No coração da moda: a experiência de Thierry como designer de moda

Autores

  • Giulia Mensitieri

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v11i24.771

Palavras-chave:

anthropologie, travail, capitalisme, mode, visibilité.

Resumo

O que as transformações do trabalho do designer de moda podem nos dizer sobre o capitalismo? A partir do testemunho de Thierry – designer de moda que trabalhou no coração da indústria da moda a partir dos anos 1960 até os anos 2000 e assistiu Karl Lagerfeld por dez anos –, este trabalho visa apontar as correlações entre as transformações desta profissão e as diferentes fases do capitalismo. Em consonância com a abordagem antropológica que em geral se busca levantar a partir de situações etnográficas, a moda é considerada um terreno fértil para analisar as transformações do sentido e da natureza do trabalho no capitalismo contemporâneo. É dada especial atenção aos problemas de visibilidade. O material mobilizado vem de uma etnografia realizada em Paris e Bruxelas por trabalhadores criativos da indústria da moda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

APPADURAI, Arjun. Après le colonialisme : Les conséquences culturelles de la globalisation. Paris : Payot, 2005.

BOIDY, Maxime. Les études visuelles. Saint-Denis : Presses Universitaires Vincennes, 2017.

BRIGHENTI, Andrea. Visibility in Social Theory and Social Research. Basingstoke, Hampshire England ; New York : Palgrave Macmillan, 2010.

CUSSET, François ; LABICA, Thierry ; RAULINE, Véronique et al. Imaginaires du néolibéralisme. La Dispute, 2016.

DUMÉNIL, Gérard ; LÉVY, Dominique. The Crisis of Neoliberalism. Harvard University Press, 2011.

FOUCAULT, Michel. Surveiller et punir : naissance de la prison. Paris : Gallimard, 1975.

GODART, Frédéric. Sociologie de la mode. Paris : Editions La Découverte, 2010.

HEINICH, Nathalie. De la visibilité : Excellence et singularité en régime médiatique. Paris:Gallimard, 2012.

HESMONDHALGH, David ; BAKER, Sarah. « A very complicated version of freedom »: Conditions and experiences of creative labour in three cultural industries. Poetics, v. 38, n 1, p. 4‑20, février 2010.

LIPOVETSKY, Gilles ; SERROY, Jean. L’esthétisation du monde : Vivre à l’âge du capitalisme artiste. Paris : Gallimard, 2013.

MCROBBIE, Angela. Be Creative : Making a Living in the New Culture Industries. Cambridge, UK: Polity Press, 2015.

MENSITIERI, Giulia. « La chance d’être là ». Le travail dans la mode entre glamour et précarité. Paris:EHESS, 2016.

______. « Le plus beau métier du monde ». Dans les coulisses de l’industrie de la mode. Paris Editions La Découverte, 2018.

MORIN, Edgar. Les Stars. Paris : Points, 2015.

VOIROL, Olivier. Présentation. Visibilité et invisibilité : une introduction. Réseaux, v. 129-130, n. 1,2005, pp. 9-36, 2005.

Publicado

2018-12-05

Como Citar

MENSITIERI, G. No coração da moda: a experiência de Thierry como designer de moda. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 18–32, 2018. DOI: 10.26563/dobras.v11i24.771. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/771. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê