Do tartan ao tumulto: engajamento sensorial e narrativas históricas em “Highland Rape” de Alexander McQueen
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.v18i44.1906Palavras-chave:
Alexander McQueen, Highland Rape, Memória Histórica, Moda e Poder, Trauma IncorporadoResumo
Este artigo examina “Highland Rape” (Outono/Inverno 1995), de Alexander McQueen, como uma coleção que transcende a estética para explorar temas como trauma, resiliência e memória histórica. Conhecida por seu título provocador e imagens gráficas, a coleção desafia os padrões convencionais de beleza e redefine o papel da moda na sociedade ao confrontar o público com narrativas complexas de sofrimento pessoal e coletivo. Por meio de tecidos rasgados, pele exposta e contrastes visuais intensos, McQueen constrói um comentário contundente sobre a história violenta das Terras Altas da Escócia, entrelaçada com suas próprias experiências pessoais. Fundamentado em quadros teóricos de Roland Barthes e Michel Foucault - especialmente as teorias semióticas de Barthes e os conceitos de poder e disciplina corporal de Foucault - este estudo analisa como McQueen transformou a passarela em um palco simbólico. Suas criações funcionam como signos - mutáveis, provocativos e saturados de significado - enquanto a dimensão performativa dos desfiles estimula engajamento tanto emocional quanto intelectual. As contribuições de estudiosos como Caroline Evans e Judith Watt também ajudam a situar o trabalho de McQueen dentro de uma tradição de narrativa crítica na moda. Em última análise, o artigo argumenta que “Highland Rape” exemplifica o potencial da moda para provocar diálogos sobre identidade, memória e crítica sociopolítica. Posicionada dentro do discurso mais amplo da moda como forma de arte expressiva e prática de design, a coleção continua a ressoar como uma força transformadora na história contemporânea da moda.
Downloads
Referências
NEWS REPORT ON ALEXANDER MCQUEEN’S HIGHLAND RAPE COLLECTION.
Bumsters. YouTube, uploaded by Kinoslibrary, 2015. Available at: https://www.youtube.com/watch?v=-8Sdwys0nTo. Last visited: 19 oct. 2024.
BANCROFT, Alison. Fashion and Psychoanalysis: Styling the Self. London: I.B. Tauris, 2012. DOI: https://doi.org/10.5040/9780755693382
BARI, Shahidha. Dressed: A Philosophy of Clothes. New York: Basic Books, 2020.
BARTHES, Roland. The Death of the Author. In: BARTHES, Roland. Image-Music-Text. Translated by Stephen Heath. London: Fontana Press, 1977. p. 142–148. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-349-03518-2
BERGER, John. Ways of Seeing. London: Penguin, 1990.
BERTHUNE, Kate. Encyclopedia of Collections. In: WILCOX, Claire (ed.). Alexander McQueen. New York: Harry N. Abrams, 2015, pp. 303-326.
BOLTON, Andrew. Alexander McQueen: Savage Beauty. New York: Metropolitan Museum of Art, 2011.
BUTLER, Judith. Gender Trouble. New York: Routledge, 2006.
DE SADE, Marquis. Justine, Philosophy in the Bedroom, and Other Writings. Translated by Richard Seaver and Austryn Wainhouse. New York: Grove Press, 1965.
DEVINE, T. M. The Scottish Nation: A Modern History. London: Penguin Books, 2012.
DIOR, Christian. Dior by Dior: The Autobiography of Christian Dior. London: V&A Publishing, 2018.
ELENOWITZ-HESS, Caroline. Reckoning with Highland Rape: Sexuality, Violence, and Power on the Runway. Fashion Theory: The Journal of Dress, Body and Culture, v. 24, n. 5, p. 649–672, 2020. Available at: https://doi.org/10.1080/1362704X.2020.1846325. Last visited: 14 sep. 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/1362704X.2020.1846325
ENTWISTLE, Joanne. The Fashioned Body: Fashion, Dress and Modern Social Theory. Cambridge: Polity Press, 2000.
ENTWISTLE, Joanne; WILSON, Elizabeth (ed.). Body Dressing. Oxford: Berg Publishers, 2001. DOI: https://doi.org/10.2752/9780857854032
EVANS, Caroline. Desire and Dread: Alexander McQueen and the Contemporary Femme Fatale. In: ENTWISTLE, Joanne; WILSON, Elizabeth (ed.). Body Dressing. Oxford: Berg Publishers, 2001. p. 201–213. DOI: https://doi.org/10.2752/9780857854032/BODRESS0016
FOUCAULT, Michel. The History of Sexuality: Volume 1 – An Introduction. New York: Pantheon Books, 1978.
FOUCAULT, Michel. Discipline and Punish: The Birth of the Prison. Translated by Alan Sheridan. New York: Vintage Books, 1995.
GLASGOW TIMES REPORTER. Mel Gibson Reveals Real Inspiration Behind Braveheart. Glasgow Times, 2020. Available at: https://www.glasgowtimes.co.uk/news/18462612.mel- gibson-reveals-real-inspiration-behind-braveheart/. Last visited: 01 oct. 2024.
GLEASON, Katherine. Alexander McQueen: Evolution. Beverly, MA: Race Point Publishing, 2012.
HARRISON, E. P. Scottish Estate Tweeds. Elgin: Johnstons of Elgin, 1995.
HOGARTH, William. The Analysis of Beauty. New Haven: Yale University Press, 1997.
HONIGMAN, Ana Finel. What Alexander McQueen Can Teach You About Fashion (Icons with Attitude). London: Frances Lincoln, 2021.
MCQUEEN. Documentary directed by Ian Bonhôte and Peter Ettedgui. United Kingdom: Embankment Films, 2018.
MURKENS, Jo Eric; JONES, Peter; KEATING, Michael. Scottish Independence: Legal and Constitutional Issues: A Practical Guide. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2002.
NORTH, Susan. 18th Century Fashion in Detail. London: Thames & Hudson, 2018.
PICARDIE, Justine. Coco Chanel: The Legend and the Life. New York: It Books, 2011.
PREBBLE, John. The Highland Clearances. London: Penguin Books, 1969.
SEYMOUR, Laura. An Analysis of Roland Barthes’s The Death of the Author. London: The Macat Library, 2018.
SPOONER, Catherine. A Gothic Mind. In: WILCOX, Claire (ed.). Alexander McQueen. New York: Harry N. Abrams, 2015. p. 141–158.
STOWELL, Lauren; COX, Abby. The American Duchess Guide to 18th Century Dressmaking: How to Hand Sew Georgian Gowns and Wear Them With Style. Salem, MA: Page Street Publishing, 2017.
TIRAMANI, Jenny; NORTH, Susan. Seventeenth-Century Women’s Dress Patterns: Book 1. London: Victoria & Albert Museum, 2011.
WATT, Judith. Alexander McQueen: The Life and the Legacy. New York: Harper Design, 2012.
WILCOX, Claire (ed.). Alexander McQueen. New York: Harry N. Abrams, 2015.
WILSON, Andrew. Alexander McQueen: Blood Beneath the Skin. London: Simon & Schuster UK, 2015.
![Imagem com fundo verde vibrante mostrando uma mulher nua sentada de lado sobre um banco de madeira clara. Ela tem pele clara e longos cabelos ruivos presos em um rabo de cavalo que cai sobre seu ombro direito e suas costas. Seu braço esquerdo está amarrado com corda vermelha grossa, parcialmente visível. Sobre seu corpo há uma ilustração gráfica de ramos pretos com folhas vermelhas estilizadas que sobem da coxa esquerda em direção às costas, integrando-se visualmente com a figura. No canto direito da imagem, na vertical, está escrito “[dossiê]” em letras brancas.](https://dobras.emnuvens.com.br/public/journals/1/submission_1906_2606_coverImage_pt_BR.jpg)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Andjela Bisevac

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais