O traje de cena e as manifestações performáticas vanguardistas no início do século XX1

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.26563/dobras.v12i26.911

Mots-clés :

Traje de cena. Performance. Vanguardas. Guerras Mundiais.

Résumé

Este estudo apresenta um breve panorama de análise dos trajes nas manifestações performáticas dos movimentos vanguardistas europeus do início do século XX e que surgiram sob o contexto das guerras mundiais. A partir das conceituações de “performance”, em Glusberg (2005), e do “traje de cena”, em Viana (2015), o propósito foi investigar as contribuições da vestimenta cênica em ações artísticas dos futuristas, dadaístas, surrealistas e nas concepções da Escola de Bauhaus. Pode-se observar que, em contraponto ao niilismo da experiência bélica, o traje de cena contribuiu para evidenciar as inquietações dos artistas da época, caracterizando-se pela ousadia e exploração de formas que redimensionaram não só corpo humano, mas também suas potencialidades enquanto elemento cênico.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AMARAL, Ana Maria. Teatro de Formas Animadas. São Paulo: Edusp, 1993.

ARAÚJO, Nelson. História do Teatro. Salvador: Empresa Gráfica da Bahia, 1991.

BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. Tradução Maria Paula V. Zurawski, J. Guinsburg, Sérgio Coelho, Clóvis Garcia. São Paulo: Perspectiva, 2003.

BOZZOLA, Ângelo; TISDALL, Caroline. Futurism. Londres: C. S. Grafics, 1993.

COHEN, Renato. Performance como linguagem. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.

DELEUZE, Gilles. Cinema II: a imagem-tempo. Tradução Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2007.

FABRIS, Annateresa. Futurismo: uma poética da modernidade. São Paulo: Perspectiva, 1987.

GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. 2. reimp. Tradução Renato Cohen. São Paulo: Perspectiva, 2005.

GOLDBERG, Roselee. A arte da performance: do futurismo ao presente. Tradução Jefferson Luiz Camargo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

JARRY, Alfred. Ubu-Rei. Tradução José Rubens Siqueira. São Paulo: Max Limonad, 1986.

KIRBY, Michael. Performance futurist. Nova Iorque: Paj Publications, 1986.

MARINETTI, Filippo Tommaso. Manisfeste du Futurisme. Le Figaro, Paris, 20 fev. 1909. Versão em português disponível em: https://entrelinhas.livejournal.com/53219.html. Acesso em: 10 jul. 2019.

MICHELI, Mario de. As vanguardas artísticas. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

NERY, Marie Louise. A evolução da indumentária: subsídios para criação de figurino. Rio de Janeiro: Senac, 2003.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. Tradução J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 1999.

SANDFORD, Mariellen R. Happenings and other acts. Londres: Routledge, 1995.

VIANA, Fausto. Para vestir a cena contemporânea. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2015.

VIANA, Fausto; VELLOSO, Isabela M. Roland Barthes e o traje de cena. São Paulo: Eca- Usp, 2018. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/252. Acesso em: 8 jul. 2019.

Téléchargements

Publiée

2019-08-27

Comment citer

RIBEIRO, A. C. O traje de cena e as manifestações performáticas vanguardistas no início do século XX1. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 15–32, 2019. DOI: 10.26563/dobras.v12i26.911. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/911. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê