Por que ler...?: Charles James, um astro sem atmosfera no mundo da moda

Autores

  • Maria Lucia Bueno

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v7i16.29

Resumo

Estilistas como Christian Dior e Chanel, ícones na cultura de moda do século XX, tiveram seus nomes ligados a marcas prestígio que permanecem ativas. Na história da moda, as referências mais longevas e legitimadas geralmente estão associadas a uma grife ou a um perfume, os principais artífices da construção da memória do trabalho dos profissionais do setor. A importância histórica tornou-se proporcional ao peso econômico e simbólico das marcas, pois são elas que financiam as publicações, as grandes exposições, a manutenção do acervo material, as pesquisas, os filmes, os documentários, uma vez que é na perenidade da influência do costureiro que reside a sua força simbólica (...)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GOLBIN, Pamela. Madelaine Vionnet, puriste de la mode. Paris: Les Arts Decoratifs, 2009.

KODA, Harold; REEDER, Jan Glier. Charles James: beyond fashion. London/New Haven: Yale University

MERCERON, Dean L. Lanvin. New York: Rizzoli, 2007.

POCHNA Marie-France. Christian Dior. Paris: Flammarion, 1994.

THURMAN, Judith. Dressing up: how Charles James elevated American fashion. The New Yorker, 5 maio 2014.

Downloads

Publicado

2014-10-27

Como Citar

BUENO, M. L. Por que ler...?: Charles James, um astro sem atmosfera no mundo da moda. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 39–43, 2014. DOI: 10.26563/dobras.v7i16.29. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/29. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Colunas