As celebridades e sua influência na sociedade brasileira
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.v3i5.314Palavras-chave:
celebridade, imagem, Gisele Bündchen.Resumo
O presente artigo propõe-se a delinear as possibilidades de utilização das imagens das celebridades na construção de padrões de consumo das mulheres da sociedade brasileira, a fim de entender alguns aspectos de como a força da imagem produzida pela mídia seduz o consumidor. Sugere-se a caracterização da celebridade construída pela mídia e sua influência no imaginário da sociedade brasileira, por meio dos impactos de fama e glamour tomando por referência a modelo internacional Gisele Bündchen. Procura-se avaliar de que forma a fama é atualmente um parâmetro determinante da construção dos padrões de identidade brasileiros.
Downloads
Referências
AN DRA DE, Cyro. Os vários preços da fama. Valor Econômico, São Paulo, 1-3 dez. 2006. Caderno Fim de Semana, p. 7.
BAITELLO JR., Norval. A era da iconofagia. São Paulo: Hacker Editores, 2006.
BAUDRILLAR D, Jean. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 1995.
_____. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 2000.
BAUMAN , Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
BEIGBEDER , Frederic. Barbie. Nova Yorque: Assouline, 2005.
BELEZA de Boneca. Trad. Neury Carvalho. Disponível em: http://www2.uol.com.br/vivermente/artigos/beleza_de_boneca.html. Acesso em: 1o dez. 2008.
BOORSTIN, Daniel J. The image: a guide to pseudo-events in America. Nova York: Vintage Books, 1992.
CANEVA CCI, Massimo. Antropologia da comunicação visual. Rio de Janeiro: DP7A, 2001.
CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. Vol. 2. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
COELHO, Maria Claudia. A experiência da fama. Rio de Janeiro: FGV, 1999.
CONTRERA , Malena S. Mídia e pânico. São Paulo: Annablume, 2002.
DUTRA , José Luís. Onde você comprou esta roupa tem para homem?: a construção de masculinidades nos mercados alternativos da moda. In: GOLDEN BER G, Mirian. (Org.). Nu & Vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. Rio de Janeiro: Record, 2002.
EDMONDS, Alexander. No universo da beleza: notas de campo sobre cirurgia plástica no Rio de Janeiro. In: GOLDEN BER G, Mirian. (Org.). Nu & vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. Rio de Janeiro: Record, 2002.
ENNE , Ana Lucia S. À perplexidade, a complexidade: a relação entre consumo e identidade nas sociedades contemporâneas. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 3, no 7 (Consumo e Culturas), 2006. DOI: https://doi.org/10.18568/cmc.v3i7.68
FRAN CK, E.; NÜESCH, S. Explaining the star shift in the media: why “manufactured” celebrities are more lucrative than “self-made” superstars. Working Paper – Institute for Strategy and Business Economics. Suíça: University of Zurich, 2006.
GEBAUER , Günther; WULF, Christoph. Mimese na cultura. São Paulo: Annablume, 2004.
GIDDEN S, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
GOLDEN BER G, Mirian. O corpo como capital: estudos sobre gênero, sexualidade e moda na cultura brasileira. São Paulo: Estação das Letras, 2007.
_____. The body as capital: understanding Brazilian Culture. Disponível em: www.miriangoldenberg.com.br. Acesso em: 1o dez. 2008.
_____; RA MOS, Marcelo Silva. A civilização das formas: o corpo como valor. In: GOLDEN BER G, Mirian. (Org.). Nu & vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. Rio de Janeiro: Record, 2002.
GONTIJO, Fabiano. Carioquice ou carioquidade? Ensaio etnográfico das imagens identitárias cariocas. In: GOLDEN BER G, Mirian. (Org.). Nu & vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. Rio de Janeiro: Record, 2002.
GUARE SCHI, Neuza Maria de Fátima; BRUSCHI, Michel E. Psicologia social nos estudos culturais: perspectivas e desafios para uma nova psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2003.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
HER SCHMANN , Micael; PERE IRA , Carlos Alberto Messeder. (Orgs.). Mídia, memória e celebridades. Rio de Janeiro: E-papers, 2003.
HOFFMAN , Donald D. Inteligência visual: como criamos o que vemos? Rio de Janeiro: Campus, 2000.
JOLY, Martine. Introdução a análise da imagem. Campinas: Papirus, 2005.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
LACOMBE, Milly; ACHÔA, Yara. Gisele Bündchen: sob a lente de quem a conhece de perto. Marie Claire, São Paulo, no 193, abr. 2007.
LIPOVE TSKY, Gilles. O Império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
MAFESOLLI, Michel. No fundo das aparências. Petrópolis: Vozes, 2005.
MEUNIER , Mário. Nova mitologia clássica: a legenda dourada. São Paulo: Ibrasa, 1994.
MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX. Vol. 1. Neurose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
PACCE, Lilian. Pelo mundo da moda: criadores, grifes e modelos. São Paulo: Senac São Paulo, 2006.
PINHEIRO, Maria Cláudia Tardin. Publicidade: a procura amorosa do consumo. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 3, no 8 (Epistemologia da Comunicação), 2006. DOI: https://doi.org/10.18568/cmc.v3i8.85
QUESSADA, Dominique. O poder da publicidade na sociedade consumida pelas marcas: como a globalização impõe produtos, sonhos e ilusões. São Paulo: Futura, 2003.
ROCHA, Rose de Melo. Você sabe para quem está olhando? Visibilidade e incomunicabilidade na cultura contemporânea. In: BAITELLO JR., Norval; CONTRERA , Malena; MENE ZES, José. (Orgs.). Os meios da incomunicação. São Paulo: Annablume, 2005.
SCHMITT, Bend; SIMONSON, Alex. A estética do marketing: como criar e administrar sua marca, imagem e identidade. São Paulo: Nobel, 2002.
SEMPRINI, Andrea. A marca pós-moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. São Paulo: Estação das Letras, 2006.
SIBILIA, Paula. A arma de guerra chamada Barbie. Disponível em:http://pphp.uol.com.br/tropico/html/textos/2891,1.shl. Acesso em: 1o dez. 2008.
SOARE S, Sandra. Gisele Bündchen e a auto-ajuda. Disponível em: http://gloss.abril.com.br/gente/conteudo/gisele-bundchen-entrevista-auto-ajuda-391478.shtml?pagina=3. Acesso em: 1o dez. 2008.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
TRINDADE, Eliane. Fábrica de Sonhos. Disponível em: http://www.terra.com.br/istoe/comport/144926.htm. Acesso em: 1o dez. 2008.
WEINBER G, Cybelle; CORDÁS, Táki A. Do altar às passarelas: da anorexia santa à anorexia nervosa. São Paulo: Annablume, 2006.
WERNE CK, T. Celebridade: sim ou não? Disponível em: http://www.consumidormoderno.com.br. Acesso em: 10 out. 2007a.
_____. Valor da Marca. Disponível em: http://www.consumidormoderno.com.br. Acesso em: 22 out. 2007b.