Diversidade na Moda

Criando Coleções Inclusivas no Ambiente Acadêmico

Autores/as

  • Anerose Perini Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0001-7475-3433
  • Luis Henrique Alves Cândido Universidade Federal do Rio grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i42.1831

Palabras clave:

Metodologia de Projeto, Moda para Pessoas com Deficiência, Graduação em Design de Moda, Coleção de moda inclusiva

Resumen

O artigo apresenta as experiências vivenciadas na prática supervisionada dos projetos desenvolvidos durante a graduação em Design de Moda, estruturado como uma pesquisa qualitativa e descritiva. A proposta limita-se a oferecer relatos de sala de aula sobre o desenvolvimento de metodologias aplicadas em Trabalhos de Conclusão de Curso com a temática “Moda e Inclusão”, para os públicos PCD. O texto ou estudo aborda desde a coerência do currículo acadêmico para o desenvolvimento do pensamento crítico em pesquisa ação, até a interdisciplinaridade no desenvolvimento de coleções de moda. A fim de alcançar os objetivos dos projetos, dentro das temáticas “moda, ergonomia e inclusão”, são abordadas as metodologias de projeto aplicadas nas coleções e a forma que cada discente adota projetos para execução das etapas, com as técnicas e ferramentas de criação na coleção autoral,  visando a inclusão social. Autores como Maria Celeste de F. Sanches (2017), Milena Mayuri Pellegrino Ogushi e Mara Rúbia Sant’anna (2022) e Luana Novaes, et. al. (2022) auxiliam a construção do incentivo à pesquisa na graduação. De outro ângulo, Maria Celeste de Fátima Sanches Montemezzo (2003), Itálo Iida (2005), Maria de Fátima Grave (2010) e Ana Cristina Broega e Maria Elisabete Cabeço Silva, (2010) contribuem, acentuando a importância da ergonomia no desenvolvimento de produtos para a inclusão, enquanto que Gui Bonsiepe (1984), B. Löbach (2001), Jones (2005), Treptow (2007), Bruno Munari (2008), Richard Sorger e Jenny Udale (2009) e Aki Choklat (2012), oferecem suporte adequado relativo às técnicas e ferramentas do processo de projeto de coleção de moda.

 

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Biografía del autor/a

Anerose Perini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Design e Tecnologia.

Luis Henrique Alves Cândido, Universidade Federal do Rio grande do Sul

Doutor.

Citas

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Publicado

2024-12-02

Cómo citar

PERINI, A.; ALVES CÂNDIDO, L. H. Diversidade na Moda: Criando Coleções Inclusivas no Ambiente Acadêmico . dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 42, p. 203–220, 2024. DOI: 10.26563/dobras.i42.1831. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1831. Acesso em: 4 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê