A série Barbie “Criações Exclusivas Conrado Segreto”: o ethos cultural da moda e seus atravessamentos em processos criativos
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.i38.1586Schlagworte:
Processos criativos em moda, Ethos cultural, Conrado Segreto, BarbieAbstract
Este texto tem como objeto de estudo a série de bonecas Barbie “Criações Exclusivas Conrado Segreto”, de 1992, a partir da qual reflete sobre elementos do processo criativo em moda do referido estilista. Valendo-se da abordagem metodológica da bricolagem em seu caráter interpretativo, o estudo utiliza imagens e referências teóricas de diferentes áreas, como a moda, a arte e a cultura visual, para produzir análises multidirecionais e interdisciplinares acerca do objeto estudado. Em sua perspectiva hermenêutica e especulativa, este estudo articula entendimentos acerca de um ethos cultural da moda que constrói imagens, é, ao mesmo tempo, veiculado por estas e permeia os processos de criação. Com isso, compreende-se a constituição cultural do trabalho criativo do estilista Conrado Segreto em seu intento de vestir a boneca Barbie.
Downloads
Literaturhinweise
ACASO, María. Pedagogías invisibles: el espacio del aula como discurso. Madri, Espanha: La Catarata, 2012.
AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.
BEIGBEDER, Frédéric. Barbie. São Paulo: Cosac Naify, 2000.
BERTÉ, Odailso. O abraço de amor de Kahlo, Estrada, Zenil e eu: uma genealogia matricial a partir do corpo performativo. Santa Maria, RS: UFSM, 2020a. DOI: https://doi.org/10.32379/9786557160114
______. O processo criativo como espaço-fronteiriço matricial. Urdimento, Florianópolis, v. 2, n. 38, ago./set. 2020b. DOI: https://doi.org/10.5965/14145731023820200038
BILLYBOY*. Barbie: her life & times. New York, EUA: Crown, 1987.
BONA, Sheila Fernanda et al. O desenho no design de moda: as diferentes linguagens de representação aplicadas no processo projetual. Projética, Londrina, v. 10, n. 2, p. 63-80, set. 2019.
BONECA chique: Barbie ganha guarda-roupa de alta costura. Veja, p. 47, 18 mar. 1992. (Coluna Divertimento).
BORRELLI-PERSSON, Laird. A Love Letter to Haute Couture, Part II: Christian Lacroix Fall 1988. Vogue Runway, 19 jan. 2020. Disponível em: https://www.vogue.com/fashionshows/fall-1988-couture/christian-lacroix. Acesso em: 11 out. 2022.
BOURDIEU, Pierre. Alta costura e alta cultura. In: BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Lisboa: Sociedade Universal, 2003. p. 205-2015.
BRINQUEDOS que marcam época (The Toys That Made Us). [Série documental]. Direção: Tom Stern. Desenvolvimento: Brian Volk-Weiss. Estados Unidos: Netflix, 2017. (179 min), son., color.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
CHEGADA ao país foi no final da dinastia Suzy. Folha de S. Paulo. São Paulo, 18 abr. 1990. (F - 4).
CONDE, Teresa del. Los looks de Frida Kahlo. In: ROSENZWEIG, Denise; ROSENZWEIG, Magdalena (coord.). El ropero de Frida. Metepec, México: Zweig, 2007. p. 27-49.
COSTA, Cacilda Teixeira da. Roupa de artista: o vestuário na obra de arte. São Paulo: Imprensa Oficial, 2010.
ETTINGER, Bracha Lichtenberg. The Matrixial Borderspace. Minneapolis, EUA: University of Minnesota Press, 2006.
______. Copoiesis. Ephemera: The Jump, or, What is Art? Theory & politics in organization, v. 5(X), p. 703-713, 2005. Disponível em: http://www.ephemerajournal.org/sites/default/files/5-Xettinger.pdf. Acesso em: 25 out. 2022.
EXISTE Alta-Costura no Brasil? L’Officiel, 27 jun. 2019. Disponível em: https://www.revistalofficiel.com.br/moda/existe-alta-costura-no-brasil-tudo-o-que-voce-precisa-sabersobre-a-couture. Acesso em: 26 mar. 2023.
FÉDÉRATION de la Haute Couture et de la Mode. Disponível em: https://www.fhcm.paris/fr/federation-de-la-haute-couture-et-de-la-mode. Acesso em: 27 mar. 2023.
FORTUNATO, Andréa. Barbie adere à alta-costura brasileira. Manequim, São Paulo: Abril, ano 33, n. 8, p. 46-47, Ago. 1992.
GERBER, Robin. Barbie & Ruth: a história da mulher que criou a boneca mais famosa do mundo e fundou a maior empresa de brinquedos do século XX. São Paulo: Ediouro, 2009.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Antropologia dos objetos: coleções, museus e patrimônios. Rio de Janeiro: Iphan, 2007.
HERNESTROSA, Circe. Las apariencias engañam: los vestidos de Frida Kahlo. In: LEMBERT, Marcella (coord.). Todo el universo Frida Kahlo: el mundo México. México: Vogue México Latinoamérica, 2013. p. 39-64.
JOORY, Eva. Conrado Segreto, moda e paixão. In: MARCEL, Mariano (ed.). Conrado Segreto: moda e paixão. São Paulo: Luste, 2012. p. 59-73.
KINCHELOE, Joe L. Pesquisa em educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.
MATTEL/ESTRELA. Barbie Criações Exclusivas Conrado Segreto. São Paulo: Manufatura de Brinquedos Estrela S.A., sob licença de Mattel, Inc., 1992.
MITCHELL, Wilhelm J. T. O futuro da imagem: a estrada não trilhada por Rancière. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (org.). Culturas das imagens: desafios para a arte e para a educação. Santa Maria, RS: UFSM, 2012. p. 19-35.
MOATS, Alice-Leone. Señoras of México. Vogue, New York, p. 166-169, Out. 1937.
MUSEO Frida Kahlo. Las Apariencias Engañan, 1934. Cidade do México, 2022. Disponível em: https://artsandculture.google.com/asset/as-apar%C3%AAncias-enganam/NAFIvFjhd75DXQ?hl=pt-BR. Acesso em: 8 abr. 2023.
MUSEU Yves Saint Laurent Paris. Os Espanhóis e os Românticos, 1977. Paris, 2022.
Disponível em: https://museeyslparis.com/biographie/collection-les-espagnoles-et-lesromantiques. Acesso em: 11 out. 2022.
NASCIMENTO, Letícia Carolina Pereira do. Transfeminismo. São Paulo: Jandaíra, 2021.
PARKS, Gary. Barbie in cyberspace. Dance Magazine, v. LXVIII, n. 12, p. 38-40, dez. 1994. Disponível em: http://archive.thekitchen.org/wp-content/uploads/2017/10/DanceMag_Review_CafeBarbie_1994.pdf. Acesso em: 30, set. 2022.
POLLOCK, Griselda. Inscripciones en lo feminino. In: GUASCH, Anna María (ed.). Los manifiestos del arte posmoderno: textos de exposiciones 1980-1995. Madrid: Ediciones Akal, 2000, p. 322-346.
ROVERI, Fernanda. Barbie na educação de meninas: do rosa ao choque. São Paulo: Annablume, 2012.
SALLES, Cecilia Almeida. Processo de criação em grupo: diálogos. São Paulo: Estação das Cores e Letras, 2017.
______. Redes da criação: construção da obra de arte. São Paulo: Horizonte, 2006.
SÃO PAULO FASHION WEEK. Conrado Segreto. Youtube, 14 abr. 2008. 1 vídeo (1min43s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oDvSmbb8qqA. Acesso em: 11 out. 2022.
SCHNEIDER, Pierre. The assurance of dreams. Vogue, New York p. 167- 173, Dez. 1976.
STONE, Tanya Le. The good, the bad, and the Barbie: a doll’s history and her impact on us. New York, EUA: Viking, 2010.
SVENDSEN, Lars. Moda: uma filosofia. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2010.
TOURINHO, Irene; MARTINS, Raimundo. Circunstâncias e ingerências da cultura visual. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (org.). Educação da cultura visual: Santa Maria, RS: UFSM, 2011. p. 51-68.
TOY Museum Prague. Barbie. Praga, 2021. Disponível em: https://www.toymuseumprague.com/en/exponaty/barbie. Acesso em: 21 out. 2022.
WILSON, Elizabeth. Enfeitada de sonhos: moda e modernidade. Rio de Janeiro: Edições 70, 1985.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2023 Odailso Berté
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Weitergabe unter gleichen Bedingungen 4.0 International. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais