O corpo-desenho como lugar discursivo e político na educação superior de Moda a partir de percepções estudantis em Blumenau/SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i42.1783

Palavras-chave:

Educação, Moda, Desenho de Moda, Ensino de Moda

Resumo

Por meio de uma pesquisa realizada com estudantes da primeira fase de um cur- so de Moda, em uma universidade situada em Blumenau/SC, o presente artigo visa aprofun- dar a análise da percepção desse público em relação às distorções e às implicações geradas pela denominação “linguagem de moda” na representação gráfica do corpo humano nos desenhos contemporâneos. O intuito é refletir as nuances e os efeitos dessa terminologia específica, compreendendo como ela influencia a concepção visual do corpo na atualidade, especialmente no contexto do design de moda. Em conclusão, a pesquisa revela a importân- cia de repensar as práticas educacionais e as representações gráficas do corpo. Com uma abordagem crítica e reflexiva, é possível promover a diversidade e inclusão na moda, desa- fiando os padrões estabelecidos e construindo uma indústria mais justa e responsável.

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Biografia do Autor

Francisco Ponciano Vieira, Universidade Regional de Blumenau

Mestre em Educação (Furb). Professor da Universidade Regional de Blumenau.

Rafael José Bona, Universidade Regional de Blumenau. Universidade do Vale do Itajaí.

Doutor em Comunicação e Linguagens (UTP). Professor da Universidade Regional de Blumenau e da Universidade do Vale do Itajaí.

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

VIEIRA, F. P.; BONA, R. J. O corpo-desenho como lugar discursivo e político na educação superior de Moda a partir de percepções estudantis em Blumenau/SC. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 42, p. 221–236, 2024. DOI: 10.26563/dobras.i42.1783. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1783. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê