O programa de TV Esquadrão da Moda e a construção da credibilidade

pedagogias da moda em questão

Autores

  • Priscila Gil Wagner
  • Daniela Ripoll

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i31.1293

Palavras-chave:

Pedagogias da moda, Estudos culturais, Identidade, Representação

Resumo

O objetivo do artigo, baseado nos Estudos Culturais a partir de uma vertentepós-moderna e pós-estruturalista, é analisar a construção da credibilidade por meio daspedagogias da moda que operam no programa Esquadrão da Moda. A moda é um campoamplo de significados e suas pedagogias funcionam de maneira a moldar corpos e construiridentidades, auxiliando no posicionamento dos sujeitos na sociedade e na representaçãode características específicas que eles precisam ter. Evidencia-se que o reality showEsquadrão da Moda, voltado para uma audiência feminina, produz uma ideia de credibilidadea partir de peças oriundas do guarda-roupa masculino, bem como altera o corpoe, por vezes, a conduta das participantes, enquadrando-as em uma série de estereótipossociais.

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Biografia do Autor

Priscila Gil Wagner

Mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Professora da área de Moda e Vestuário no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Erechim.

Daniela Ripoll

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (PPGEDU-ULBRA).

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Publicado

2021-04-14

Como Citar

WAGNER, P. G.; RIPOLL, D. O programa de TV Esquadrão da Moda e a construção da credibilidade: pedagogias da moda em questão. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 31, p. 186–206, 2021. DOI: 10.26563/dobras.i31.1293. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1293. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

III. Objetos, marcas e valores da moda no social