Menos que zero. Afeto impessoal no estilo autoral de Hedi Slimane

Autores

  • Roberto Filippello

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v11i24.775

Palavras-chave:

Hedi Slimane, fotografia, queer, afeto, estilo.

Resumo

Este artigo propõe uma leitura crítica do trabalho fotográfico do diretor criativo Hedi Slimane ao desvendar a relação entre seu (des-) envolvimento fotográfico com os seus temas e o emprego em suas imagens de um estilo de afeto impessoal que reduz a participação do espectador ao mínimo. Inicio minha análise com uma visão geral do surgimento do diretor criativo como uma figura de estrelato na indústria da moda na virada do século XXI, e prossigo com uma investigação sobre a iconografia autoral fabricada por Slimane por meio de suas fotografias nos últimos dez anos. Enfrentando o intrincado vínculo de estilo e masculinidade contra o pano de fundo das preocupações teóricas queer, ofereço uma leitura crítica de suas principais antologias fotográficas dos últimos dez anos: Rock Diary (2008) e Anthology of a Decade (2011). Concluo este artigo com uma reflexão sobre a autonarrativa de Slimane no contexto da problemática relação entre as biografias dos designers e a historiografia da moda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALETTI, Vince. A Fan’s Notes. In: SLIMANE, H. Rock Diary. Zürich (Switzerland) and León (Spain): JRP-Ringier and Musac, Museo de Arte Contemporáneo de Castilla y León, 2008.

BERLANT, Lauren; EDELMAN, Lee. Sex, or the Unbearable. Durham: Duke University Press, 2013. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv11317j9

BERSANI, Leo. Homos. Cambridge: Harvard University Press, 1996. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv19m61fb

BONAMI, Francesco. The Fourth Sex. In: BONAMI, F.; SIMONS, R. (Ed.). The Fourth Sex: Adolescent Extremes. Milan: Edizioni Charta, 2003, p. 11-12.

BUTLER, Judith. Gender Trouble: Feminism and the Subversion of Identity. New York: Routledge, 1990.

______. Melancholy gender-refused identification. Pyschoanalytic dialogues, v. 5, n. 2, p. 165-180, 1995. DOI: https://doi.org/10.1080/10481889509539059

CRISTANTE, Stefano. Matusalemme e Peter Pan. Vecchi, adulti e giovani nella societá di fine secolo. Genova: Costa & Nolan, 1995.

D’ERAMO, Marco. Fleeting Youth: Speaking of a Category. In: BONAMI, F.; SIMONS, R. (Ed.). The Fourth Sex: Adolescent Extremes. Milan: Edizioni Charta, 2003, p. 181-185.

DAVIS, Glyn. Far From Heaven (American Indies). Edinburgh: Edinburgh University Press, 2011. DOI: https://doi.org/10.1515/9780748647026

DOYLE, Jennifer; GETSY, David J. Queer Formalisms: Jennifer Doyle and David Getsy in Conversation. Art Journal, v. 72, n. 4, p. 58-71, 2013. DOI: https://doi.org/10.1080/00043249.2013.10792864

DUVE, Thierry de. Time Exposure and Snapshot: The Photograph as Paradox. October, Cambridge, v.5, p. 113-125, Summer, 1978. DOI: https://doi.org/10.2307/778649

ELLIS, Bret Easton. Less Than Zero. New York: Simon & Schuster, 1985.

FRIEDMAN, Vanessa. Why Is Fashion So Obsessed With Hedi Slimane?. The New York Times. 4 Aug. 2017. Disponível em: <https://www.nytimes.com/2017/08/04/fashion/hedi-slimane-italian-voguefashion-return.html>. Accesso em: 17 jun. 2018.

FUSS, Diana. Fashion and the Homospectatorial Look. Critical Inquiry, Chicago, v. 18, p. 713-737, 1992. DOI: https://doi.org/10.1086/448653

GECZY, Adam; KARAMINAS, Vicki (Ed.). Fashion and Art. London: Bloomsbury, 2012.

HEBDIGE, Dick. Subculture: The Meaning of Style. London: Routledge, 1979.

