Stella McCartney e Roberto Cavalli para C&A: a construção do discurso da C&A em torno de uma moda global acessível

Autores/as

  • Elizete Menezes Messias

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v9i19.460

Palabras clave:

moda, comunicação, C&A, globalização.

Resumen

O artigo apresenta uma análise das estratégias de comunicação e marketing acionadas pela rede de lojas populares C&A em suas duas primeiras coleções desenvolvidas em parceria com criadores estrangeiros consagrados mundialmente, a estilista inglesa Stella McCartney e o estilista italiano Roberto Cavalli, no sentido de posicionar a varejista como uma empresa que comercializa moda de valor global por preços justos. Em paralelo, o trabalho estudou a emergência de novos padrões de consumo dentro das redes de lojas populares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARTHES, Roland. Inéditos. Vol. 3: imagem e moda. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

BERGAMO, Alexandre. A experiência do status. São Paulo: UNESP, 2007.

BOURDIEU, P. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

CAMPBELL, Colin. A ética romântica e o espírito do consumismo moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.

CIETTA, Enrico. A revolução do fast-fashion: estratégias e modelos organizativos para competir nas indústrias híbridas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.

CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: Senac São Paulo, 2006.

DEMETRESCO, Sylvia; REGAMEY, Rita. Tipologia estética do visual merchandising. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2012.

DINIZ, Pedro. “Vulgaridade é algo que toda mulher tem dentro de si”, diz Roberto Cavalli. Folha de São Paulo, São Paulo, 23 out. 2013. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2013/10/1360791-vulgaridade-e-algo-que-toda-mulher-tem-dentro-de-si-diz-roberto-cavalli.shtml>. Acesso em: 25 out. 2013.

ENTWISTLE, Joanne; ROCAMORA, Agnes. The field of fashion materialized: a study of London Fashion Week. In: Sociology, n. 40, 2006. DOI: https://doi.org/10.1177/0038038506065158

ERNER, Guillaume. Vítimas da moda? Como a criamos, porque a seguimos. São Paulo: Senac São Paulo, 2005.

FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. 4. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1990.

GOLDENBERG, Mirian (Org.). O corpo como capital: estudos sobre gênero, sexualidade e moda na cultura brasileira. 2. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.

GONTIJO, Fabiano. Carioquice ou carioquidade? Ensaio etnográfico das imagens identitárias cariocas. In:GOLDENBERG, Mirian (Org.). Nu & Vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. Rio de Janeiro: Record, 2002, pp. 41-77.

HOUAISS, Antonio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Disponível em: <http://houaiss.uol.com.br/busca?palavra=banner>. Acesso em: 13 dez. 2013.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. 14. ed. São Paulo: Papirus, 2010.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

LOPES, Laura Ancona. O poder do feminino. VISTA, São Paulo, n. 15, pp. 28-31, mar. 2011.

MICHETTI, Miqueli. Moda brasileira e mundialização: mercado mundial e trocas simbólicas. Campinas,2012. Tese (Doutorado em Sociologia) – Unicamp.

ROJEK, Chris. Celebridade. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

SABINO, Marco. Dicionário da moda. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v2i3.356

SULL, Donald; TURCONI, Stefano. Fast fashion lessons. Journal compilation London Business School, Londres, 2008. Disponível em: <http://executiveeducation.london.edu/insight/downloads/features/fast_fashion_BSR_MAY_08.pdf>. Acesso em: 3 mar. 2013.

WHITEMAN, Vivian. Stella McCartney fala com exclusividade sobre coleção no Brasil. Jornal Folha de São Paulo, São Paulo, 4 mar. 2011a. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/883890-stella-mccartney-fala-com-exclusividade-sobre-colecao-no-brasil.shtml>. Acesso em: 2 abr. 2012.

WHITEMAN, Vivian. Stella furacão. Jornal Folha de São Paulo, São Paulo, 25 mar. 2011b. Disponível em:

<http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2503201112.htm>. Acesso em: 2 abr. 2012.

Publicado

2016-06-09

Cómo citar

MESSIAS, E. M. Stella McCartney e Roberto Cavalli para C&A: a construção do discurso da C&A em torno de uma moda global acessível. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 146–162, 2016. DOI: 10.26563/dobras.v9i19.460. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/460. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos