Fotografia de moda: padrões e inovações no gênero

Autori

  • Daniela Bracchi

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v6i14.59

Parole chiave:

fotografia, moda, publicidade, Marc Jacobs.

Abstract

A partir da consideração da fotografia de moda como um gênero de imagens, este artigo investiga certos padrões instituídos ao longo do tempo e as rupturas que ocorreram na década de 1990, colocando essas imagens em diálogo com outros estilos de fotos. Alguns apontamentos sobre as imagens da publicidade da marca Marc Jacobs, criadas pelo fotógrafo alemão Juerger Teller, buscam explicitar certas características da fotografia de moda atual e o papel do consumidor no entendimento dessas imagens.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

BARTHES, R. Sistema da moda. São Paulo: Companhia Editora Nacional/Edusp, 1980.

BRIGHT, S. Art photography now. Nova York: Aperture, 2005.

CAMPANY, D. Safety in numbness: some remarks on problems of “Late Photography”. In: ______.(Ed.). The cinematic. Cambridge/Massachusetts: MIT, 2007, p. 185-194.

GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. São Paulo: Contexto, 2008.

LAROCCA, A. Straight shooter. NYMagcom, 17 ago. 2008. Disponível em: <http://nymag.com/fashion/08/fall/49257>. Acesso em: 5 jul. 2013.

SHINKLE, E. Fashion as photograph. Londres: I. B. Tauris, 2008. DOI: https://doi.org/10.5040/9780755696420

Pubblicato

2013-01-05

Come citare

BRACCHI, D. Fotografia de moda: padrões e inovações no gênero. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 6, n. 14, p. 94–97, 2013. DOI: 10.26563/dobras.v6i14.59. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/59. Acesso em: 22 lug. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos