Suportar o drapeado: diálogos entre corpo e vestuário no movimento dançado de Loïe Fuller e Ola Maciejewska

Autores

  • Marie Schiele

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v11i25.852

Palavras-chave:

drapeado, dança serpentina, Loïe Fuller, Ola Maciejewska, corpo vestido.

Resumo

Ola Maciejewska é uma performer polonesa cujo trabalho trata da interação entre as artes vivas e a moda, por meio de um acessório que, em suas coreografias, exerce um papel muito longe de ser superficial: o tecido drapeado. Inspirando-se nos trabalhos de Loïe Füller (sobretudo em sua dança serpentina, que repensa de uma nova maneira), Ola Maciejewska leva em paralelo com sua produção artística uma importante reflexão sobre a relação entre o corpo e a matéria têxtil. Através do tecido – esse “não humano”, como o denomina –, é o corpo humano e a origem do movimento que são interrogados, pondo fim às dicotomias tradicionais, principalmente àquelas entre o corpo ativo, enquanto suporte, e a roupa passiva, enquanto objeto que se porta. É sobre essa função subversiva do traje que tratará nosso artigo, estudando sua influência sobre os estados do corpo tal como aparecem no movimento dançado.

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Publicado

2019-04-29

Como Citar

SCHIELE, M. Suportar o drapeado: diálogos entre corpo e vestuário no movimento dançado de Loïe Fuller e Ola Maciejewska. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 38–52, 2019. DOI: 10.26563/dobras.v11i25.852. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/852. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê