Ferramenta da moda artesanal como proposta metodológica para pesquisa em Psicologia Social

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i39.1662

Schlagworte:

Moda, Psicologia, Metodologia, Ponto atrás, Decolonialidade

Abstract

O presente artigo descreve uma proposta metodológica utilizada em pesquisa que resultou em tese de doutorado em Psicologia Social – a ferramenta oferece possibilidades de aproximações colaborativas entre os campos da Moda e da Psicologia. A perspectiva decolonial da produção de conhecimento, que descortina a localização do ponto de vista de quem pesquisa, dá suporte para a construção dessa metodologia. Nomeada com base na artesania, a metodologia ponto atrás considera que diversas maneiras de
relação com a roupa produz diferentes modas, no plural, como a Psicologia Social já vêm sendo entendida desde a referência de Rosane Neves da Silva (2004). A partir das problematizações de Heloisa Helena Santos (2019) para o conceito de moda, da reflexão sobre os modos de subjetivação colonizadores feita por Frantz Fanon (1983) e considerando a potência da autonomeação de pessoas e grupos subalterternizados baseada na proposta de Patricia Hill Collins (2019), o artigo propõe intersecções desses campos desde o repertório semântico até as ferramentas materiais.

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Autor/innen-Biografien

Helena de Barros Soares

Doutora. PPG Psicologia Social e Institucional UFRGS. hellsoares@gmail.com. http://lattes.cnpq. br/1623180033247053

Jaqueline Tittoni

Doutora. Professora Titular PPG Psicologia Social e Institucional, UFRGS. jatittoni@gmail.com. http://lattes.cnpq.br/5539072466903999

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Veröffentlicht

2023-11-28

Zitationsvorschlag

DE BARROS SOARES, H.; TITTONI, J. Ferramenta da moda artesanal como proposta metodológica para pesquisa em Psicologia Social. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 39, p. 165–179, 2023. DOI: 10.26563/dobras.i39.1662. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1662. Acesso em: 21 nov. 2024.

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Rubrik

Dossiê