Atravessamentos entre Moda e Arte em busca da Sustentabilidade

um experimento com Fernanda Yamamoto

Autores

  • Rogério D’Avila Ortiz
  • Christine Greiner

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i32.1369

Palavras-chave:

Slow fashion, Sustentabilidade, Corpomídia, Fernanda Yamamoto, Fotografia

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma série de ações e encontros que resultou na campanha de inverno da estilista Fernanda Yamamoto, em 2019. Pode-se considerar que se tratou de um movimento de slow fashion, tendo em vista a busca de um caminho para a moda sustentável. Ao experimentar estratégias artísticas para criar fotografias e filmes, a hipótese principal é que a campanha testou uma temporalidade estendida para criação e modos de lidar e reinventar o corpo em relação a alteridades e singularidades. Nesse sentido, em vez de produzir resultados finais tendo em vista, exclusivamente, a comercialização de produtos, a proposta foi investir em modos de sustentabilidade da vida.

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Biografia do Autor

Rogério D’Avila Ortiz

Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atua com fotografia e audiovisual na moda, na dança e nas artes plásticas. Doutorando em Comunicação e Semiótica na PUC-SP. 

Christine Greiner

Christine Greiner é professora livre-docente do Departamento de Artes da PUC-SP. Autora de diversos livros e artigos sobre artes do corpo, cultura japonesa e biopolítica. Compartilha com Helena Katz a elaboração da teoria corpomídia.

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Publicado

2021-08-03

Como Citar

ORTIZ, R. D.; GREINER, C. Atravessamentos entre Moda e Arte em busca da Sustentabilidade: um experimento com Fernanda Yamamoto. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 32, p. 114–128, 2021. DOI: 10.26563/dobras.i32.1369. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1369. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê