Você veste o que você é: identidade e consumo de vestuário no processo de adoção do armário-cápsula

Autores

  • Érica Maria Calíope Sobreira
  • Clayton Robson Moreira da Silva
  • Áurio Lúcio Leocádio

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i36.1617

Palavras-chave:

Identidade, Consumo de vestuário, Armário-cápsula

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo compreender o papel da identidade e do consumo de roupas no processo de adoção do armário-cápsula. Foi desenvolvido um estudo qualitativo com treze mulheres que adotaram o armário-cápsula. Entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo foram aplicadas para coletar e explorar os dados. Com base nas descobertas, foi proposto um diagrama do processo de adoção do armário-cápsula. Os resultados indicam que o processo de adoção do armário-cápsula está intrinsecamente relacionado às mudanças na identidade e no consumo de roupas de seus adeptos. O papel da identidade nesse processo foi percebido por meio de uma transição do foco na identidade social para o foco na identidade pessoal. Portanto, com a adoção do armário--cápsula, “você veste o que você é”. Como limitações da pesquisa, mencionamos as falhas de conexão que algumas vezes interromperam o fluxo das entrevistas. Como implicações gerenciais, sugerimos que varejistas e outras empresas poderiam adaptar ou desenvolver
estratégias de marketing adequadas para esse novo segmento de consumidores: os adeptos do armário-cápsula. Por exemplo, produtos focados em durabilidade e alta qualidade (por exemplo, slow fashion) seriam uma alternativa para atingir esses consumidores. As marcas de slow fashion podem focar na conexão entre identidade pessoal e consumo de moda como uma representação visual do eu dos indivíduos (ou seja, a ideia de “você veste o que você é”) em suas campanhas. Por fim, este estudo contribui para o campo acadêmico ao propor um diagrama sobre o processo de adoção do armário-cápsula. Contribui também para a literatura de estudos sobre projetos de identidade do consumidor na Teoria da Cultura do Consumidor a partir da associação da identidade com o consumo de vestuário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica Maria Calíope Sobreira

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). E-mail: erica.mcs21@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5663270256838780.

Clayton Robson Moreira da Silva

Doutor em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). E-mail: claytonrmsilva@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0767035754629106.

Áurio Lúcio Leocádio

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: aurioleocadio42@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3637686507446252.

Referências

AHUVIA, A. Beyond the extended self: Loved objects and consumers’ identity narratives. Journal of Consumer Research, v. 32, n. 1, p. 171-184, 2005.

ALBINSSON, P.; PERERA, B. From trash to treasure and beyond: The meaning of voluntary disposition. Journal of Consumer Behaviour, v. 8, n. 6, p. 340-353, 2009.

ARNOULD, E. J.; THOMPSON, C. J. Introduction: Consumer Culture Theory: Ten years gone (and beyond). Consumer Culture Theory, v. 17, p. 1-21, 2015.

ASKEGAARD, S.; LINNET, J. Towards an epistemology of consumer culture theory. Marketing Theory, v. 11, n. 4, p. 381-404, 2011.

BALLANTINE, P. W.; CREERY, S. The consumption and disposition behaviour of voluntary simplifiers. Journal of Consumer Behaviour, v. 9, n. 1, p. 45-56, 2011.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Almedina Brasil, 2011.

BARBOSA, L.; CAMPBELL, C. O Estudo do consumo nas ciências sociais contemporâneas. In:

BARBOSA, L.; CAMPBELL, C. (Org.), Cultura, Consumo e Identidade. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

BARTHES, R. The fashion system. Berkeley: University of California Press, 1983.

BANISTER, E. N.; HOGG, M. K. Consumers and their negative selves, and the implications for fashion marketing. In: HINES, T.; BRUCE M. (Eds.), Fashion Marketing: Contemporary Issues. Oxford: Elsevier Ltd, 2007.

BECKER-LEIFHOLD, C.; IRAN, S. Collaborative fashion consumption–drivers, barriers and future pathways. Journal of Fashion Marketing and Management, v. 22, n. 2, p. 189-208, 2018.

BELK, R. W. Possessions and the extended self. Journal of Consumer Research, v. 15, n. 2, p. 139-168, 1988.

CAMPBELL, C. Eu compro; logo, sei que existo: as bases metafísicas do consumo moderno. In: BARBOSA, L.; CAMPBELL, C. (Org.), Cultura, Consumo e Identidade. Rio De Janeiro: Editora FGV, 2006.

CASTELLS, M. The power of identity. Oxford: Blackwell, 1997.

CASOTTI, L. M.; SUAREZ, M. C. Dez anos de Consumer Culture Theory: delimitações e aberturas. Revista de Administração de Empresas, v. 56, n. 3, p. 353-359, 2016.

CHERRIER, H. Anti-consumption discourses and consumer-resistant identities. Journal of Business Research, v. 62, n. 2, p. 281-190, 2009.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Bookman, 2006.

DITTMAR, H. Consumer culture, identity and well-being: The search for the ‘good life’ and the ‘body perfect’. Hove: Psychology Press, 2008.

DOUGLAS, M.; ISHERWOOD, B. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004.

DOUGHER, K. You’re doing the “capsule wardrobe” wrong. 2015 Disponível em: <http://fashionmagazine.com/fashion/youre-doing-the-capsule-wardrobe-wrong/>. Acesso em: 20 abr. 2022.

ELGIN, D. Simplicidade voluntária: em busca de um estilo de vida exteriormente simples, mas interiormente rico. São Paulo: Cultrix, 2012.

ESCALAS, J. Self-identity and consumer behavior. Journal of Consumer Research, v. 39, n. 5, p. 15-18, 2013.

FERREIRA, M. C.; SCARABOTO, D. My plastic dreams: Towards an extended understanding of materiality and the shaping of consumer identities. Journal of Business Research, v. 69, n. 1, p. 191-207, 2016.

FLETCHER, K. Sustainable fashion and textiles: Design journeys. London: Earthscan, 2014.

FRANCIS, J.; JOHNSTON, M.; ROBERTSON C. What is an adequate sample size? Operationalizing data saturation for theory-based interview studies. Psychology Health, v. 25, n. 10, p. 1229-1245, 2010.

GAIÃO, B. F. S.; SOUZA, I. L.; LEÃO, A. M. S. Consumer Culture Theory (CCT) já é uma escola de pensamento em marketing?. Revista de Administração de Empresas, v. 52, n. 3, p. 330-344, 2012.

GRONOW, J. The sociology of taste. London and New York: Routledge, 1997.

GUY, A.; BANIM, M. Personal collections: Women’s clothing use and identity. Journal of Gender Studies, v. 9, n. 3, p. 313-327, 2000.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

HEGER, G. The capsule closet phenomenon: A phenomenological study of lived experiences with capsule closets. 2016. Thesis (Master in Textile Management) – The Swedish School of Textiles, University of Borås, 2016.

HOKKANEN, S. Fashion brands and consumption in postmodern consumer culture: The construction of self and social identities. 2014. Thesis (Master in Textile Management) – The Swedish School of Textiles, University of Borås, 2014.

IRAN, S. Sustainable Fashion: from production to alternative consumption. In: JASTRAM, S.;

SCHNEIDER, AM. (Eds.) Sustainable Fashion. Cham: Springer, 2018, p. 139-159.

IRAN, S.; SCHRADER, U. Collaborative fashion consumption and its environmental effects. Journal of Fashion Marketing and Management: An International Journal, v. 21, n. 4, p.468-482, 2017. http://dx.doi.org/10.1108/jfmm-09-2016-0086.

JYRINKI, H. Pet-related consumption as a consumer identity constructor. International Journal of Consumer Studies, v. 36, n. 1, p. 114-120, 2012.

KAISER, S. B. The social psychology of clothing: Symbolic appearances in context. New York: Macmillan Publishers, 1990.

KAISER, S. B. The social psychology of clothing. New York: Fairchild Publications, 1997.

KARG, C. New fashion minimalism in an affluent society: A paradigm shift?. 2015. Thesis (Master in Textile Management) – The Swedish School of Textiles, University of Borås, 2015.

KUMAR, R.; VACCARO, K. An experimentation engine for data-driven fashion systems. In: AAAI 2017 SPRING SYMPOSIUM, 4., 2017, Illinois, Anais… Illinois: AAAI Publications, 2017, p. 389-394.

MCNEILL, L. S. Fashion and women’s self-concept: A typology for self-fashioning using clothing. Journal of Fashion Marketing and Management, v. 22, n. 1, p. 82-98, 2018.

MCNEILL, L. S.; SNOWDON, J. Slow fashion–Balancing the conscious retail model within the fashion marketplace. Australasian Marketing Journal, v. 27, n. 4, p. 215-223, 2019.

MERRIAM, S. Qualitative research: A guide to design and implementation. New York: Jossey-Bass, 2009.

PHILLIPS, B. J.; SEGO, T. The role of identity in disposal: lessons from mothers’ disposal of children’s possessions. Marketing Theory, v. 11, n. 4, p. 435-454, 2011.

RAINHO, M. C. T.; VOLPI, M. C. Looking at Brazilian fashion studies: Fifty years of research and teaching. International Journal of Fashion Studies, v. 5, n. 1, p. 211-226, 2018.

RECTOR, C. How to Create a Capsule Wardrobe. 2015. Disponível em: <http://theeverygirl.com/how-to-create-a-capsule-wardrobe>. Acesso em: 20 abr. 2022.

REES, A. Os segredos do guarda-roupa europeu: um método simples para descobrir seu estilo e montar o armário dos seus sonhos. São Paulo: Paralela, 2017.

REED, A.; FOREHAND, M. R.; PUNTONI, S.; WARLOP, L. Identity-based consumer behavior. International Journal of Research in Marketing, v. 29, n. 4, p. 310-321, 2012.

RICHINS, M. L.; DAWSON, S. A consumer values orientation for materialism and its measurement: scale development and validation. Journal of Consumer Research, v. 19, n. 3, p. 303-316, 1992.

ROACH-HIGGINS, M. E.; EICHER, J. B. Dress and identity. Clothing and Textiles Research Journal, v. 10, n. 4, p. 2-9, 1992.

SCHULTZ KLEINE, S.; KLEINE III, R. E.; ALLEN, C. T. How is a possession ‘me’ or ‘not me’? Characterizing types and an antecedent of material possession attachment. Journal of Consumer Research, v. 22, p. 327–343, 1995.

SOBREIRA, É. M. C.; SILVA, C. R. M.; ROMERO, C. B. A. Do empowerment and materialism influence slow fashion consumption? Evidence from Brazil. Journal of Fashion Marketing and Management, v. 24, n. 3, p. 415-435, 2020.

SOBREIRA, É. M. C.; SILVA, C. R. M.; ROMERO, C. B. A. Consumo Colaborativo de Moda e Slow fashion: percursos para uma moda sustentável. Modapalavra e-periódico, v. 14, n. 34, p.35-60, 2021.

SOLOMON, M.; SCHOPLER, J. Self-consciousness & clothing. Personality & Social Psychology Bulletin, v. 8, n. 3, p. 508-514, 1982.

SPIGGLE, S. Analysis and interpretation of qualitative data in consumer research. Journal of Consumer Research, v. 21, n. 3, p. 491-503, 1994.

TAJFEL, H.; TURNER, C. J. The social identity theory of intergroup behavior. Chicago: Nelson-Hall, 1986.

TOWNSEND, C.; SOOD, S. Self-affirmation through the choice of highly aesthetic products. Journal of Consumer Research, v. 39, n. 2, p. 415-428, 2012.

TRUDEL, R.; ARGO, J. J.; MENG, M. D. The recycled self: consumers’ disposal decisions of identity-linked products. Journal of Consumer Research, v. 43, n. 2, p. 246–264, 2016.

VAN DER LAAN, E.; VELTHUIS, O. Inconspicuous dressing: a critique of the constructionthrough-consumption paradigm in the sociology of clothing. Journal of Consumer Culture, v. 16, n. 1, p. 22–42, 2016.

VEHMAS, K.; RAUDASKOSKI, A.; HEIKKILÄ, P.; HARLIN, A.; MENSONEN, A. Consumer attitudes and communication in circular fashion. Journal of Fashion Marketing and Management, v. 22, n. 3, p. 286-300, 2018.

WATTANASUWAN, K. The self and symbolic consumption. Journal of American Academy of Business, v. 6, n. 1, p. 179-184, 2005.

WHITE, K.; DAHL, D. W. Are all out-groups created equal? Consumer identity and dissociative influence. Journal of Consumer Research, v. 34, n. 4, p. 525-536, 2007.

WHITE, K., ARGO, J. J.; SENGUPTA, J. Dissociative versus associative responses to social identity threat: the role of consumer self-construal. Journal of Consumer Research, v. 39, n. 4, p. 704-719, 2012.

WOODWARD, S. Looking good: Feeling right – Aesthetics of the self. In: KÜCHLER, S.; MILLER, D. (Eds.). Clothing as Material Culture. Oxford: Berg Publishers, 2005. p. 21-40.

ZAVESTOSKI, S. The social-psychological bases of anticonsumption attitudes. Psychology and Marketing, v. 19, n. 2, p. 149-165, 2002.

Downloads

Publicado

2022-12-05

Como Citar

CALÍOPE SOBREIRA, Érica M. .; MOREIRA DA SILVA, C. R. . .; LEOCÁDIO, Áurio L. . Você veste o que você é: identidade e consumo de vestuário no processo de adoção do armário-cápsula. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 36, p. 300–319, 2022. DOI: 10.26563/dobras.i36.1617. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1617. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos