“A Disneylândia das gordas”

o Pop Plus e as feiras de moda plus size no Brasil

Autores/as

  • Bruna Salles

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i33.1428

Palabras clave:

Corpo gordo, Moda plus size, Gordofobia, Feiras de moda

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar a evolução da moda plus size na capital paulista nos últimos anos. São discutidas as dificuldades que pessoas gordas enfrentam ao comprarem roupas na cidade de São Paulo. Discorre-se sobre a moda plus no município a partir do surgimento de três polos, quais sejam: a rua Domingos de Moraes, a rua José Paulino e suas mediações e a região do Brás. A partir das pesquisas feitas nessas localidades, foi possível perceber que o tratamento dispensado pelos funcionários com o público que veste acima do 48 não é o adequado. Nesse sentido, foi iniciada a terceira parte da pesquisa, descrevendo a feira de moda Pop Plus e a importância daesse espaço para pessoas gordas, tanto para aquelas que vão para consumir os produtos, quanto para as que procuram esse local para estabelecer socialização, afeto e trocas. Ademais, é mencionado também o surgimento de outras feiras de moda plus size em outras cidades – sejam ou não do Estado de São Paulo –, feiras estas que foram concebidas a partir do advento do Pop Plus.

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Biografía del autor/a

Bruna Salles

Mestra em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Docente do Senac Lapa Faustolo.

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Publicado

2021-11-30

Cómo citar

SALLES, B. “A Disneylândia das gordas”: o Pop Plus e as feiras de moda plus size no Brasil. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 33, p. 38–55, 2021. DOI: 10.26563/dobras.i33.1428. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1428. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê