A era de ouro do street style digital

Autores

  • Daniela Hinerasky

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v8i17.11

Palavras-chave:

mídia, moda, blogs, street style, flâneur.

Resumo

Apresentamos as dinâmicas que perpassam o “fenômeno dos blogs street style” enquanto movimento digital e enquanto negócio, cujos interlocutores redefiniram diferentes processos e estratégias para o mercado e a comunicação de moda desde 2006. Especificamente, traçamos as fases do fenômeno em termos históricos, lógicas estéticas e movimentos editoriais, além de estudar os blogs como peças-chave na produção de uma estética urbana e os blogueiros como figuras responsáveis por reelaborar a flânerie da modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUDELAIRE, Charles. O pintor da vida moderna. In: COELHO, Teixeira. A modernidade de Baudelaire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988, p. 159-181.

BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 2000.

BERRY, Jess. Street style: fashion photography, weblogs and the urban image. Anais…Fashion: Exploring Critical Issues, 2010.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes do fazer. Petrópolis: Vozes, 2009.

DAHER, Carolina. Com multidão de fãs na internet, blogueira Thássia Naves ganha (muito) dinheiro dando dicas sobre o que vestir. Veja, Belo Horizonte, 6 mar. 2013. Disponível em: <http://vejabh.abril.com.br/materia/cidade/multidao-fas-internet-blogueira-thassia-naves-ganha-muito-dinheiro-dando-dicas-vestir>. Acesso em: 10 dez. 2014.

DEUZE, Mark. Media work. Cambridge: Polity Press, 2007.

FRAGOSO, Suely. Um e muitos ciberespaços. In: LEMOS, André; CUNHA, Paulo (Org.). Olhares sobre a cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003.

______. De interações e interatividade. Revista Fronteiras, São Leopoldo, v. 3. n. 1, jun. 2001.

GIVHAN, Robin. The golden era of “fashion blogging” is over. The Cut. Disponível em: <http://nymag.com/thecut/2014/04/golden-era-of-fashion-blogging-is-over.html>. Acesso em: 25 abr. 2014.

HINERASKY, Daniela Aline. Jornalismo de moda no Brasil: da especialização à moda dos blogs. Anais... VI Colóquio de Moda, Anhembi Morumbi, São Paulo, 2010.

________. O fenômeno dos blogs street-style: do flâneur ao “star blogger”. Porto Alegre, 2012. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

LEITE NETO, Alcino. A febre dos blogs de streetstyle e a mudança na geopolítica fashion. Folha de S.Paulo, 25 maio 2007. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2505200730.htm>. Acesso em: 25 abr. 2014.

LEMOS, André. Ciber-flânerie. In: FRAGOSO, Suely; SILVA, Dinorá Fraga da. Comunicação na cibercultura. São Leopoldo: Unisinos, 2001.

________. A cultura da mobilidade. Revista Famecos, Porto Alegre, n. 40, dez. 2009.

LOVINK, Geert. Zero comments: blogging and critical internet culture. London: Routledge, 2008.

MAFFESOLI, Michel. Aux crex das apparences: pour une ethique de l’esthetique. Paris: Plon, 1990.

________. O conhecimento comum: introdução à sociologia compreensiva. Porto Alegre: Sulina, 2007.

________. Seminário “Realité, réel, real”. Université Paris V, Renes-Descartes Sorbonne, Paris, 15 out. 2011.

MARWICK, Alice. Conspicuous and authentic: fashion blogs, style, and consumption. Anais ICA 2011, Boston, MA.

MENKES, Susy. The circus of fashion. The New York Times, 10 feb. 2013.

Disponível em: <http://tmagazine.blogs.nytimes.com/2013/02/10/thecircus-of-fashion/?_php=true&_type=blogs&_r=0>. Acesso em: 25 abr. 2014.

MOTA, Juliana Pinheiro. Caçador de estilo. Vogue Brasil, São Paulo, p. 106-107, fev. 2007.

PRIMO, Alex. Existem celebridades da e na blogosfera? Líbero, São Paulo, v. 12, n. 24, p. 107-116, dez. 2009.

ROCAMO RA, Agnès; BARTLETT, Djudja. Blogs de mode: les nouveaux espaces du discours de mode. Sociétés: Revue des Sciences Humaines et Sociales, Paris, v. 2, n. 104, p. 105-114, 2009.

Downloads

Publicado

2015-10-27

Como Citar

HINERASKY, D. A era de ouro do street style digital. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 8, n. 17, p. 63–72, 2015. DOI: 10.26563/dobras.v8i17.11. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/11. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos