“Criança Calçada, Criança Sadia!” : Sobre os uniformes escolares no período de expansão da escola pública paulista (1950/1970)

Autores

  • Katiene Nogueira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v1i1.405

Palavras-chave:

uniformes escolares, cultura escolar, história da educação, história do vestuário.

Resumo

Procura-se contribuir para a compreensão dos modos pelos quais os uniformes escolares eram retratados pela imprensa educacional, seja mediante artigos assinados por autores prestigiados no campo, seja pelas propagandas que intercalavam os textos em questão. Pretende-se ainda examinar a percepção dos alunos acerca dos uniformes escolares por meio do estudo do jornal escolar e das prescrições relacionadas ao uso deste vestuário nos manuais pedagógicos utilizados nos cursos normais. Além disso, a legislação educacional complementa a análise. O período estudado compreende a época de expansão da escola pública no estado de São Paulo, quando as oportunidades de educação pública passaram a estender-se a significativas parcelas da população que antes estavam à margem deste processo. Esta pesquisa identifica como a obrigatoriedade material de uso dos uniformes escolares acompanhou a oferta de vagas à população mais carente de recursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986, p. 69-81.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1999.

BRASIL. Lei Orgânica do Ensino Secundário e Legislação Complementar, 1955.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de. (1997). “Quando a história da educação é a história da disciplina e da higienização das pessoas”. In: FREITAS, M. C. (org.) História social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 1997, p. 269-288.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1994, pp. 125-199.

GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as idéias de um moleiro perseguido pela inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

MENEZES, Djacir. Sumário histórico da educação no estado do Ceará. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, nº 6, dez. 1944. p. 365.

SÃO PAULO. Ato nº 21 da Direção Geral da Secretaria dos Negócios da Educação, 10 de março de 1949, dispõe sobre o Regimento Interno dos Estabelecimentos de Ensino Secundário e Normal do Estado.

SÃO PAULO. Ato nº 10 da Direção Geral da Secretaria dos Negócios da Educação, 27 de janeiro de 1950, dispõe sobre o Regimento Interno dos Ginásios e Colégios Estaduais.

SÃO PAULO. Decreto nº 39.334, de 10 de novembro de 1961, dispõe sobre o Regimento Interno dos Estabelecimentos de Ensino Secundário e Normal do Estado de São Paulo.

SOUZA, Gilda de Mello. O espírito das roupas: A moda no século dezenove. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

TEIXEIRA, A. Valores proclamados e valores reais nas instituições escolares brasileiras. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro/Brasília, nº 86, Abr./Jun., 1962, p. 68.

VINCENT-RICARD, Françoise. As espirais da moda. 2 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1989.

Periódicos

Revista de Educação. Diretoria Geral da Instrução Pública, Departamento de Educação, Secretaria de Estado dos Negócios da Educação, São Paulo, 1927-1961.

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro/Brasília, 1944- .

Revista do Professor. Centro do Professorado Paulista, São Paulo, 1934-1965.

Jornal Nosso Esforço. Instituto de Educação Caetano de Campos, São Paulo, 1936-1967.

Downloads

Publicado

2007-02-14

Como Citar

SILVA, K. N. da. “Criança Calçada, Criança Sadia!” : Sobre os uniformes escolares no período de expansão da escola pública paulista (1950/1970). dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 74–81, 2007. DOI: 10.26563/dobras.v1i1.405. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/405. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos