A moda e os modos na Socila: hexis corporal e a fachada da elegância

Autores

  • Maria Carolina Medeiros
  • Tatiana Siciliano

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i36.1609

Palavras-chave:

Socila, Moda, Corpo, Fachada, Etiqueta

Resumo

A Socila foi uma escola de boas maneiras fundada no Rio de Janeiro, com grande sucesso entre as décadas de 1950 e 1970, que até hoje é mencionada na imprensa como sinônimo de elegância. Uma de suas fundadoras, Maria Augusta, ensinou a centenas de mulheres o chamado “aperfeiçoamento social”: era importante não apenas se embelezar, mas dominar técnicas de postura e educação do corpo a fim de compor o que Goffman ([1959] 2014) denomina “fachada”. A moda é um elemento da fachada? Quais são os outros? Por meio da análise de reportagens3 sobre a Socila na imprensa (1954-2022), propomos refletir em que medida a elegância é uma construção a partir dos modos; se e como pode ser aprendida por meio do ensino do habitus e de uma hexis corporal (BOURDIEU, 1983); e refletir sobre roupa e corpo como elementos que se amalgamam em uma produção de sentido.

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Biografia do Autor

Maria Carolina Medeiros

Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Narrativas da vida moderna na cultura midiática” (PUC-Rio), E-mail: mariacarolinamedeiros@gmail.com.

Tatiana Siciliano

Doutora pelo Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ. Diretora do Departamento de Comunicação e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. E-mail: tatianasiciliano@puc-rio.br

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Publicado

2022-12-05

Como Citar

MEDEIROS, M. C. .; SICILIANO, T. . A moda e os modos na Socila: hexis corporal e a fachada da elegância. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 36, p. 144–163, 2022. DOI: 10.26563/dobras.i36.1609. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1609. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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