Corpo e moda: representações da cidade de Fortaleza
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.v6i13.140Palavras-chave:
corpo, identidade, publicidade, moda, história.Resumo
A análise proposta trata dos discursos e subjetivações do corpo feminino ao longo das primeiras décadas do século XX, e neste texto em particular, elege a cidade de Fortaleza, capital do Ceará, percebendo as construções e (re) invenção de identidades e discursos para o corpo feminino. A Revista Ilustrada Bataclan, periódico direcionado ao universo feminino que circulou na cidade nesse período, é analisada como fonte histórica em diálogo com uma construção
cultural e social que se pretendia moderna.
Downloads
Referências
CERTEAU, Michel de. História de corpos. Projeto História: revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP, São Paulo: EDUC, n. 25 (Corpo & Cultura), p. 407-412, dez. 2002.
CORBIN, Alain. O segredo do indivíduo. In: PERROT, Michelle (Org.). História da vida privada: da revolução francesa à primeira guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
______; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. História do corpo. Petrópolis: Vozes, 2008. 3 v.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.
MATTHEWS, Eric. Compreender Merleau-Ponty. Petrópolis: Vozes, 2010.
PERROT, Michelle. Práticas da memória feminina. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 9, n. 18, p. 9-18, ago. 1989.
VIGARELLO, Georges. História da Beleza: o corpo e a arte de se embelezar, do Renascimento aos dias de hoje. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.