O vestido de Anna Terzi

Autores

  • Adriana Tulio Baggio

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v6i13.142

Palavras-chave:

semiótica, moda, cinema giallo, landsknecht.

Resumo

A moda está presente em diversos trabalhos de Greimas. Em Da imperfeição, o autor propõe uma teoria semiótica da estética, analisando a irrupção de uma experiência sensível ou da sua busca pelo sujeito – as fraturas e as escapatórias. Um dos exemplos usados pelo semioticista é, justamente, o programa da escolha vestimentar feminina. Assim, será que o traje de uma personagem de um filme giallo da década 1970, repleto de traços significantes (talhos ou landsknecht), pode constituir um texto relevante para a investigação desse processo de ressemantização? Com base nos escritos de Greimas e em conteúdos da história da moda, acreditamos identificar fraturas e escapatórias sentidas e operadas por sujeitos e objetos dessa narrativa.

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Referências

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Publicado

2013-01-24

Como Citar

BAGGIO, A. T. O vestido de Anna Terzi. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 86–93, 2013. DOI: 10.26563/dobras.v6i13.142. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/142. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Secção

Artigos