Corpo, performance e a fotografia publicitária de moda: a aura de luxo em marcas do mercado jovem e popular

Autores

  • Roberta Del-Vechio
  • Rafael José Bona

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i36.1611

Palavras-chave:

Moda, Fotografia publicitária, Corpo, Luxo, Moda popular

Resumo

A fotografia publicitária de moda, por meio de seus arranjos estéticos, procura produzir o sentido da marca, sua identidade e personalidade. Nessas imagens, o corpo e a performance passam a ser elementos importantes na produção de moda, principalmente na construção de uma aura do luxo em mensagens publicitárias de marcas do mercado jovem e popular. O objetivo deste artigo é investigar como o corpo performático se articula nas fotografias publicitárias de moda contemporânea, ao produzir arranjos estéticos e efeitos de sentido de luxo em marcas de moda populares e jovens. A pesquisa se classifica como qualitativa e exploratória e utiliza o método de estudo de caso. Como principal resultado constata-se que pelas imagens abordadas tem-se indicadores que apontam para um certo padrão que caracteriza a aura e os efeitos do luxo e um deles é o corpo performático. Os corpos se articulam de forma a dar conta da identidade da marca e do comportamento do público a que se destina a campanha de publicidade.

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Biografias Autor

Roberta Del-Vechio

Doutora em Comunicação e Linguagens (UTP). Docente do Centro Universitário de Brusque (Unifebe). E-mail: rovechio@gmail.com. Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/8046438283815543.

Rafael José Bona

Doutor em Comunicação e Linguagens (UTP). Docente da Universidade Regional de Blumenau (Furb) e da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Atua como pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Furb). E-mail: bona.professor@gmail.com. Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/4474574048534791.

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Publicado

2022-12-05

Como Citar

DEL-VECHIO, R. .; BONA, R. J. . Corpo, performance e a fotografia publicitária de moda: a aura de luxo em marcas do mercado jovem e popular. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 36, p. 183–203, 2022. DOI: 10.26563/dobras.i36.1611. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1611. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Secção

Dossiê