A capacidade comunicativa do objeto anônimo

Autores

  • Pierluigi Cervelli

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v7i16.32

Palavras-chave:

design anônimo, objeto anônimo, semiótica, comunicação.

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre os objetos de design anônimo sob a perspectiva analítica da semiótica. Partindo das contribuições desenvolvidas na Itália sobre o design anônimo e sobre a história do design, especialmente por Eco (1982) e Bassi (2007), recupera a hipótese, sugerida por Eco, de que os objetos de design anônimo comunicam de forma sintética e eficaz não apenas o que fazem, mas como devem ser usados . Sustenta-se que é precisamente essa característica que distingue os objetos anônimos das produções em massa. Por fim, por meio de uma comparação entre dois objetos à primeira vista idênticos, um anônimo e uma cópia de baixa qualidade, procura-se mostrar a relação entre a configuração do objeto – as relações entre as partes que o compõem – e as comunicações de uso.

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Publicado

2014-10-27

Como Citar

CERVELLI, P. A capacidade comunicativa do objeto anônimo. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 57–63, 2014. DOI: 10.26563/dobras.v7i16.32. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/32. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos