Da memória encarnada ao saber/fazer: as tramas da renda de Saubara (Bahia)

Autori

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v18i44.1905

Parole chiave:

Renda de bilros, Corpo, Memória, Saber/fazer, Saubara (Bahia)

Abstract

Este artigo tem como objetivo refletir sobre como corpo e memória se engajam e culminam no saber-fazer artesanal, com foco especial na renda de bilros em Saubara, na Bahia. Trata-se de uma discussão teórica, ancorada em uma realidade utilizada como exemplo de reflexão, que enfatiza a destreza manual presente no processo de criação e destaca a dimensão sensível da atividade. Reconhecemos que as práticas culturais, moldadas e mantidas pela memória coletiva, desempenham um papel crucial na construção da identidade da comunidade, funcionando como âncoras que preservam o conhecimento e a memória relacionados ao saber-fazer da renda de bilros, ao mesmo tempo em que servem de base para o desenvolvimento do saber-fazer individual de cada rendeira. As mãos, dotadas de uma destreza singular, emergem como a própria essência desse corpo, manifestando-se plenamente no ato de rendar por meio de sua experiência encarnada e de sua interação com o mundo ao redor. Para esta reflexão, utilizamos um arcabouço conceitual que abrange desde a fenomenologia do corpo de Merleau-Ponty (1994), passando pelas contribuições sociológicas de Mauss (2003) e Le Breton (2007), até os estudos sobre memória, cultura e renda, como Pollak (1989) e Fechine (2013), além de investigações e levantamentos socio-históricos sobre as rendas, como os de Ramos e Ramos (1948), Girão (1984) e Felippi (2021). Esta investigação contribui para as reflexões acadêmicas sobre práticas artesanais ao apresentar uma abordagem fenomenológica, promovendo uma articulação entre os estudos do corpo e da memória.

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Biografie autore

Renata Pitombo Cidreira, Universidade Federal da Bahia; Paris V – Sorbonne; UBI – Covilhã; Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA), com estágios de pós-doutorado em Sociologia (Université Paris V – Sorbonne, França) e em Comunicação e Artes (Universidade da Beira Interior – Covilhã, Portugal). Professora dos cursos de Comunicação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e líder do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura (CNPq-UFRB/UFBA).

Renata Costa Leahy, Universidade Federal da Bahia; Paris V – Sorbonne.

Doutora em Cultura e Sociedade pelo Pós-Cultura (UFBA) e em Civilisations Romanes pela École Doctorale Lettres, Langues, Spectacles (Université Paris X – França). Membro do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura (CNPq-UFRB/UFBA).

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Imagem com fundo verde vibrante mostrando uma mulher nua sentada de lado sobre um banco de madeira clara. Ela tem pele clara e longos cabelos ruivos presos em um rabo de cavalo que cai sobre seu ombro direito e suas costas. Seu braço esquerdo está amarrado com corda vermelha grossa, parcialmente visível. Sobre seu corpo há uma ilustração gráfica de ramos pretos com folhas vermelhas estilizadas que sobem da coxa esquerda em direção às costas, integrando-se visualmente com a figura. No canto direito da imagem, na vertical, está escrito “[dossiê]” em letras brancas.

Pubblicato

2025-08-01

Come citare

CIDREIRA, R. P.; LEAHY, R. C. Da memória encarnada ao saber/fazer: as tramas da renda de Saubara (Bahia). dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 18, n. 44, p. 14–30, 2025. DOI: 10.26563/dobras.v18i44.1905. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1905. Acesso em: 2 ago. 2025.

Fascicolo

Sezione

Dossiê