Moda, gênero e ascensão social. As mulheres da altacostura: de artesãs a profissionais de prestígio

Autores

  • Maria Lucia Bueno

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v11i24.776

Palavras-chave:

moda e gênero, modernização do vestuário feminino, alta-costura francesa.

Resumo

O modernização da moda feminina, que ocorreu no interior da alta-costura francesa nas primeiras décadas do século XX, foi responsável pela projeção internacional e econômica do setor, assim como pela ascensão social e profissional de um grupo de mulheres que esteve na liderança desse processo. O objetivo dessa reflexão é abordar alguns aspectos desse movimento, tendo a questão de gênero como uma das perspectivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALEXANDRE, Arsène. Les reines de l’aiguille. Modistes et couturières (Études Parisienne). Paris: Théophile Belin Librairie, 1902. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k6378008n. Acesso em: 24 out. 2018.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre, São Paulo: Zouk, EDUSP, 2007.

BOURDIEU, Pierre; DELSAUT, Yvette. Le couturier et sa griffe: contribution à une théorie de la magie. Actes de la recherche en Sciences Sociales, v. 1, n. 1, p. 7-36, jan. 1975. Disponível em: https://doi.org/10.3406/arss.1975.2447. Acesso em: 24 out. 2018. DOI: https://doi.org/10.3406/arss.1975.2447

BUENO, Maria Lucia. Artes Plásticas no século XX. Modernidade e Globalização. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, Imprensa Oficial e Fapesp, 2001.

______. Alta-Costura e Alta Cultura. As revistas de luxo e a internacionalização da moda (1901-1930). In: PRECIOSA, Rosane; MESQUITA, Cristiane (Org.). Moda em Ziguezague. Interfaces e expansões. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2011.

______. Femmes de la haute-couture. Mode et genre au début du XXe. siècle. In: JAN-RÉ, Mélody (Dir.). Créations. Le genre à l’oeuvre, v. 2. Paris: L’Harmattan, 2012. p. 47-62.

______. Cultura visual e estilos de vida. As revistas de moda francesas e as estratégias de marketing da alta-costura no início do século XX. Revista Maracanan, v. 12, n. 14, p. 75-96, jan./jun. 2016. DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2016.20861

BONADIO, Maria Claudia. Moda e sociabilidade. Mulheres e consumo em São Paulo nos anos 1920. São Paulo: Editora do Senac, 2007.

CRANE, Diana. A moda e seu papel social. Classe, Gênero e Identidade das roupas. São Paulo: Editora do Senac, 2006.

CHAPON, François. Mystère et splendeurs de Jacques Doucet (1853-1929). Paris: Éditions J.-C. Lattès, 1984.

DAVIS, Mary E. Classic Chic: music, fashion and modernism. Berkeley; Los Angeles; Londres: University of California Press, 2006.

DELBURG-DELPHIS, Marylène. Le chic et le look. Histoire de la mode féminine et des moeurs de 1850 à nos jours. Paris: Hachette, 1981.

DESCHAMPS, Germaine. La crise dans les industries du vêtement et la mode à Paris pendant le période de 1930 à 1937. Paris: Librarie Technique et économique, 1938.

DE LA HAYE, Anne; TOBIN, S. Chanel, the couturière at work. London: Victoria and Albert Museum, 1994.

DIOR, Christian. Conferências escritas por Christian Dior para Sorbonne 1955-1957. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

EVANS, Caroline. The Mechanical Smile. Modernism and first fashion shows in France and America, 1900-1929. New Haven; London: Yale University Press, 2013.

FORTY, Adrian. Objetos do desejo. Design e sociedade desde 1750. São Paulo: Cosac&Naify, 2007.

GARNIER, Guillaume. Paris – Couture – Années Trente. Paris: Édition Paris-Musée/Société de l’histoire du costume,1987.

GOMBRICH, Ernest. El sentido del orden. Estudio sobre la psicología de las artes decorativas. 2. ed. espanhola. Londres; New York: Phaidon Press, 2004.

GRUMBACH, Didier. Histoire de la Mode. Paris: Seuil, 1993.

GUÉNÉ, Hélène. Decoration et Haute Couture. Armand Rateau pour Jeanne Lanvin, un autre Art Déco. Paris: Les Arts Decoratifs, 2006.

HARVEY, John. Men in black. London: Reaktion Books, 1995.

HILDA May vestindo modelo de Chanel. Femina, número trienal da guerra, 1917. Arquivo Bibliothèque Fornay.

ISADORA Duncan. Femina, n. 240, fev. 1911. Arquivo Bibliothèque Fornay.

KIRKE, Betty. Madeleine Vionnet. São Francisco: Chronicle Books, 1997.

KODA, Harold; BOLTON, Andrew (Ed.). Poiret. New York; Londres; New Haven: Metropolitan Museum of Art; Yale University Press, 2007.

LA MODE, par Alphonsine; manteau, par Redfern. Les Modes, n. 63, mar. 1906. Arquivo Bibliothèque Fornay.

LEPAPE, George. L’ art de la robe, Paul Poiret. Art et Décoration, 1911. Arquivo Bibliothèque Fornay.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

MARLY, Diana de. Worth, father of Haute Couture. 2. ed. New York: Holmes & Meier, 1990.

MARTIN-FUGIER, Anne. Comédiennes. Les actrices en France au XIXe. siècle. Paris: Éditions Complexe, 2008.

MACKRELL, Alice. Coco Chanel. Londres: B. T. Batsford, 1992.

MICHETTI, Miqueli. Moda brasileira e mundialização. São Paulo: FAPESP; Annablume, 2015.

NADAR, Paul. Chapéus e vestidos de Jeanne Lanvin. Les Modes, n. 107, jan. 1909. Arquivo Bibliothèque Fornay.

NOCHLIN, Linda. Por que não houve grandes mulheres artistas? São Paulo: Edições Aurora, 2016.

ORTIZ, Renato. Cultura e Modernidade. A França no século XIX. São Paulo: Brasiliense, 1991.

POUILLARD, Véronique. A woman entrepreneurship. The case of Jane Paquin. In: AVEN, H. B. (Org.). Entreprenoskap i naerinsliv oq politikk. Oslo: Novos Forlag, 2016.

PARKER, Rosiska; POLLOCK, Griselda. Old mistresses, women and ideology. London; New York: J. B. Tauris, 2013.

PERROT, Michele. As mulheres ou os silêncios da história. Bauru: EDUSC, 2005.

PERROT, Philippe. Les dessus et les dessous de la bourgeoise: une histoire du vêtement au XIXe siècle. Paris: Fayard, 1981.

PICON, Jérôme. Jeanne Lanvin. Paris: Flammarion, 2002.

ROCHE, Daniel. La culture des apparences: une histoire du vêtement, XVIIe-XVIIIe siècles. Paris: Fayard, 1989.

ROUVILLOIS, François. Histoire du Snobisme. Paris: Flammarion, 2008.

SAPORI, Michelle. Rose Bertin, couturière de Marie-Antoinette. Versailles: Perrin, 2010.

SEIGEL, Jerrold. Paris Boêmia. Porto Alegre: L&PM, 1992.

SIMON, Philippe. La Haute Couture. Monographie d’une industrie de luxe. Paris: Les Presses Universitaires de France, 1931.

SIMMEL, Georg. Philosophie de la modernité. Paris: Fayard, 1989.

SIROP, Dominique. Paquin. Suivi du catalogue de l’exposition, “Paquin – une rétrospective de 60 ans de haute-couture (1891-1956)”, Musée Historique du Tissus de Lyon. Paris: Adam Biro, 1989.

SCOTT, Jean. Genre: Une catégorie utile d’analyse historique. Dossier: Genre de l’Histoire. Les Cahiers Du Grif, n. 37-38, p.125-154, printemps 1988. DOI: https://doi.org/10.3406/grif.1988.1759

SOUZA, Gilda de Mello. O espírito das roupas. A moda no século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

STEELE, Valerie. Woman of Fashion. Twentieth-Century Designers. New York: Rizzoli, 1991.

STERN, Radu. Against Fashion. Clothing as Art, 1850-1930. Cambridge, London: The MIT Press, 2004.

TRASFORINI, Maria Antonietta. Bajo el signo de las artistas. Mujeres, profesiones de arte y modernidad. Valência: PUV, 2009.

TROY, Nancy J. Couture culture. A study in modern art and fashion. Cambridge, London: MIT Press, 2002.

VEBLEN, Thorstein. The theory of the leisure class. New York: Macmillan, 1899.

VESTIDO de baile, de Jeanne Paquin. Les Modes, n. 61, jan. 1906a. Arquivo Bibliothèque Fornay.

VESTIDO de visita, de Jacques Doucet. Les Modes, 1906b. Arquivo Bibliothèque Fornay.

WATSON, Steve. Stranges bedfellows – The first american avant-garde. New York: Abbeville Press, 1991.

WHITE, Palmer. Poiret, le magnifique. Le destin d’un grand couturier. Paris: Payot, 1986.

YVONNE Printemps vestindo Modelo de Lanvin. Femina, número trienal da guerra, 1917. Arquivo Bibliothèque Fornay.

REVISTAS DE MODA:

Fémina (1906-1925)

Gazette du Bon Ton (1912-1925)

Les Modes (1901-1919)

Officiel de la mode et la Couture (1922-1939; 1947-1957)

Vogue Paris (1920-1939)

Downloads

Publicado

2018-12-05

Como Citar

BUENO, M. L. Moda, gênero e ascensão social. As mulheres da altacostura: de artesãs a profissionais de prestígio. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 101–130, 2018. DOI: 10.26563/dobras.v11i24.776. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/776. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos