“Assumptos Femininos”: a moda no Correio da Manhã nos anos 1920

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v14i29.1142

Palabras clave:

Anos 1920, Correio da Manhã, Imprensa feminina, Moda em jornal, Rio de Janeiro

Resumen

Este artigo analisa a seção “Assumptos Femininos” do jornal Correio da Manhã nos anos 1920 buscando compreender o perfil de suas leitoras e como ela estava inserida no direcionamento à modernização do matutino, dando especial enfoque à moda e aos textos ali publicados. O intuito é contribuir com informações sobre a história da imprensa de moda em jornal. Como o Correio era um matutino de ampla circulação, considera-se sua grande influência perante o público leitor. A pesquisa foi pautada principalmente na leitura do próprio Correio da Manhã, usando como suporte fontes secundárias sobre o contexto histórico do Rio de Janeiro, da imprensa e da moda nos anos 1920.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Claudia L. F. Lopes, SENAI CETIQT

Doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO – UFRJ). Coordenadora Acadêmica do Curso de Design, SENAI CETIQT.

Citas

ARAÚJO, Rosa Maria Barboza de. A vocação do prazer: a cidade e a família no Rio de Janeiro republicano. 2.ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1995. 406 p.

A ARTE de calçar. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ano 25, n. 9372, 16 ago. 1925. Suplemento, A Moda e suas últimas novidades, p. 4.

A ARTE de nadar. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ano 25, n. 9501, 14 jan. 1926. Suplemento, p. 3.

BARBOSA, Marialva. História cultural da imprensa: Brasil 1900-2000. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007. 262 p.

BASSANEZI, Carla. Virando as páginas, revendo as mulheres: revistas femininas e relações homem-mulher, 1945-1964. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996. 500 p.

BONADIO, Maria Claudia. Moda e sociabilidade: mulheres e consumo na São Paulo dos anos 1920. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007. 205 p.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento [1979]. 2. ed. 1ª reimpressão. Porto Alegre: Zouk Editora, 2013. 556 p.

BUITONI, Dulcília Schroeder. Mulher de papel: a representação da mulher pela imprensa feminina brasileira. 2. ed. São Paulo: Summus, 2009. 240 p.

CAMARGO, Rosane Feijão de Toledo. “Tudo é novo sob o sol”: moda, corpo e cidade no Rio de Janeiro nos anos vinte. 2016. 226 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Departamento de Comunicação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, 2016.

CAMPOS, Raquel Discini. A educação do corpo feminino no Correio da Manhã (1901-1974): magreza, bom gosto e envelhecimento. Cadernos Pagu, São Paulo, n. 45, jul./dez. 2015, p. 457-478. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8645279. Acesso em: 7 jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/18094449201500450457

A CASA africana. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ano 25, n. 9438, 1 nov. 1925. Suplemento, anúncio de loja de calçados, p. 9.

CLAUDIA. Modas. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ano 25, n. 9516, 31 jan. 1926. Suplemento, Assumptos Femininos, coluna Palestra Feminina, p. 5.

CLAUDIA. Fantasias da Moda. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ano 26, n. 9880, 3 abr. 1927. Suplemento, Assumptos Femininos, coluna Palestra Feminina, p. 12.

COUTINHO, Eduardo Granja. Imprensa e hegemonia na Primeira República. In: RIBEIRO, Ana Paula Goulart; HERSCHMANN, Micael (orgs.). Comunicação e história: interfaces e novas abordagens. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008, p. 219-234.

DE LUCA, Tania Regina. Mulher em revista. In: PINSKY, Carla Bassanezi; PINTO, Joana Maria (orgs.). Nova história das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2018, p. 447-468.

ESPUMA com vinho branco. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ano 26, n. 9880, 3 abr. 1927. Suplemento, Assumptos Femininos, Forno e Fogão, p. 12.

GOMES, Tiago de Melo. Massais, mulatas, meretrizes: imagens da sexualidade feminina no Rio de Janeiro dos anos 1920. Cadernos Pagu, São Paulo, n. 23, jul./dez. 2004, p. 121-147. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/cpa/n23/n23a05.pdf. Acesso em: 7 jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-83332004000200005

MALERONKA, Wanda. Fazer roupa virou moda: um figurino da ocupação da mulher (São Paulo 1920-1950). São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007. 232 p.

MAUAD, Isabel Cristina. Da origem dos suplementos literários e cadernos culturais – origens no Brasil e trajetória no Rio de Janeiro. 1996. 182 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 1996.

A MODA em Paris. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ano 25, n. 9360 , 2 ago. 1925. Suplemento, p. 9.

A MODA – últimos modelos vistos no Country Club de Paris, durante a semana sportiva. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 23 ago. 1925, ano 25, n. 9378. Suplemento, p. 5.

MODELOS parisienses para o suplemento. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ano 26, n. 9880, 3 abr. 1927. Suplemento, Assumptos Femininos, p. 11.

A MULHER moderna. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ano XXV, n. 9366, 9 ago. 1925. Suplemento, A Moda e suas últimas novidades, p. 5.

NÃO era ciúme, não! E a prova foi dada de maneira irrefutável. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ano 27, n. 10030, 25 set. 1927. Suplemento, Assumptos femininos, anúncio Bazar Colosso, p. 11.

NEIVA, Renata Maria de Oliveira; CAMPOS, Raquel Discini. A feira de utilidades de Clarice Lispector/Helen Palmer e a educação das mulheres no Correio da Manhã (1959-1961). Cadernos de História da Educação, Uberlândia, v.13, iss. 2, 2014, p. 725-747. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/29216/16308. Acesso em: 7 jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/che-v13n2-2014-19

O NOSSO supplemento. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ano 25, n. 9359, 1 ago. 1925, p. 2.

RAINHO, Maria do Carmo Teixeira. Moda e revolução nos anos 1960. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2014. 402 p.

RIBEIRO, Ana Paula Goulart. Imprensa e história no Rio de Janeiro dos anos 1950. Rio de Janeiro: e-papers, 2007.

SCHWEITZER, Marlis. American fashions for American women: the rise and fall of fashion nationalism. In: BLASZCZYK, Regina Lee (org.). Producing Fashion: commerce, culture and consumers. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 2008, p.130-149. DOI: https://doi.org/10.9783/9780812206050.130

SEELING, Charlote. Fashion: the century of the designer, 1900-1999. Cologne: Könemann, 1999. 655 p.

SODRÉ, Nelson Werneck. História da imprensa no Brasil. 4. ed. Rio de Janeiro: Mauad, 1999. 502 p.

TRÊS “estrelas” do pedestrianismo. Uma “estrela” esportiva. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ano 25, n. 9504, 17 jan. 1926. Suplemento, p. 6.

TROCOU a arte pela ciência. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ano 26, n. 9683, 15 ago. 1926, p. 3.

ÚLTIMOS modelos vistos nas praias de “aix-les-Bains”, uma das mais elegantes das praias francesas, onde toda a Paris se reúne para os meses de verão. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ano 25, n. 9366, 9 ago. 1925. Suplemento, A Moda e suas últimas novidades, p. 5.

Publicado

2020-08-03

Cómo citar

L. F. LOPES, A. C. “Assumptos Femininos”: a moda no Correio da Manhã nos anos 1920. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 165–185, 2020. DOI: 10.26563/dobras.v14i29.1142. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1142. Acesso em: 20 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê