Moda e linguagem: Nietzsche e Arbus, uma aproximação

Autores/as

  • Suzie Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v7i16.39

Palabras clave:

filosofia, moda, linguagem, Arbus, Nietzsche.

Resumen

Nosso principal intuito é demonstrar a pertinência entre os estudos da filosofia e as reflexões contemporâneas sobre moda. Reproduziremos argumentos de alguns autores que já trataram da moda como linguagem, procurando acrescentar outras possibilidades, com ênfase no pensamento nietzschiano. No entanto, o fio condutor de nossa reflexão encontra-se em um texto de Carol Shloss sobre Diane Arbus. A opção por esse texto específico tem sua justificativa no fato de a autora tratar da indumentária sob o viés do impulso criativo do homem e da necessidade que ele teria de dar-se a conhecer. Pretendemos assim aproximar a reflexão da autora às contundentes afirmações de Nietzsche sobre tais questões já no século XIX.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Chalhub, Samira. Funções da linguagem. São Paulo: Ática, 2003.

COLI, Jorge. O que é arte. São Paulo: Brasiliense, 2006.

Lipovetsky, Gilles. O império do efêmero: a moda e seus destinos nas sociedades modernas. São Paulo:Companhia das Letras, 1989.

Nietzsche, Friedrich. A gaia ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

______.A visão dionisíaca do mundo. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

______. O caso Wagner: um problema para músicos: Nietzsche contra Wagner: dossiê de um psicólogo.São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

______. O crepúsculo dos ídolos. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

Shloss, Carol. À margem: moda e dor na obra de Diane Arbus. In: Benstock , Shari; Ferriss, Suzanne.(Org.). Por dentro da moda. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.

Svendsen, Lars. Moda: uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

Publicado

2014-10-27

Cómo citar

NASCIMENTO, S. Moda e linguagem: Nietzsche e Arbus, uma aproximação. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 112–118, 2014. DOI: 10.26563/dobras.v7i16.39. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/39. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos