O traje de cena e as manifestações performáticas vanguardistas no início do século XX1

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v12i26.911

Schlagworte:

Traje de cena. Performance. Vanguardas. Guerras Mundiais.

Abstract

Este estudo apresenta um breve panorama de análise dos trajes nas manifestações performáticas dos movimentos vanguardistas europeus do início do século XX e que surgiram sob o contexto das guerras mundiais. A partir das conceituações de “performance”, em Glusberg (2005), e do “traje de cena”, em Viana (2015), o propósito foi investigar as contribuições da vestimenta cênica em ações artísticas dos futuristas, dadaístas, surrealistas e nas concepções da Escola de Bauhaus. Pode-se observar que, em contraponto ao niilismo da experiência bélica, o traje de cena contribuiu para evidenciar as inquietações dos artistas da época, caracterizando-se pela ousadia e exploração de formas que redimensionaram não só corpo humano, mas também suas potencialidades enquanto elemento cênico.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Literaturhinweise

AMARAL, Ana Maria. Teatro de Formas Animadas. São Paulo: Edusp, 1993.

ARAÚJO, Nelson. História do Teatro. Salvador: Empresa Gráfica da Bahia, 1991.

BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. Tradução Maria Paula V. Zurawski, J. Guinsburg, Sérgio Coelho, Clóvis Garcia. São Paulo: Perspectiva, 2003.

BOZZOLA, Ângelo; TISDALL, Caroline. Futurism. Londres: C. S. Grafics, 1993.

COHEN, Renato. Performance como linguagem. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.

DELEUZE, Gilles. Cinema II: a imagem-tempo. Tradução Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2007.

FABRIS, Annateresa. Futurismo: uma poética da modernidade. São Paulo: Perspectiva, 1987.

GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. 2. reimp. Tradução Renato Cohen. São Paulo: Perspectiva, 2005.

GOLDBERG, Roselee. A arte da performance: do futurismo ao presente. Tradução Jefferson Luiz Camargo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

JARRY, Alfred. Ubu-Rei. Tradução José Rubens Siqueira. São Paulo: Max Limonad, 1986.

KIRBY, Michael. Performance futurist. Nova Iorque: Paj Publications, 1986.

MARINETTI, Filippo Tommaso. Manisfeste du Futurisme. Le Figaro, Paris, 20 fev. 1909. Versão em português disponível em: https://entrelinhas.livejournal.com/53219.html. Acesso em: 10 jul. 2019.

MICHELI, Mario de. As vanguardas artísticas. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

NERY, Marie Louise. A evolução da indumentária: subsídios para criação de figurino. Rio de Janeiro: Senac, 2003.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. Tradução J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 1999.

SANDFORD, Mariellen R. Happenings and other acts. Londres: Routledge, 1995.

VIANA, Fausto. Para vestir a cena contemporânea. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2015.

VIANA, Fausto; VELLOSO, Isabela M. Roland Barthes e o traje de cena. São Paulo: Eca- Usp, 2018. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/252. Acesso em: 8 jul. 2019.

Veröffentlicht

2019-08-27

Zitationsvorschlag

RIBEIRO, A. C. O traje de cena e as manifestações performáticas vanguardistas no início do século XX1. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 15–32, 2019. DOI: 10.26563/dobras.v12i26.911. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/911. Acesso em: 22 nov. 2024.

Ausgabe

Rubrik

Dossiê