O ciclo de vida dos quimonos e o mercado da beleza

Autores

  • Christine Greiner

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v6i13.138

Palavras-chave:

corpo, beleza, quimono, cultura japonesa, moda japonesa.

Resumo

A história dos quimonos no Japão não é o que parece à primeira vista. Está intimamente relacionada a diferentes redes de produção. Afinal, quimonos nunca foram definidos
como “aquilo que se veste”. Eles já representaram símbolos de sabedoria (para antigos monges), objetos de sedução (para delicadas gueixas), imagens-fetiche do exotismo (no cinema hollywoodiano) e produtos para exportação (no que se refere à economia japonesa). A história dos quimonos sempre foi uma história do corpo e da percepção da vida. É disso que trata este artigo. De uma roupa que veste o corpo, mas só existe na medida em que se alimenta de movimento e de imaginação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: UFMG, 2011.

IKEGAMI, Eiko. Bonds of civility: aesthetic networks and the political originis of japanese culture. Cambridge: Cambridge University, 2005.

MILLER, Laura. Beauty up: exploring contemporary japanese body aesthetics. Berkeley: University of California, 2006. DOI: https://doi.org/10.1525/9780520938847

OKAKURA, Kakuzo. The ideals of the east: with special reference to the art of Japan. Reino Unido: Dodo Press, 2009.

SHUZÔ, Kuki. The structure of iki. Sydney: Power, 1979.

SILVERBERG, Miriam. Erotic, grotesque, nonsense: the mass culture of japanese modern times. Berkeley: University of California, 2009.

SÔSEKI, Natsume. Complete works. Tóquio: Iwanami Shoten, 1956, v. 2.

YAMAKAWA, Aki; ONO, Yoshihiro; BETHE, Monica. Transmitting robes, linking mind: the world of buddhist kasaya. Quioto: Museu Nacional de Quioto, 2010. Catálogo de exposição, 9 out.-23 nov. 2010, Museu Nacional de Quioto.

Downloads

Publicado

2013-01-24

Como Citar

GREINER, C. O ciclo de vida dos quimonos e o mercado da beleza. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 59–65, 2013. DOI: 10.26563/dobras.v6i13.138. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/138. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos