O traje de cena na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.v10i21.556Keywords:
figurino, teatro, ensino.Abstract
Este trabalho tem como objetivo indicar aspectos relacionados à criação de trajes de cena na escola, contribuindo para a potencialização do ensino de teatro, bem como apresentar uma proposta de laboratório em que o aluno possa compreender as etapas de elaboração e confecção de figurinos. Nessa perspectiva, o projeto Laboratório de Criação de Figurinos: Experiência e Formação Artística na Educação Básica como Prática Extensionista é citado como exemplo.
Downloads
References
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino de arte. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1994.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. 130p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/ arquivos/pdf/livro06.pdf. Acesso em: 5 mar. 2016.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 5 mar. 2016.
FREINET, Célestin. A pedagogia do bom senso. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
JONES, Sue Jenkyn. Fashion design: manual do estilista. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
MUNIZ, Rosane. Vestindo os nus: figurino em cena. Rio de Janeiro: SENAC, 2004.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
VALENÇA, Kelly Bianca Clifford. Produção de figurino X formação docente continuada: desafios de uma experiência com alunos da educação básica. In: Revista Polyphonía, Goiás, vol. 21, n.1, pp. 243-253, jan. jun. 2010. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/sv/article/view/16311/9942. Acesso em: 29 nov. 2014.
VIANA, Fausto; PEREIRA, Dalmir Rogério. Figurino e cenografia para iniciantes. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2015.
VINÍCIUS, Paulo. O figurino no teatro contemporâneo. Curitiba: 2010. Disponível em: http:// teatrofigurinoecena.blogspot.com.br/2010/06/o-figurino-no-teatro- contemporâneo.html. Acesso em: 3 out. 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyrights of the works published in this journal belong to the author, and dObra[s] holds the rights of first publication. Due to their publication in this open access journal, any work here is free to use, with its own attributions, in educational and non-commercial applications.