O plus size sob a ótica da sintaxe visual: a necessidade do aprimoramento da expressão das consumidoras de moda maior
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.v9i20.486Parole chiave:
Plus Size, Moda, Sintaxe Visual, Comunicação, Corpo.Abstract
Por meio da perspectiva do campo da sintaxe visual, o presente artigo aborda aspectos relativos à moda e ao segmento plus size, tendo em vista o fenômeno do consumo autoral. Visando constatar a necessidade do aprimoramento de produtos que compõem esse mercado, será abordada a oportunidade de proporcionar melhorias na função comunicativa da moda em relação a essas consumidoras. Para tanto, estudos relativos à moda, às tendências de consumo contemporâneo e à comunicação serão mencionados, bem como questões relativas à busca por uma unidade estética estabelecida como positiva em contraste com corpos femininos fora do padrão idealizado. Dessa forma, ao enfatizar a capacidade comunicativa da moda, a qual demonstra passar por um processo de limitação ao analisar as dificuldades por parte das consumidoras plus size em expressar-se ao se vestir, busca-se evidenciar que tanto o mercado quanto as consumidoras de moda maior podem se beneficiar ao sanar tais necessidades por meio do desenvolvimento e da disponibilização de produtos de moda que satisfaçam os anseios em relação à aparência dessas mulheres.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ABESO. Quase 60% dos brasileiros estão acima do peso, revela IBGE. 21 de agosto de 2015. Disponível em: <http://www.abeso.org.br/noticia/quase-60-dos-brasileiros-estao-acima-dopeso-revela-pesquisa-do-ibge>. Acesso em: 27 jul. 2016.
________. Sobre a ABESO. Disponível em: http://www.abeso.org.br/sobre-a-abeso>. Acesso em: 27 jul. 2016.
BARTHES, Roland. Imagem e moda. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio d’Água, 1991.
___________. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 2007.
BETTI, Marcella. Gênero e consumo no mercado de moda plus size. Seminário Internacional Fazendo Gênero 10. Anais eletrônicos. Florianópolis, 2013. Disponível em: <http://www.fazendogenero.ufsc.br/10/
resources/anais/20/1385484239_ARQUIVO_MarcellaUcedaBetti.pdf>. Acesso em: 22 jan. 2016.
CASTILHO, Kathia; MARTINS, Marcelo. Discursos da moda: semiótica, design e corpo. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2005.
COSTA, Vani. Corpo e história. Revista Ecos, Mato Grosso, v. 10, n. 1. Julho. 2011. Disponível em: <http://www.unemat.br/revistas/ecos/docs/v_10/245_Pag_Revista_Ecos_V-10_N-01_A-2011.pdf> Acesso em: 13 jan. 2014.
DIAS, Sérgio. Gestão de marketing. São Paulo: Saraiva, 2004.
DONDIS, Donis. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
FASHION WEEKEND PLUS SIZE. Disponível em: <http://fwps.com.br/o-evento/>. Acesso em: 26 jul. 2016.
FERREIRA, Aurélio. Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988, p. 90.
FOUCAULT, Michel. História da loucura. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2005 (Coleção Estudos).
FRY, Peter. Estética e política: relações entre raça, publicidade e produção da beleza no Brasil. In: GOLDEMBERG, Mirian (Org.). Nu e vestido. Rio de Janeiro: Record, 2002.
GARCIA, Carol; MIRANDA, Ana Paula. Produtos como símbolos do eu. In: Moda é comunicação: experiências, memórias, vínculos. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2007.
GARRINI, S.P.F. Do corpo desmedido ao corpo ultramedido: reflexões sobre o corpo feminino e suas significações na mídia impressa. INTERCOM-SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA COMUNICAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MÍDIA, 5, São Paulo, 2007. Anais. Disponível em: . Acesso em: 21 mar. 2011.
GUIRARD, Pierre. A linguagem do corpo. Trad. Lólio Lourenço de Oliveira. São Paulo: Ática, 1991.
JUNIOR, Widomar. Projeto para a estética: despertando a atração do consumidor, 2004. Disponível em: <http://www.fat.uerj.br/intranet/disciplinas/Desenvolvimento%20do%20Produto/2006%20%20Carlos%20Eduardo/est%E9tica%20dos%20produtos.pdf>. Acesso em: 7 jan. 2014.
KAMLIOT, Daniele. Mas afinal, o que é plus size? (desabafo). 2011. Disponível em: <http://www.maggnificas.com.br/2011/03/mas-afinal-o-que-e-plus-size-desabafo.html>. Acesso em: 12 out. 2011.