IONESCU, Vlad. Figural Aesthetics: Lyotard, Valéry, Deleuze. Cultural Politics, Durham NC, v. 9, n. 2, p. 144-157, 2013. DOI: https://doi.org/10.1215/17432197-2146075

KUCHTA, Todd. The Dyer Straits of Whiteness. Postmodern Culture, Baltimore MD, v. 9, n. 1, 1998. DOI: https://doi.org/10.1353/pmc.1998.0037

LACAN, Jacques. The Four Fundamental Concepts of Psychoanalysis: The Seminar of Jacques Lacan, Book XI. Edição de J. A. Miller. Tradução de Alan Sheridan. New York: W. W. Norton & Company, 1998.

LYOTARD, Jean-François. Discours, figure. Paris: Klincksieck, 1971.

MILLER, D. A. Jane Austen, or The Secret of Style. Princeton and London: Princeton University Press, 2003.

MUÑOZ, J. E. Rough Boy Trade: Queer Desire/Straight Identity in the Photography of Larry Clark. In:

BRIGHT, D. (Ed.). The Passionate Camera: Photography and Bodies of Desire. London and New York: Routledge, 1998, p. 167-177.

PUSTIANAZ, Marco. A Queer Whatever: Political Figures of Non-Identity. Whatever: A Transdisciplinary Journal of Queer Theory and Studies, v. 1, n. 1, p. 1-33, 2018. Disponível em: https://whatever.cirque.unipi.it/index.php/journal/article/view/4. Acesso em: 21 ago. 2018.

REES-ROBERTS, Nick. Boys Keep Swinging: The Fashion Iconography of Hedi Slimane. Fashion Theory, v. 17, n. 1, p. 7-26, 2013. DOI: https://doi.org/10.2752/175174113X13502904240659

ROBERTS, Graham H. Leader of the Gang: Gosha Rubchinskiy and the Death of the Catwalk. Fashion Theory, v. 21, n. 6, p. 689-707, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/1362704X.2017.1335998

SAVAGE, Jon. Boomers and Busters: U.S. Teen Movies. Sight and Sound, v. 4, n. 7, p. 18-21, 1994.

______. Teenage: The Creation of Youth 1875-1945. Pimlico: London, 2008a.

______. Hedi Slimane: Fans. In: SLIMANE, H. Rock Diary. Zürich (Switzerland) and León (Spain): JRP-Ringier and Musac, Museo de Arte Contemporáneo de Castilla y León, 2008b.

SEDGWICK, Eve K. Paranoid reading and reparative reading, or, You’re so paranoid you probably think this essay is about you. In: ______. Touching Feeling. Durham NC: Duke University Press, 2002, p. 123-151. DOI: https://doi.org/10.1215/9780822384786-005

SIMMEL, Georg. The Metropolis and Mental Life. In: SENNETT, R. (Ed.). Classic Essays on the Culture of Cities. Englewood Cliffs NJ: Prentice Hall, 1969 [1903], p. 47-60.

SLIMANE, Hedi. Stage. Berlin: Steidl, 2004. DOI: https://doi.org/10.1155/S1110724304310041

______. Rock Diary. Zürich and León: JRP-Ringier and Musac, Museo de Arte Contemporáneo de Castilla y León, 2008.

______ . Anthology of a Decade: U.S. Zürich: JRP-Ringier, 2011.

VACCARI, Alessandra. La moda nei discorsi dei designer. Bologna: CLUEB, 2012.

WALLACE, Lee. Tom Ford and His Kind. Criticism, Detroit, v. 56, n. 1, p. 21-44, 2014. DOI: https://doi.org/10.13110/criticism.56.1.0021

WALLERSTEIN, Katharine. Thinness and Other Refusals in Contemporary Fashion Advertisements. Fashion Theory, v. 2, n. 2, p. 129-150, 2015. DOI: https://doi.org/10.2752/136270498779571149

WAUGH, Thomas. Posing and perfomance: glamour and desire in homoerotic art photography, 1920-1945. In: BRIGHT, D. (Ed.). The Passionate Camera: Photography and Bodies of Desire. London and New York: Routledge, 1998, p. 58-77.

YAHOO STYLE. Exclusive: Hedi Slimane On Saint Laurent’s Rebirth, His Relationship With Yves & the Importance of Music. 16 Aug. 2015. Disponível em: https://www.yahoo.com/lifestyle/exclusivehedi-slimane-on-saint-laurents-126446645943.html. Acesso em: 30 abr. 2018.

Downloads

Publicado

2018-12-05

Como Citar

FILIPPELLO, R. Menos que zero. Afeto impessoal no estilo autoral de Hedi Slimane. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 80–100, 2018. DOI: 10.26563/dobras.v11i24.775. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/775. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê