Moda e linguagem: Nietzsche e Arbus, uma aproximação
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.v7i16.39Parole chiave:
filosofia, moda, linguagem, Arbus, Nietzsche.Abstract
Nosso principal intuito é demonstrar a pertinência entre os estudos da filosofia e as reflexões contemporâneas sobre moda. Reproduziremos argumentos de alguns autores que já trataram da moda como linguagem, procurando acrescentar outras possibilidades, com ênfase no pensamento nietzschiano. No entanto, o fio condutor de nossa reflexão encontra-se em um texto de Carol Shloss sobre Diane Arbus. A opção por esse texto específico tem sua justificativa no fato de a autora tratar da indumentária sob o viés do impulso criativo do homem e da necessidade que ele teria de dar-se a conhecer. Pretendemos assim aproximar a reflexão da autora às contundentes afirmações de Nietzsche sobre tais questões já no século XIX.
Downloads
Riferimenti bibliografici
Chalhub, Samira. Funções da linguagem. São Paulo: Ática, 2003.
COLI, Jorge. O que é arte. São Paulo: Brasiliense, 2006.
Lipovetsky, Gilles. O império do efêmero: a moda e seus destinos nas sociedades modernas. São Paulo:Companhia das Letras, 1989.
Nietzsche, Friedrich. A gaia ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
______.A visão dionisíaca do mundo. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
______. O caso Wagner: um problema para músicos: Nietzsche contra Wagner: dossiê de um psicólogo.São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
______. O crepúsculo dos ídolos. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
Shloss, Carol. À margem: moda e dor na obra de Diane Arbus. In: Benstock , Shari; Ferriss, Suzanne.(Org.). Por dentro da moda. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.
Svendsen, Lars. Moda: uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.