A moldura do desnudamento. Tensionamentos do dispositivo nudez/veste no figurino de Fábia Bercsek para a performance musical de Laura Diaz (Teto Preto)

Autores

  • Renato Gonçalves Ferreira Filho

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i36.1614

Palavras-chave:

Figurino, Nudez, Filosofia da moda, Performance, Música brasileira

Resumo

Este artigo busca desenvolver uma reflexão filosófica acerca dos sentidos do desnudamento a partir de um estudo de caso dos figurinos assinados por Fábia Bercsek para as performances de Laura Diaz, vocalista do grupo musical independente Teto Preto. Em diálogo com as discussões empreendidas por Giorgio Agamben sobre a nudez e a noção de performance de Paul Zumthor, observamos como a veste pode se colocar como um agente a emoldurar e ressignificar a nudez no contexto performático. Como corpus de análise, elencamos três peças usadas em cena e analisamos suas modelagens, suas dinâmicas e seus sentidos em relação à tríade corpo vestido-espaço-espectador, que propomos como modelo analítico. Como resultados, destacamos as possibilidades e as potencialidades políticas do figurino de Fábia Bercsek, considerando-se a modelagem, a leitura de gênero e o tensionamento do dispositivo nudez/veste.

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Biografia Autor

Renato Gonçalves Ferreira Filho

Pós-doutorando pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP). Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Mestre em Filosofia pelo IEB-USP. Docente na ESPM-SP. E-mail: r.goncalves.f@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3919121648225973

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Publicado

2022-12-05

Como Citar

GONÇALVES FERREIRA FILHO, R. . A moldura do desnudamento. Tensionamentos do dispositivo nudez/veste no figurino de Fábia Bercsek para a performance musical de Laura Diaz (Teto Preto). dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 36, p. 243–257, 2022. DOI: 10.26563/dobras.i36.1614. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1614. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Secção

Dossiê