Janelas: tramando visibilidades

Autores

  • Carol Garcia

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v3i7.260

Resumo

Em tempos de crise mundial, a América Latina não se intimida. Curiosamente, virou foco de atração dos fundos de private equity globais1: ou seja, a região está se tornando alvo de investimentos estrangeiros de peso, fato aparentemente inusitado. Afinal, crise é com ela mesma: passamos por crises de identidade, crises políticas e, claro, muitas, mas muitas crises
econômicas. No entanto, sempre soubemos persistir. Nesse movimento, fazemos nascer o novo do improvável juntando nossas mãos e tecendo novos caminhos de sobrevivência. Sob esse aspecto, a moda dá exemplo com o esforço das cooperativas de artesãos e designers que se unem num processo de efervescência criativa, como abundam exemplos do Uruguai ao Peru. Nas terras que se debruçam sobre a linha do Equador para depois se esparramar dos Andes ao Polo Sul, os fios se trançam sob bordados e estampas registrando modos de vida, da mesma forma que o papel recebe a tinta e documenta um momento preciso com marcas que sobrevivem mais do que o próprio autor da mensagem. Tal como as mitológicas Moiras fiam destinos diferentes para os seres humanos na sua Roda da Fortuna2, também artesãos e indústrias têxteis tecem imagens que vão além da existência individual ou do contexto social em que foram produzidas, impelindo-as a uma pós-vida (...)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-02-07

Como Citar

GARCIA, C. Janelas: tramando visibilidades. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 59–62, 2009. DOI: 10.26563/dobras.v3i7.260. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/260. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Colunas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)