Fotografia de moda: padrões e inovações no gênero

Autores

  • Daniela Bracchi

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v6i14.59

Palavras-chave:

fotografia, moda, publicidade, Marc Jacobs.

Resumo

A partir da consideração da fotografia de moda como um gênero de imagens, este artigo investiga certos padrões instituídos ao longo do tempo e as rupturas que ocorreram na década de 1990, colocando essas imagens em diálogo com outros estilos de fotos. Alguns apontamentos sobre as imagens da publicidade da marca Marc Jacobs, criadas pelo fotógrafo alemão Juerger Teller, buscam explicitar certas características da fotografia de moda atual e o papel do consumidor no entendimento dessas imagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARTHES, R. Sistema da moda. São Paulo: Companhia Editora Nacional/Edusp, 1980.

BRIGHT, S. Art photography now. Nova York: Aperture, 2005.

CAMPANY, D. Safety in numbness: some remarks on problems of “Late Photography”. In: ______.(Ed.). The cinematic. Cambridge/Massachusetts: MIT, 2007, p. 185-194.

GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. São Paulo: Contexto, 2008.

LAROCCA, A. Straight shooter. NYMagcom, 17 ago. 2008. Disponível em: <http://nymag.com/fashion/08/fall/49257>. Acesso em: 5 jul. 2013.

SHINKLE, E. Fashion as photograph. Londres: I. B. Tauris, 2008.

Downloads

Publicado

2013-01-05

Como Citar

BRACCHI, D. Fotografia de moda: padrões e inovações no gênero. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 6, n. 14, p. 94–97, 2013. DOI: 10.26563/dobras.v6i14.59. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/59. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos