Você veste o que você é: identidade e consumo de vestuário no processo de adoção do armário-cápsula

Autores/as

  • Érica Maria Calíope Sobreira
  • Clayton Robson Moreira da Silva
  • Áurio Lúcio Leocádio

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i36.1617

Palabras clave:

Identidade, Consumo de vestuário, Armário-cápsula

Resumen

Esta pesquisa teve como objetivo compreender o papel da identidade e do consumo de roupas no processo de adoção do armário-cápsula. Foi desenvolvido um estudo qualitativo com treze mulheres que adotaram o armário-cápsula. Entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo foram aplicadas para coletar e explorar os dados. Com base nas descobertas, foi proposto um diagrama do processo de adoção do armário-cápsula. Os resultados indicam que o processo de adoção do armário-cápsula está intrinsecamente relacionado às mudanças na identidade e no consumo de roupas de seus adeptos. O papel da identidade nesse processo foi percebido por meio de uma transição do foco na identidade social para o foco na identidade pessoal. Portanto, com a adoção do armário--cápsula, “você veste o que você é”. Como limitações da pesquisa, mencionamos as falhas de conexão que algumas vezes interromperam o fluxo das entrevistas. Como implicações gerenciais, sugerimos que varejistas e outras empresas poderiam adaptar ou desenvolver
estratégias de marketing adequadas para esse novo segmento de consumidores: os adeptos do armário-cápsula. Por exemplo, produtos focados em durabilidade e alta qualidade (por exemplo, slow fashion) seriam uma alternativa para atingir esses consumidores. As marcas de slow fashion podem focar na conexão entre identidade pessoal e consumo de moda como uma representação visual do eu dos indivíduos (ou seja, a ideia de “você veste o que você é”) em suas campanhas. Por fim, este estudo contribui para o campo acadêmico ao propor um diagrama sobre o processo de adoção do armário-cápsula. Contribui também para a literatura de estudos sobre projetos de identidade do consumidor na Teoria da Cultura do Consumidor a partir da associação da identidade com o consumo de vestuário.

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Biografía del autor/a

Érica Maria Calíope Sobreira

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). E-mail: erica.mcs21@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5663270256838780.

Clayton Robson Moreira da Silva

Doutor em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). E-mail: claytonrmsilva@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0767035754629106.

Áurio Lúcio Leocádio

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: aurioleocadio42@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3637686507446252.

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Publicado

2022-12-05

Cómo citar

CALÍOPE SOBREIRA, Érica M. .; MOREIRA DA SILVA, C. R. . .; LEOCÁDIO, Áurio L. . Você veste o que você é: identidade e consumo de vestuário no processo de adoção do armário-cápsula. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 36, p. 300–319, 2022. DOI: 10.26563/dobras.i36.1617. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1617. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos