Kingdom of Dreams. Between the dream and the corporation: a brief portrait of fashion in the 1990s
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.i39.1631Abstract
É possível datar o nascimento do fascínio contemporâneo pelos fashion docs – os documentários sobre moda – em sequência ao lançamento de “The September Issue2 ”, em 2009, através do qual, pela primeira vez, foi apresentado ao grande público o processo quase mítico de edição da Vogue americana. Sob o olhar disciplinar de Anna Wintour, Grace Coddington e André Leon Talley, “The September Issue” (2009) abordou o excêntrico – e dispendioso – trabalho dos editores de moda para a criação da edição de primavera da revista, considerada a mais importante em seu calendário anual3 . Precedido em alguns meses pelo lançamento de “Valentino: The Last Emperor4 ” (2008) – uma videobiografia elogiosa acerca do costureiro italiano – os anos que se seguiram à “The September Issue” foram marcados pelo aumento do interesse por esta tipologia de produção, desdobrando-se numa vigorosa multiplicação de empreendimentos neste formato. [...]
Downloads
References
BOURDIEU, Pierre. A Produção da Crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos. Porto Alegre: Zouk, 2002.
CALLAHAN, Maureen. Champagne Supernovas: Kate Moss, Marc Jacobs, Alexander McQueen e os rebeldes dos anos 1990 que reinventaram a moda. Rio de Janeiro: Fábrica 231, 2015.
ELIAS, Norbert. Mozart: sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
ENTWISTLE, Joanne: The aesthetic economy of fashion: market and values in clothing and modelling. Oxford: Berg, 2009. DOI: https://doi.org/10.2752/9780857854148
FIGUEREDO, Henrique Grimaldi. Entre padrões de estetização e tipologias econômicas: a economia estética na moda contemporânea a partir da passarela de Alexander McQueen (1992-2010). Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e
Linguagens. Universidade Federal de Juiz de Fora, 2018.
JACKSON, Tim. “A contemporary analysis of global luxury brands”. In: BIRTWISTLE, Grete; BRUCE, Margaret; MOORE, Christopher. International Retail Marketing, a case study approach. Oxford: Elsevier, 2004.
KAPFERER, Jean-Noel; BASTIEN, Vincent. The Luxury Strategy: Break the Rules of Marketing to Build Luxury Brands. Londres: Kogan, 2012.
LE BAIL, Stéphanie. Le Luxe, entre business et culture: evolutions, actualité et perspectives d’un modèle français. Paris: France-Empire, 2011.
LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Cia das Letras, 2015.
MONNEYRON, Frédéric. La Frivolité Essentielle. Paris: Presses Universitaires de France, 2001.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005.
SEELING, Charlotte. Moda: o século dos estilistas 1900-1999. São Paulo: Konemann, 1999.
SIMMEL. Georg. “A Metrópole e a Vida Mental”. In: VELHO, Otávio (Org.). O Fenômeno Urbano. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 1987.
SOLOMON-GODEAU. Abigail. “The Other Side of Venus: The Visual Economy of Feminine Display”. In: GRAZIA, Victoria de; FURLOUGH, Ellen (Org.). The Sex of Things: Gender and Consumption in Historical Perspective. Berkeley: University of California Press, 1996. DOI: https://doi.org/10.1525/9780520916777-008
SPOONER, Catherine. “A Gothic mind”. In: WILCOX, Claire (Org.). Alexander McQueen. Nova York: Abrams, 2015.
THOMAS, Dana. Gods and Kings: the rise and fall of Alexander McQueen and John Galliano. Nova York: Penguin Books, 2015. Videografia (Fashion Docs)
DIANA Vreeland: The Eye has to Travel. Direção: Lisa Immordino Vreeland, Frédéric Tcheng, Bent-Jorgen Perlmutt. Produção de Lisa Immordino Vreeland, John Northrup, Ron Curtis, Raja Sethuraman. Estados Unidos, 2011. 1 DVD.
DIOR et moi. Direção: Frédéric Tcheng. Produção de Guillaume de Roquemaurel. França: CIM Productions, 2014. 1 DVD.
DRIES. Direção: Reiner Holzemer. Produção de Reiner Holzemer. Alemanha: Reiner Holzemer Films, 2017. 1 DVD.
FRANCA: Chaos & Creation. Direção: Francesco Carrozzini. Produção de Francesco Carrozzini, Daniele Di Lorenzo, David Codikow, Steph Sciré. Estados Unidos: Disarming Films, 2016. 1 DVD.
HOUSE of Z.Direção: Sandy Chronopoulos. Produção de Jana Edelbaum & Rachel Cohen. Estados Unidos, 2017. 1 DVD.
JEREMY Scott: the people’s designer. Direção: Vlad Yudin. Produção de Edwin Mejia, Vlad Yudin, Matt Kapp e Patrick Solomon. Estados Unidos: The Vladar Company, 2015. 1 DVD
MARTIN Margiela: in his own words. Direção: Reiner Holzemer. Produção de Reiner Holzemer. Alemanha: Reiner Holzemer Films, 2019. 1 DVD.
MCQUEEN and I. Direção: Louise Osmond. Produção de Annabel Hobley. Reino Unido, 2011. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fNK2mKT8n9o.
MCQUEEN. Direção: Ian Bonhôte e Peter Ettedgui. Produção de Peter Ettedgui, Lady Kinvara Balfour. Reino Unido: Lionsgate, 2018. 1 DVD
THE Director: an evolution in three acts. Direção: Christina Voros. Produção de Christina A. Voros, James Franco, Vince Jolivette, Miles Levy. Estados Unidos: Rabbit Bandini Productions, 2013.
THE September Issue. Direção: R.J.Cutler. Produção de Eliza Hindmarch, Sadia Shepard, R.J.Cutler. Estados Unidos: A&E Indie Films. 2009. 1 DVD
VALENTINO: The Last Emperor. Direção: Matt Tyrnauer. Produção de Matt Kapp e Matt Tyrnauer. Estados Unidos: Acolyte Films, 2008. 1 DVD
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Henrique Grimaldi Figueredo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The copyrights of the works published in this journal belong to the author, and dObra[s] holds the rights of first publication. Due to their publication in this open access journal, any work here is free to use, with its own attributions, in educational and non-commercial applications.