KELLER, Jacqueline; THOMASI, Milene; GOMES, Raquel. Planejamento estratégico de branding para a Inove plus size. Colóquio de Moda, 11, Curitiba, 2015. Anais. Disponível em: <http://www.coloquiomoda.
com.br/anais/anais/11-Coloquio-de-Moda_2015/COMUNICACAO-ORAL/CO-EIXO5-MARKETING/CO-5-PLANEJAMENTO-ESTRATEGICO-DE-BRANDING-PARA-A-INOVE-b.pdf> Acesso em: 22 jul. 2016.
KURY, Lorelai; HANGREAVES, Lourdes; VALENÇA, Máslova. Ritos do corpo. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2000.
LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.MORACE, Francesco. Consumo autoral: as gerações como empresas criativas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009.
MOTA, Maria. De Vênus a Kate Moss: reflexões sobre corpo, beleza e relações de gênero. 2006. Disponível em: <http://www.unifra.br/professores/14299/de_venus_a_kate_moss_XEROX_CELEBRIDADE. pdf >. Acesso em: 12 out. 2012.
MOTTA, Mauren. “Mercado plus size é mais exigente”, diz empresário do ramo. 2012. Disponível em: <http://maurenmotta.com.br/noticias/beleza-noticias/mercado-plus-size-e-mais-exigente-diz-empresario-do-ramo/>. Acesso em: 12 out. 2012.
NOVAES, Joana. Ser mulher, ser feia, ser excluída. Disponível em: <http://www.psicologia.com.pt/artigos/textos/A0237.pdf>. Acesso em: 27 jul. 2016.
PAIM, Maria; STREY, Marlene. Corpos em metamorfose: um breve olhar sobre os corpos na história, e novas configurações de corpos na atualidade. Revista digital, Buenos Aires, v. 10, n. 79, dez. 2004.
Disponível em : <http://www.efdeportes.com/efd79/corpos.htm>. Acesso em: 13 jan. 2014.
RODRIGUES, José Carlos. Tabu do corpo. Rio de Janeiro: Achiamé, 1983.
ROTÂNIA, Alejandra. Formas atuais de intervenção no corpo das mulheres. In: FARIA, Nalu & SILVEIRA, Maria Lúcia (Orgs.). Mulheres, Corpo e Saúde. São Paulo: SOF. Coleção Cadernos Sempreviva, 2000.
SCHUBERT, Claudio. A construção do conceito estético Ocidental e sua implicação na formação valorativa e no processo educacional. In: Divisão Temática Interfaces Comunicativas do X Congresso de Ciências
da Comunicação na Região Sul. Blumenau, 2009. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2009/resumos/R16-1303-1.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2016.
SEBRAE. Moda plus size: explore este nicho de mercado. 2016. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Varejo-de-moda-para-tamanhos-grandes-pode-ser-explorado>. Acesso em: 5 abril 2016.
STEFANI, Patrícia. Moda e comunicação: a indumentária como forma de expressão. Juiz de Fora, 2. sem. 2005, 90 fl. mimeo. Projeto Experimental – Curso de Comunicação Social, FACOM, Universidade Federal
de Juiz de Fora.
SIMMEL, George. Da psicologia da moda: um estudo sociológico. In: SOUZA, Jessé & OËLZE Berthold. Simmel e a modernidade. Brasília: UNB, 1988. p. 161-170.
SOARES, Helena. Plus size, a moda também reivindicada. Chick Intimate Cult. v. XXI, n.78, 2010.
TAPINFLUENCE. Influencers vs. Advocates: What’s the difference?. 2015. Disponível em:
tapinfluence.com/wp-content/uploads/2015/02/Influencers-vs.-Advocates-Whats-the-Difference-eBook-Final-v2-1.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2016.
VIEGA, Anny. Crescendo, mercado plus size é tendência. 4 jun. 2013. Disponível em: <http://gprideplussize.blogspot.com.br/2013/06/crescendo-mercado-plus-size-e-tendencia.html>. Acesso em: 26jul. 2016.
VOGUE ITALIA. Disponível em: http://gprideplussize.blogspot.com.br/2013/06/crescendo-mercado-plus-
size-e-tendencia.html.>. Acesso em: 26 jul. 2016.
WOODALL, Trinny; CONSTANTINE, Susannah. Esquadrão da moda. Globo: São Paulo, 2005.
WOLF, Naomi. O mito da beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 1992.