Saia ou calça?: construção publicitária de papéis sociais femininos

Auteurs

  • Adriana Tulio Baggio

DOI :

https://doi.org/10.26563/dobras.v8i17.7

Mots-clés :

saia, calça, semiótica da moda, sociossemiótica, publicidade.

Résumé

Este trabalho trata dos direcionamentos teóricos e metodológicos de pesquisa sobre a construção do papel social feminino por meio da roupa na publicidade de revistas, considerando uma oposição entre o uso da saia e da calça.1 Apresenta pressupostos da semiótica discursiva e da sociossemiótica, mostrando a relevância de sua operação para uma semiótica da moda.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BARD, Christine. Ce que soulève la jupe. Paris: Autrement, 2010a. DOI: https://doi.org/10.3917/autre.bard.2010.01

______. Histoire politique du pantalon. Paris: Éditions du Seuil, 2010b.

BARTHES, Roland. Sistema da moda. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

GREIMAS, Algirdas Julien. La mode en 1830: essai de description du vocabulaire vestimentaire d’après les journaux de modes de l’époque. Paris: PUF, 2000. DOI: https://doi.org/10.3917/puf.grei.2000.01

LANDOWSKI, Eric. Do referente, perdido e encontrado. Cruzeiro Semiótico, Lisboa, n. 17, jul. 1992, p. 9-15.

OLIVEIRA, Ana Claudia Mei Alves. de. Nas interações corpo e moda, os discursos da aparência. Caderno de Discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas, São Paulo, v. 1, n. 14, nov. 2008.

Téléchargements

Publiée

2015-10-27

Comment citer

BAGGIO, A. T. Saia ou calça?: construção publicitária de papéis sociais femininos. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 8, n. 17, p. 30–36, 2015. DOI: 10.26563/dobras.v8i17.7. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/7. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos