Design de figurino

elementos visuais como disparador de criação de personagens

Autori

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v18i43.1890

Parole chiave:

Figurino, Design, Elementos Visuais, Criação

Abstract

Este artigo discute o traje de cena como uma área do design, destacando suas semelhanças e diferenças em relação à moda. Trata-se de uma análise teórica com aplicação prática, que relaciona os elementos e princípios do design com os objetivos da criação de figurino. A metodologia baseia-se em uma revisão bibliográfica, utilizando as contribuições de autores como Dondis (1991), Jones (2011), e Lupton e Phillips (2008), estabelecendo uma correlação entre teorias básicas do design com a prática do designer de figurino. O estudo enfatiza a aplicação de elementos e princípios visuais, como linha, forma, cor e harmonia, no desenvolvimento de trajes cênicos, relacionado às experiências da autora. Ao final, é apresentada uma proposta de aula prática para integrar os conceitos discutidos, visando a formação de novos profissionais na área de figurino. Os resultados apontam para a importância de entender o figurino como uma área do campo de design, capaz de comunicar conceitos e atender às necessidades específicas de uma produção cênica.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Aline Barbosa da Cruz Prudente, PUC Campinas; Senac São Paulo.

Mestre em Artes Visuais. Docente na PUC Campinas e Senac São Paulo.

Riferimenti bibliografici

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1991.

FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde; BASTOS, Dorinho. Psicodinâmica das Cores em Comunicação. 6ª Edição. São Paulo : Blucher, 2011.

JONES, Sue Jenkyn. Fashion Design: manual do estilista. Tradução Iara Biderman. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Jennifer Cole. Novos Fundamentos do Design. Tradução Cristian Borges. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

MUNARI, Bruno. Das Coisas Nascem Coisas. Tradução José Manuel de Vasconcelos. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

PAVIS, Patrice. Análise dos Espetáculos. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003.

SORGER, Richard; UDALE, Jenny. Fundamentos de Design de Moda. Tradução Joana Figueiredo, Diana Aflalo. Porto Alegre: Bookman, 2009.

VIANA, Fausto; PEREIRA, Dalmir R. Figurino e Cenografia para Iniciantes. São Paulo. Estação das Letras e Cores, 2015.

A imagem mostra duas pessoas em trajes típicos, com a palavra 'Dossiê' exibida no canto superior esquerdo.

Pubblicato

2025-04-01

Come citare

PRUDENTE, A. B. da C. Design de figurino: elementos visuais como disparador de criação de personagens. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 18, n. 43, p. 290–305, 2025. DOI: 10.26563/dobras.v18i43.1890. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1890. Acesso em: 3 apr. 2025.

Fascicolo

Sezione

Dossiê