Moda como linguagem
uma partilha do sensível
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.i31.1297Palabras clave:
Moda, Arte, Filosofia, Linguagem, EstiloResumen
Este artigo apresenta o conceito da partilha do sensível, do livro homônimodo filósofo contemporâneo Jacques Rancière, com o intuito de produzir novas formas devisibilidade e enunciação da moda contemporânea a partir dos seus aspectos estéticos epolíticos. Mais do que um sistema comportamental, a moda aqui será tratada como umamanifestação da linguagem comunitária, passível de ser lida mediante seus modos de sociabilidadee os efeitos que produz. Iniciamos nossa discussão abordando os principaisconceitos que aproximam a moda da arte, principalmente no que diz respeito à sua superfícieimagética. Depois, guiamo-nos pela noção de estilo, para entender como certosprocessos criativos da moda foram aprisionados pela ideia da homogeneização dos corpospor meio da linguagem. Aqui, mostramos a campanha I speak my truth, lançada em2019, pela marca de roupas Calvin Klein. Finalmente, colocamos a moda no plural e juntoda proposição da filosofia estética, lançamo-nos para uma conceituação das imagens emrelação aos seus processos de identificação, mediante os regimes ético, representativo eestético, em uma aproximação entre arte, moda e filosofia.
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Citas
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