Contribuições das dimensões psicológicas para a gestão ambiental em uma indústria de jeans: um estudo de caso

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.26563/dobras.i40.1681

Mots-clés :

Educação ambiental, Comportamento ecológico, Sustentabilidade, Indústria do vestuário, Moda

Résumé

Com o intuito de reduzir os impactos gerados pela produção de jeans, surgem estratégias de gestão ambiental nas indústrias, as quais necessitam da sensibilização dos trabalhadores. Evidencia-se, dessa forma, a psicologia ambiental que oferece instrumentos para análise das relações pessoa-ambiente, auxiliando no processo de conscientização ambiental. Diante disso, este estudo objetivou analisar o comportamento e as crenças ambientais dos trabalhadores de uma indústria de jeans para, assim, apresentar perspectivas de efetivação da gestão ambiental nas atividades da empresa. A indústria, objeto deste estudo, atua no segmento Private Label, produzindo um volume de aproximadamente 300.000 peças por mês. Além disso, possui estratégias para mitigar os impactos ambientais e algumas certificações de responsabilidade socioambiental. Para a coleta de dados, foram utilizados como instrumentos: entrevista semiestruturada com a gestora; análise dos documentos fornecidos pela empresa; e aplicação das Escalas de Comportamento Ecológico e de Crenças Ambientais aos colaboradores da organização. Os resultados indicam que apesar de a indústria propor diversas estratégias sustentáveis, os participantes da pesquisa não participam efetivamente dessas ações e possuem poucos comportamentos relacionados ao ativismo e consumo. Portanto, sugere-se uma proposta de gestão ambiental que inclua a análise da percepção geral dos colaboradores da empresa, um programa de educação ambiental, estratégias de Produção Mais Limpa e a divulgação das práticas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Larissa Aparecida Wachholz, UTFPR

Mestre em Tecnologias Limpas (Unicesumar). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - UTFPR.

Rute Grossi-Milani, Unicesumar

Doutora em Medicina (USP). Docente na Unicesumar.

Maria de los Angeles Perez Lizama, Unicesumar

Doutora em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (UEM) 2. Docente na Unicesumar.

Références

ALKAHER, Iris; GOLDMAN, Daphne; SAGY, Gonen. Culturally Based Education for Sustainability—Insights from a Pioneering Ultraorthodox City in Israel. Sustainability, v. 10, n. 10, p. 3721, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su10103721. Acesso em: 10 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/su10103721

ALMEIDA, Damiana M. de; MADRUGA, Lúcia R. D. R. G.; LOPES, Luis F. D.; IBDAIWI, Thiago K. R. Comportamento Ecológico de Alunos Pós-Graduandos de uma Instituição Pública. Desenvolvimento em Questão, v. 13, n. 29, p. 289-310, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.29.289-310. Acesso em: 10 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.29.289-310

BECHTEL, Robert; CORRAL-VERDUGO, Victor; PINHEIRO, Jose de Q. Environmental beliefs U.S., Brazil and Mexico. Journal of Cross-cultural Psychology, v. 30, p. 122-128, 1999. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0022022199030001008. Acesso em: 15 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/0022022199030001008

BEURON, Thiago A.; SCHUCH JÚNIOR, Victor F.; MADRUGA, Lúcia R. da R. S.; CARPES, Aletéia de M. Relações Entre Os Valores Pessoais E Os Comportamentos Ecológicos No Contexto Da Sustentabilidade. Revista ibero-americana de ciências ambientais, v. 3, n. 2, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.6008/ESS2179-6858.2012.002.0001. Acesso em: 05 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.6008/ESS2179-6858.2012.002.0001

BOLZAN DE CAMPOS, Camila.; GURGEL, Fernanda F. Psicologia Ambiental e Gestão Ambiental: Reflexões Teóricas para Compreender a Possível Integração entre Áreas. Desenvolve Revista de Gestão do Unilasalle, v. 1, n. 1, p. 89-98, 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18316/566. Acesso em: 10 set. 2021.

BOLZAN DE CAMPOS, Camila; POL, E. As crenças ambientais de trabalhadores provenientes de empresa certificada por SGA podem predizer comportamentos pró-ambientais fora da empresa? Estudos de Psicologia (Natal), v. 15, n. 2, p. 198-206, 2010. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2010000200009.

BOLZAN DE CAMPOS, Camila; POL, Enric. Sistemas de Gestión Ambiental y comportamiento ecológico: una discusión teórica de sus relaciones posibles. Aletheia (online), n. 29, p. 103-116, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2010000200009. Acesso: 10 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2010000200009

BRASIL, Conferência das Nações Unidas sobre meio ambiente e desenvolvimento, 2019, cap. 23. Disponível em: <https://www.mma.gov.br/informma/item/704-cap%C3%ADtulo-23.html>. Acesso em: 10 set. 2020.

BRIEGER, Steven A. Social identity and environmental concern: The importance of contextual effects. Environment and Behavior, v. 51, n. 7, p. 828-855, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0013916518756988. Acesso em: 15 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/0013916518756988

CAI, Ya-Jun; CHOI, Tsan-Ming. A United Nations’ Sustainable Development Goals perspective for sustainable textile and apparel supply chain management. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, v. 141, p. 102010, 2020. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.1016/j.tre.2020.102010

https://doi.org/10.1016/j.tre.2020.102010. Acesso em: 10 jun. 2021. CENCI, Daniel R.; BURMANN, Tatiane K. Direitos humanos, sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania. Revista Direitos Humanos e Democracia, v. 1, n. 2, p. 131-157, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.21527/2317-5389.2013.2.131-157. Acesso em: 10 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.21527/2317-5389.2013.2.131-157

CHIERRITO-ARRUDA, Eduardo; NAKAIE, Lidiane S.; AQUOTTI, Newton C. F.; SILVA, Priscilla K. M. S.; VELHO, Ana P. M.; PACCOLA, Ednéia A. S.; VELHO, Luiz F. M.; GROSSI-MILANI, Rute. Gênero e atitudes ambientais de reciclagem e limpeza urbana: estudo exploratório em

uma feira universitária. Colloquium Humanarum, v. 13, p. 588-594, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5747/ch.2016.v13.nesp.000894. Acesso em: 07 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.5747/ch.2016.v13.nesp.000894

CHIERRITO-ARRUDA, Eduardo; ROSA, Ana L.; PACCOLA, Ednéia A. D. S.; MACUCH, Regiane D. S.; GROSSI-MILANI, Rute. Pro-environmental behavior and recycling: Literature review and policy considerations. Ambiente & Sociedade, v. 21, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1809-4422asoc0209r3vu18l4ao. Acesso em: 09 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1809-4422asoc0209r3vu18l4ao

CNTL. Implementação de Programas de Produção mais Limpa. Porto Alegre, Centro Nacional de Tecnologias Limpas SENAI-RS/ UNIDO/INEP, 2003. 42 p. Disponível em: <https://www.senairs.org.br/institutos/public/files/serie-manuais-de-producao-mais-limpa-cinco-fases-da-implantacao-de-tecnicas-de-producao-mais-limpa.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2020.

CORRAL-VERDUGO, Victor. Psicologia Ambiental: objeto, “realidades” sócio-físicas e visões culturais de interações ambiente-comportamento. Psicologia Usp, v. 16, n. 1-2, p. 71-87, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-65642005000100009. Acesso em: 10 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-65642005000100009

DICTORO, Vinicius. P.; HANAI, Frederico. Y. A Gestão de Bacias Hidrográficas e os critérios para seleção de propostas de projetos de Educação Ambiental. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, v. 8, n. 2, p. 4-23, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.19177/rgsav8e220194-23. Acesso em: 12 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e220194-23

DISSANAYAKE, Geetha; SINHA, Pammi. An examination of the product development process for fashion remanufacturing. Resources, Conservation and Recycling, v. 104, p. 94-102, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.resconrec.2015.09.008. Acesso em: 08 ago. DOI: https://doi.org/10.1016/j.resconrec.2015.09.008

DISTERHEFT, Antje; CAEIRO, Sandra; AZEITEIRO, Ulisses M.; LEAL FILHO, Walter. Sustainable universities–a study of critical success factors for participatory approaches. Journal of Cleaner Production, v. 106, p. 11-21, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2014.01.030

jclepro.2014.01.030. Acesso em: 09 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1055/s-0041-1722897

DUNLAP, Riley E., VAN LIERE, Kent D., MERTIG, Angela G., JONES, Robert E. Measuring endorsement of the New Ecological Paradigm: a revised NEP Scale. Journal of Social Issues, v. 56, p. 425-442, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1111/0022-4537.00176. Acesso em: 18 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1111/0022-4537.00176

FELISBERTO, Pâmella. O.; TURCHETTO, F.; SILVA, C. N. da; GROSSI-MILANI, Rute; SARTORI, R.; EMANUELLI, Isabeli S. Gestão ambiental no setor de alimentação coletiva: estratégias de educação ambiental e marketing verde. Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais,

v. 8, n. 2, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.008.0028. Acesso em: 10 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.008.0028

FRÄNKEL,Silvia;SELLMANN-RISSE,Daniela;BASTEN,Melanie.Fourthgraders’connectedness to nature-Does cultural background matter?. Journal of Environmental Psychology, v. 66, p. 101347, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jenvp.2019.101347. Acesso em: 13 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jenvp.2019.101347

GRÄNTZDÖRFFER, Ansgar J.; JAMES, Angela; ELSTER, Doris. Exploring Human-Nature Relationships amongst Young People: Findings of a Quantitative Survey between Germany and South Africa. International Journal of Environmental and Science Education, v. 14, n.

, p. 417-424, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/335472278_Exploring_Human-Nature_Relationships_amongst_Young_People_Findings_of_a_Quantitative_Survey_between_Germany_and_South_Africa. Acesso em: 22 ago. 2020.

JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de pesquisa, v. 118, p. 189-206, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000100008. Acesso em: 18 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000100008

KIRLI, Mustafa S.; FAHRIOĞLU, Murat. Sustainable development of Turkey: Deployment of geothermal resources for carbon capture, utilization, and storage. Energy Sources, Part A: Recovery, Utilization, and Environmental Effects, v. 41, n. 14, p. 1739-1751, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/15567036.2018.1549149. Acesso em: 19 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/15567036.2018.1549149

MACEDO, Silvia R. K.; VARGAS, Leila C. Educação Ambiental Empresarial: reflexão sobre os desafios da atuação no contexto escolar. Ambiente & Educação - Revista de Educação Ambiental, v. 15, n. 2, p. 209-228, 2010. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1112. Acesso em: 15 mar. 2020.

MARINHO, Adriana A.; MARQUES, Maria. L. A. P.; SILVA, Angélica F. da; ARAÚJO, Jéssica E. Q.; QUEIROZ, Túlio H. da S.; ALMEIDA, Iago D. A. de. A educação ambiental na formação da consciência ecológica. Caderno de graduação-ciências exatas e tecnológicas-UNIT-Alagoas, v. 1, n. 1, p. 11-18, 2014. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/fitsexatas/article/view/1336. Acesso em: 19 jun. 2020.

MENEZES, Daniela C.; MULLER, Hugo F.; BORGES, Martiele C.; SANDRI, Alexandre D.Comportamento dos porto-alegrenses na separação do lixo residencial. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, v. 7, p. 129-139, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1983465912952. Acesso em: 24 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.5902/1983465912952

MORALES, Angel L. G. Affective Sustainability. The Creation and Transmission of Affect through an Educative Process: An Instrument for the Construction of more Sustainable Citizens. Sustainability, v. 11, n. 15, 4125, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su11154125. Acesso em: 15 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/su11154125

MURO, Melanie; JEFFREY, Paul. A critical review of the theory and application of social learning in participatory natural resource management processes. Journal of environmental planning and management, v. 51, n. 3, p. 325-344, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09640560801977190. Acesso em: 19 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/09640560801977190

NIINIMÄKI, Kirsi. Tenents of sustainable fashion. In: NIINIMÄKI, K. (Ed.) Sustainable fashion: New approaches. Aalto University, 2013, p. 12-31.

NOUSHEEN, Ayesha; ZAI, Sajid A. Y.; WASEEM, Muhammad; KHAN, Shafqat A. Education for sustainable development (ESD): Effects of sustainability education on pre-service teachers’ attitude towards sustainable development (SD). Journal of Cleaner Production, v. 239, p. 119537, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.119537. Acesso em: 15 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.119537

PATO, Claudia. M. L.; BOLZAN DE CAMPOS, Camila. Comportamento ecológico. In: Cavalcante, S.; Elali, G. A. (Org.). Temas básicos em Psicologia Ambiental. Petrópolis: Vozes, 2011. Cap. 10. p. 122-142.

PATO, Claudia.; ROS, María.; TAMAYO, Álvaro. Creencias y comportamiento ecológico: un estudio empírico con estudiantes brasileños. Medio ambiente y comportamiento humano, v. 6, n. 1, p. 5-22, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/316952978_Creencias_y_Comportamiento_Ecologico_un_estudio_empirico_con_estudiantes_brasilenos_1. Acesso em: 12 mar. 2021.

PERIYASAMY, A. P., WIENER, J. & MILITKY, J. Life-cycle assessment of denim. In: MUTHU, S. S.(Ed.). Sustainability in Denim, Cambridge: Woodhead Publishing, 2017, p. 83-110. DOI: https://doi.org/10.1016/B978-0-08-102043-2.00004-6

PINHEIRO, José Q.; ELALI, Gleice V. M. D. A.; GURGEL, Fernanda F.; DINIZ, Raquel F.; FARIAS, Tadeu M.; POL, Enric. In search of the hyphen: thirty-five years of Environmental Psychology in Rio Grande do Norte. Estudos de Psicologia (Natal), v. 24, n. 1, p. 90-100, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190011. Acesso em: 18 mar. 2020.

PINHEIRO, José. Q. Psicologia Ambiental: a busca de um ambiente melhor. Estudos de Psicologia (Natal), v. 2, n. 2, p. 377-398, 1997. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-294X1997000200011. Acesso em: 10 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X1997000200011

PINHEIRO, José Q.; ELALI, Gleice V. M. D. A.; GURGEL, Fernanda F.; DINIZ, Raquel F.; FARIAS, Tadeu M.; POL, Enric. In search of the hyphen: thirty-five years of Environmental Psychology in Rio Grande do Norte. Estudos de Psicologia (Natal), v. 24, n. 1, p. 90-100, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190011. Acesso em: 15 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.22491/1678-4669.20190011

PINHEIRO, L. V. de S.; PEÑALOZA, V.; MONTEIRO, D. L. C.; NASCIMENTO, J. C. H. B. do. Comportamento, crenças e valores ambientais: uma análise dos fatores que podem influenciar atitudes pró-ambientais de futuros administradores. Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 8, n. 1, p. 89, 2014. DOI: https://doi.org/10.24857/rgsa.v8i1.815

RIBEIRO, Patrícia E. da C.; PUENTE-PALACIOS, Katia E.; FERREIRA, Thais V. A. Responsabilidade socioambiental nas organizações: uma medida de práticas organizacionais e endosso dos trabalhadores. Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 9, n. 1, p. 36-50, 2015. Disponível em: https://rgsa.emnuvens.com.br/rgsa/article/view/947. Acesso em: 16 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.24857/rgsa.v9i1.947

SAUVÉ, Lucie. Viver juntos em nossa Terra: Desafios contemporâneos da educação ambiental. Revista Contrapontos, v. 16; n. 2, p. 288-299, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n2.p299. Acesso em: 10 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n2.p299

SILVA, André L. E.; MORAES, Jorge A. R.; MACHADO, Ênio L. Proposta de produção mais limpa voltada às práticas de ecodesign e logística reversa. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 20, n. 1, p. 29-37,2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-41522015020000087843. Acesso em: 16 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-41522015020000087843

SILVA, Paulo. C. da; DE OLIVEIRA NETO, Geraldo C.; CORREIA, José M. F.; TUCCI, Henrrico N. P. Evaluation of economic, environmental and operational performance of the adoption of cleaner production: Survey in large textile industries. Journal of Cleaner Production, v. 278, p. 123855, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2020.123855. Acesso em: 17 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2020.123855

SHIRVANIMOGHADDAM, Kamyar; MOTAMED, Bahareh; RAMAKRISHNA, Seeram; NAEBE, Minoo. Death by waste: Fashion and textile circular economy case. Science of The Total Environment, v. 718, p. 137317, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2020.137317. Acesso em: 10 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2020.137317

SLOANE, Gabriella M. T.; PRÖBSTL-HAIDER, Ulrike. Motivation for environmental volunteering-A comparison between Austria and Great Britain. Journal of Outdoor Recreation and Tourism, v. 25, p. 158-168, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j. jort.2019.01.002. Acesso em: 15 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jort.2019.01.002

STERN, Paul C. Toward a coherent theory of environmentally significant behavior. Journal of Social Issues, v. 56, n. 3, p. 407- 424, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1111/0022-4537.00175. Acesso em: 16 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.1111/0022-4537.00175

TOZONI-REIS, Marília. F. D. C. Temas ambientais como” temas geradores”: contribuições para uma metodologia educativa ambiental crítica, transformadora e emancipatória. Educar em revista, v. 27, 93-110, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40602006000100007. Acesso em: 20 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602006000100007

VALDANHA-NETO, Diógenes; JACOBI, Pedro R. O movimento dos atingidos por barragens e o enfrentamento de desastre ambiental: uma aproximação prática da educação ambiental e do campo. Ambiente & Educação, v. 25, n. 2, p. 233-261, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11385. Acesso em: 12 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11385

WACHHOLZ, Larissa A.; BEM, Natani A. do; REZENDE, Luciana H.; LIZAMA, Maria de L. A. P. Estudo sobre a implantação de medidas de produção mais limpa em uma empresa de calçados. Revista Valore, v. 5, p. 5052, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22408/reva502020563e-5052. Acesso em: 15 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.22408/reva502020563e-5052

ZACARIAS, Elisa F. J.; HIGUCHI, Maria I. G. Relação pessoa-ambiente: caminhos para uma vida sustentável. Interações (Campo Grande), v. 18, n. 3, p. 121-129, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.20435/inter.v18i3.1431. Acesso em: 13 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.20435/inter.v18i3.1431

ZELEZNY, Lynette. C.; SCHULTZ, P. Wesley. Psychology of promoting environmentalism: Promoting environmentalism. Journal of Social Issues, v. 56, n. 3, p. 365-371, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1111/0022-4537.00172. Acesso em: 13 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.1111/0022-4537.00172

ZHANG, Y.; LUO, Y.; ZHANG, X.; ZHAO, J. How green human resource management can promote green employee behavior in China: A technology acceptance model perspective. Sustainability, v. 11, n. 19, p. 5408, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su11195408. Acesso em: 16 fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/su11195408

Téléchargements

Publiée

2024-04-01

Comment citer

WACHHOLZ, L. A.; GROSSI-MILANI, R.; LIZAMA, M. de los A. P. Contribuições das dimensões psicológicas para a gestão ambiental em uma indústria de jeans: um estudo de caso. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 40, p. 314–343, 2024. DOI: 10.26563/dobras.i40.1681. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1681. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos