Contribuições das dimensões psicológicas para a gestão ambiental em uma indústria de jeans: um estudo de caso

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DOI :

https://doi.org/10.26563/dobras.i40.1681

Mots-clés :

Educação ambiental, Comportamento ecológico, Sustentabilidade, Indústria do vestuário, Moda

Résumé

Com o intuito de reduzir os impactos gerados pela produção de jeans, surgem estratégias de gestão ambiental nas indústrias, as quais necessitam da sensibilização dos trabalhadores. Evidencia-se, dessa forma, a psicologia ambiental que oferece instrumentos para análise das relações pessoa-ambiente, auxiliando no processo de conscientização ambiental. Diante disso, este estudo objetivou analisar o comportamento e as crenças ambientais dos trabalhadores de uma indústria de jeans para, assim, apresentar perspectivas de efetivação da gestão ambiental nas atividades da empresa. A indústria, objeto deste estudo, atua no segmento Private Label, produzindo um volume de aproximadamente 300.000 peças por mês. Além disso, possui estratégias para mitigar os impactos ambientais e algumas certificações de responsabilidade socioambiental. Para a coleta de dados, foram utilizados como instrumentos: entrevista semiestruturada com a gestora; análise dos documentos fornecidos pela empresa; e aplicação das Escalas de Comportamento Ecológico e de Crenças Ambientais aos colaboradores da organização. Os resultados indicam que apesar de a indústria propor diversas estratégias sustentáveis, os participantes da pesquisa não participam efetivamente dessas ações e possuem poucos comportamentos relacionados ao ativismo e consumo. Portanto, sugere-se uma proposta de gestão ambiental que inclua a análise da percepção geral dos colaboradores da empresa, um programa de educação ambiental, estratégias de Produção Mais Limpa e a divulgação das práticas.

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Bibliographies de l'auteur

Larissa Aparecida Wachholz, UTFPR

Mestre em Tecnologias Limpas (Unicesumar). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - UTFPR.

Rute Grossi-Milani, Unicesumar

Doutora em Medicina (USP). Docente na Unicesumar.

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2024-04-01

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WACHHOLZ, L. A.; GROSSI-MILANI, R.; LIZAMA, M. de los A. P. Contribuições das dimensões psicológicas para a gestão ambiental em uma indústria de jeans: um estudo de caso. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 40, p. 314–343, 2024. DOI: 10.26563/dobras.i40.1681. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1681. Acesso em: 2 juill. 2024.

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