Criação de Valor e Assemblage: Conexões do Universo Nerd

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i37.1563

Palavras-chave:

Criação de valor, Assemblage, Universo nerd, Pesquisa interpretativa

Resumo

Esta pesquisa interpretativa possui o objetivo de compreender conexões e elementos que formam a assemblage do universo nerd bem como o seu processo de criação de valor. Para isso, utiliza artigos teóricos associados à criação de valor (ARSEL, 2015) e à assemblage (DELANDA, 2006). Como procedimento metodológico, foram realizadas observações participante e não participante (JORGENSEN, 1989) em eventos do universo nerd e entrevistas em profundidade (MCCRACKEN, 1988). O material coletado foi transcrito e organizado com auxílio do Microsoft Word. Na análise dos dados, a análise temática serviu de inspiração (BRAUN; CLARKE, 2012) e foram identificados cinco grandes temas: i) Identificação nerd: conexão gradual e pautada por materialidade; ii) Identidade nerd e consumo: conexão de reconhecimento; iii) Identidade nerd e consumo: conexão emocional e de pertencimento; iv) Identidade nerd e consumo: conexão perene e de exibição e; v) Identidade nerd e consumo: conexão mediada pelo espaço físico.

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Publicado

2023-03-24

Como Citar

RODRIGUES GUIMARAES, L.; BOGÉA DA COSTA TAYT-SON, D.; COELHO ROCHA, A. R. Criação de Valor e Assemblage: Conexões do Universo Nerd. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 37, p. 68–92, 2023. DOI: 10.26563/dobras.i37.1563. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1563. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê