A relação dos consumidores com as inovações têxteis conduzidas pela nanotecnologia

Autores/as

  • Julia Atroch de Queiroz
  • Maria Alice Vasconcelos Rocha

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v10i21.553

Palabras clave:

inovação, nanotecnologia, percepção.

Resumen

A nanotecnologia empregada nos tecidos e no vestuário vem permitindo o desenvolvimento e/ou a melhoria de novas propriedades têxteis, porém, a relação dos consumidores com essas novidades ainda precisa ser estudada. Sabe-se que tais aspectos estão associados à eficácia do produto, a fatores econômicos e a condições culturais, sociais e ambientais. Posto isso, o objetivo deste artigo foi in­vestigar a opinião dos consumidores sobre o conteúdo nanotecnológico de tecidos e roupas com valor de moda. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa que usou a técnica de focus group para coletar os dados. Assim, entre os resultados deste estudo, é possível observar o conceito de nanotecnologia percebido, os bene­fícios associados a ele e a relação entre riscos e benefícios para os consumidores.

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Publicado

2017-05-18

Cómo citar

DE QUEIROZ, J. A.; ROCHA, M. A. V. A relação dos consumidores com as inovações têxteis conduzidas pela nanotecnologia. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 49–67, 2017. DOI: 10.26563/dobras.v10i21.553. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/553. Acesso em: 3 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos