Louvre curitibano

gênero, consumo de moda e sociabilidades femininas na cidade modernizada

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i42.1717

Schlagworte:

Mulheres., Consumo de moda, Sociabilidades, Louvre curitibano

Abstract

A circulação de pessoas nas cidades modernizadas da segunda metade do século XIX foi marcada por questões de gênero, mas também de classe. Andar livremente pelos espaços urbanos, por exemplo, era privilégio dos homens, enquanto as mulheres da classe burguesa eram submetidas a restrições sob o risco de serem difamadas. Todavia, práticas de consumo foram um meio para ampliar o acesso e a presença feminina burguesa nas cidades a partir da criação das lojas de departamentos que associavam consumo e lazer. Neste artigo, busco demonstrar como tais acontecimentos forjaram práticas femininas burguesas de consumo e de sociabilidades naquele período e nas décadas vindouras. Para isso, analisarei anúncios da loja de tecidos Louvre dos anos 1930 e 1940, em Curitiba, Brasil. Observarei indícios de sentidos compartilhados entre as práticas comerciais, de consumo e de sociabilidades no Louvre de Curitiba e nas lojas de departamentos de Londres, Paris, Rio de Janeiro e São Paulo. Desse modo, pretendo refletir sobre como mulheres burguesas souberam utilizar o consumo, especialmente o de moda, para circular pelas cidades com legitimidade e explicitar a função mediadora do Louvre entre as mulheres e os espaços públicos curitibanos.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Valéria Faria dos Santos Tessari, revista dObra[s]

Doutora em Design (UFPR). Mestra em Tecnologia e Sociedade/Mediações e Culturas (UTFPR). Graduada em Moda (FURB). Editora-executiva da revista dObra[s].

Literaturhinweise

BONADIO, Maria Claudia. Moda e sociabilidade: mulheres e consumo na São Paulo dos anos 1920. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007.

BOSCHILIA, Roseli. A Rua 15 e o comércio do início do século. Boletim Informativo Casa Romário Martins. Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, v. 23, n. 113, jul. 1996.

BRONNER, Simon J. Consuming visions: accumulation and display of goods in America, 1880-1920. New York: WW Norton & Company, 1989.

CARVALHO, Vânia Carneiro de. Gênero e artefato: o sistema doméstico na perspectiva da cultura material – São Paulo, 1870-1920. São Paulo: Edusp, 2008.

CARVALHO, Vânia Carneiro de. Quando sonhar está na moda: a nostalgia do feminino na cultura de consumo. História: Questões & Debates, Curitiba, v. 65, n. 2, p. 149-195, jul./dez. 2017. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/historia/article/view/55393. Acesso em: 3 mar. 2018. DOI: https://doi.org/10.5380/his.v65i2.55393

CIFFONI, Ana Lúcia Pontes de Souza. Relatório de supervisão de planejamento. Curitiba: IPPUC, 1999.

ELKIN, Lauren. Flâneuse: mulheres que caminham pela cidade em Paris, Nova York, Tóquio, Veneza e Londres. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Fósforo, 2022.

FERNANDES, José Carlos; SANTOS, Márcio Renato. Todo dia nunca é igual. Curitiba: Gazeta do Povo, 2010.

GANZ, Ana Maria. Vivências e falas: trabalho feminino em Curitiba, 1925 - 1945. 1994. 181 f. Dissertação (Mestrado em História) – Pós-Graduação em História, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, 1994. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/xmlui/handle/1884/29918. Acesso em: 20 nov. 2017.

GRAZIA, Victoria de; FURLOUGH, Ellen (eds.) The sex of things: gender and consumption in historical perspective. Berkeley: University of California Press, 1996.GREIN FILHO, Lauro. Hora de lembrar – crônicas. Curitiba: Editora Lítero-Técnica, 1983.

GORBERG, Marissa. Parc Royal: um magazine na Belle Époque carioca. 2013. Rio de Janeiro: G. Ermarkoff, 2013.

IPPUC – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba. Revitalização de sítios históricos. Curitiba: IPPUC, 1991.

JONES, Jennifer. Coquettes and grisettes. In: GRAZIA, Victoria de; FURLOUGH, Ellen (eds.) The sex of things: gender and consumption in historical perspective. Berkeley: University of California Press, 1996.

KERBER, Linda. Separate spheres, female worlds, woman’s place: the rhethoric of women history. The Journal of American History, n. 1, june 1988. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1889653. Acesso em: 19 jun. 2015. DOI: https://doi.org/10.2307/1889653

LANCASTER, William. The department store: a social history. London: Leicester University Press, 1995.

LEACH, William. Strategists of display and the production of desire. In: BRONNER, Simon J. Consuming visions: accumulation and display of goods in America, 1880-1920. New York: WW Norton & Company, 1989.

LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro. O corpo na cidade: gênero, cultura material e imagem pública. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 25, n. 49, p. 231-262, jan.- jun. 2012. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/3737/2842. Acesso em: 30 jan. 2018.

LOEB, Lori Anne. Consuming angels: advertising and Victorian women. New York: Oxford University Press, 1994. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780195085969.001.0001

MALERONKA, Wanda. Fazer roupa virou moda: um figurino de ocupação da mulher (São Paulo 1920-1940). São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007.

MALUF, Mariana; MOTT, Maria L. Recônditos do mundo feminino. In: História da vida privada no Brasil: Da Belle Époque à era do rádio. V. 3. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

MILLARCH, Aramis. A preservação do Louvre na paisagem curitibana. O Estado do Paraná, Curitiba, 26 mai. 1983.

MILLER, Daniel. An Introduction. In: MILLER, Daniel. Materiality. Durham, North Caroline: Duke University Press, 2005, p. 1-50. DOI: https://doi.org/10.1215/9780822386711-001

MILLER, Daniel. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre a cultura material. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

MONTGOMERY, Maureen E. Displaying women: spectacles of leisure in Edith Wharton’s New York. New York, Routledge, 1998.

OLIVEIRA, Ana Claudia de. Vitrinas: acidentes estéticos na cotidianidade. São Paulo: Educ, 1997.

RAPPAPORT, Erika Diane. Shopping for pleasure: women in the making London’s West End. New Jersey: Princeton University Press, 2000. DOI: https://doi.org/10.1515/9781400843534

SANTOS, Raíssa Monteiro dos. O corpo nos anúncios do Mappin (1931-1945). 2017. Dissertação (Mestrado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-02042018-133521/pt-br.php. Acesso em: 5 nov. 2018.

SCHWINDEN, Antônia. Leão Junior S.A.: empresa centenária. Curitiba, Leão Junior S.A., 2001.

SPARKE, Penny. As long as it’s pink: the sexual politics of taste. London: Pandora, 1995.

TESSARI, Valéria Faria dos Santos. Louvre, o rei das sedas: consumo de moda e sociabilidades femininas em Curitiba – PR (1935-1945). 2019. Tese. 349 f. (Doutorado em Design), Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal do Paraná, 2019.

TRINDADE, Etelvina Maria de Castro. Cidade moderna e espaços femininos. Proj. História. São Paulo, v. 13, p. 109-120, 1996.

WILSON, Elizabeth. Enfeitada de sonhos: moda e modernidade. Trad. Maria João Freire. Rio de Janeiro: Edições 70, 1989.

WOOLF, Virgínia. Um teto todo seu. Trad. Bia Nunes de Sousa, Glauco Mattoso. São Paulo: Tordesilhas, 2014.

ZOLA, Émile. O paraíso das damas. Trad. Joana Canêdo. São Paulo: Estação Liberdade, 2008.

Depoimentos concedidos

BRANDÃO, Oleza U. Depoimento concedido [24/5/2017]. Entrevistadora: Valéria Faria dos Santos Tessari. Curitiba, 2017.

SALOMÃO, Mariângela: depoimento concedido [5/6/2017]. Entrevistadora: Valéria Faria dos Santos Tessari. Curitiba, 2017.

Veröffentlicht

2024-12-02

Zitationsvorschlag

TESSARI, V. F. dos S. Louvre curitibano: gênero, consumo de moda e sociabilidades femininas na cidade modernizada. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 42, p. 428–448, 2024. DOI: 10.26563/dobras.i42.1717. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1717. Acesso em: 4 dez. 2024.

Ausgabe

Rubrik

IV - História das Mulheres: práticas e representações

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in