOGARTH, William. The Analysis of Beauty. New Haven: Yale University Press, 1997.
HONIGMAN, Ana Finel. What Alexander McQueen Can Teach You About Fashion (Icons with Attitude). London: Frances Lincoln, 2021.
MCQUEEN. Documentary directed by Ian Bonhôte and Peter Ettedgui. United Kingdom: Embankment Films, 2018.
MURKENS, Jo Eric; JONES, Peter; KEATING, Michael. Scottish Independence: Legal and Constitutional Issues: A Practical Guide. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2002.
NORTH, Susan. 18th Century Fashion in Detail. London: Thames & Hudson, 2018.
PICARDIE, Justine. Coco Chanel: The Legend and the Life. New York: It Books, 2011.
PREBBLE, John. The Highland Clearances. London: Penguin Books, 1969.
SEYMOUR, Laura. An Analysis of Roland Barthes’s The Death of the Author. London: The Macat Library, 2018.
SPOONER, Catherine. A Gothic Mind. In: WILCOX, Claire (ed.). Alexander McQueen. New York: Harry N. Abrams, 2015. p. 141–158.
STOWELL, Lauren; COX, Abby. The American Duchess Guide to 18th Century Dressmaking: How to Hand Sew Georgian Gowns and Wear Them With Style. Salem, MA: Page Street Publishing, 2017.
TIRAMANI, Jenny; NORTH, Susan. Seventeenth-Century Women’s Dress Patterns: Book 1. London: Victoria & Albert Museum, 2011.
WATT, Judith. Alexander McQueen: The Life and the Legacy. New York: Harper Design, 2012.
WILCOX, Claire (ed.). Alexander McQueen. New York: Harry N. Abrams, 2015.
WILSON, Andrew. Alexander McQueen: Blood Beneath the Skin. London: Simon & Schuster UK, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Andjela Bisevac

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais







