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2020-09-28

Próximos dossiês com chamadas de trabalhos abertas:

Número 46:

Dossiê dObra[s]
46 

“Moda e Ciências Sociais” 

Organizadores:

Dr. Henrique Grimaldi (Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens, Universidade Federal de Juiz de Fora)

Dra. Maria Lucia Bueno (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais; Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens, Universidade Federal de Juiz de Fora) 

Prazo para envio de artigos: 30 de julho de 2025

Previsão de publicação: abril de 2026

No final do século XIX e início do século XX, o tema da moda ocupou um lugar central nas reflexões de intelectuais e literatos interessados em desvendar a dinâmica da modernidade. Da flânerie de Baudelaire – dos passeios pelos recém abertos bulevares, do interesse pelas recém inventadas vitrines, etc. – a tragédia de Emma Bovary, em Flaubert, a consumidora desenfreada de seu tempo, a moda desponta como um novo modo de vida inserido no fluxo da cultura urbana e da sociedade industrial.

Dentro de um escopo mais amplo das ciências humanas, as ciências sociais firmaram-se, desde então, como uma perspectiva teórica a partir da qual o próprio conceito de moda tem sido continuamente repensado e reformulado para abarcar as nuances e dialéticas da sociedade de consumo. Tendo portanto como referente esta tradição e as teorias, temas e métodos sociológicos, antropológicos e/ou da história social, este dossiê tem por objetivo reunir artigos, entrevistas, resenhas e traduções que ajudem a mapear e pensar as transformações, culturais, políticas, econômicas e sociais dos mundos da moda, de final do século XIX até a contemporaneidade.

São bem-vindos trabalhos que abordem, mas não unicamente:

  • As teorias clássicas e/ou contemporâneas sobre a moda;
  • A moda como fenômeno sociológico e antropológico;
  • Moda, sociabilidade e distinção cultural;
  • O sistema da moda: perspectivas históricas e sociológicas;
  • Rituais de consumo na moda;
  • Relações entre cultura, consumo e estilos de vida;
  • Produção, circulação e mediação de produtos e imagens de moda;
  • Moda e globalização;
  • As geopolíticas da moda;
  • Estilos, modas e culturas urbanas juvenis;
  • Interseccionalidade nas sociologias e antropologias do vestir;
  • Profissionais e agentes da moda: estilistas, fotógrafos, produtores, etc.
  • As instituições da moda: museus, fundações, agentes de certificação, etc.
  • A moda e suas indústrias: das empresas familiares aos conglomerados de luxo;
  • Processos e estratégias de legitimação na moda;
  • Diálogos entre moda, arte e outras formas culturais. 

Bibliografia de referência

BALDASARRE, María Isabel. Bien vestidos: una historia visual de la moda en Buenos Aires 1870-1914. Buenos Aires: Ampersand, 2021.

BARTHES, Roland. O sistema da moda. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

BERGAMO, Alexandre. A experiência do status. São Paulo: Editora da UNESP, 2007.

BLUMER, Herbert. Fashion: From Class Differentiation to Collective Selection. The Sociological Quarterly, 10(3), pp. 275-291, 1969.

BONADIO, Maria Claudia. Moda e Publicidade no Brasil nos Anos 1960. São Paulo: nVersos, 2014. 

BOURDIEU, Pierre; DELSAUT, Yvette. O costureiro e sua grife: contribuição para uma teoria da magia. In: BOURDIEU, Pierre. A produção da crença. Porto Alegre, Zouk, pp 113- 190, 2004.

BUENO, Maria Lucia (Org); CRANE, Diana. Ensaios sobre moda, arte e globalização cultural. São Paulo: Senac, 2001.

BUENO, Maria Lucia; CAMARGO, Luiz Octavio de Lima. Cultura e Consumo: Estilos de Vida na Contemporaneidade. São Paulo: Editora Senac, 2008.

BUENO, Maria Lucia; CRANE, Diana. Dossiê: Moda e Teoria Social. Iara: Revista de Moda, Cultura e Arte, 1(1), 364 p., 2008.

CORRÊA, Clecius Campos. Moda no museu: os vestidos-objeto de Olly Reinheimer no MAM-RJ (1969). dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, 12(27), p. 165–192, 2019.

CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: Senac, 2006.

DURAND, José Carlos. Moda, luxo e economia. São Paulo: Babel cultural, 1988.

ENTWISTLE, Joanne. The aesthetic economy of fashion: market and values in clothing and modelling. Oxford: Berg, 2009.

ERNER, Guillaume. Vítimas da Moda? Como a criamos, por que a seguimos. São Paulo: Senac, 2005.

FIGUEREDO, Henrique Grimaldi; ÁBILE, Bárbara Venturini. Celine Art Project: notas sobre arte, luxo e a maioridade do capitalismo artista. ARS (USP), 21(47), pp. 1-58, 2023.

KAWAMURA, Yuniya. The Japanese Revolution in Paris Fashion. Londres: Berg, 2004.

KONTIC, Branislav. Inovação e redes sociais: a indústria da moda em São Paulo. Doutorado em Sociologia. Universidade de São Paulo, 2007.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero. São Paulo: Cia das Letras, 2006.

MICHETTI, Miqueli. Moda brasileira e mundialização. São Paulo: Annablume, 2014.

MONNEYRON, Frédéric. La sociologie de la mode. Paris: PUF, 2017.

MORA, Emanuela. Fare moda: Esperienze di produzione e consumo. Milão: Bruno Mondadori, 2009.

ORTIZ, Renato. O Universo do Luxo. São Paulo: Alameda, 2019

PERROT, Philippe. Les Dessus et les dessous de la bourgeoisie: Une histoire du vêtement au xixe siècle. Paris: Éditions Complexe, 1992.

RAINHO, Maria do Carmo Teixeira. Moda e revolução nos anos 1960. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2014.

ROCHE, Daniel. A cultura das aparências. São Paulo: Senac, 2007.

SANT´ANNA, Mara Rúbia. Teoria de moda: sociedade, imagem e consumo. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2007.

SANT’ANNA, Patrícia. Coleção Rhodia: arte e design de moda nos anos sessenta no Brasil. Doutorado em História. Universidade Estadual de Campinas, 2010.

SILVANO, Filomena. Antropologia da Moda. Lisboa: Documenta, 2021.

SIMMEL, Georg. Filosofia da moda. São Paulo: Edições Texto & Grafia, 2014.

SOUZA, Gilda de Mello e. O espírito das roupas: a moda no século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

WILSON, Elizabeth. Enfeitada de sonhos: moda e modernidade. Rio de Janeiro: Edições 70, 1989.

ZUKIN, Sharon. Point of Purchase: How Shopping Changed American Culture. Nova York: Routledge, 2004.

Número 45:

ARTES TÊXTEIS: TRAMAS DE HISTÓRIAS, VIDAS E MEMÓRIAS

Organizador/a:

Dr. Ronaldo de Oliveira Corrêa (Universidade Federal do Paraná)
Dra. Marilda Lopes Pinheiro Queluz (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)

Prazo para envio dos trabalhos: 31 de março de 2025
Previsão de publicação: dezembro de 2025

O dossiê tem por objetivo reunir textos que problematizem as artes têxteis, suas práticas, autoras(es) e redes de agentes, circuitos de circulação e artefatos, sentidos e significados. Entendemos que essa trama complexa, que contesta hierarquias estéticas e sociais (Simioni, 2020), delineia o universo da produção expressiva que envolve fios, tecidos, máquinas, conhecimentos, pessoas, instituições, significados e histórias.

Ao modo de Barthes (2002) e sua mitologia, percebemos as artes têxteis como narrativas visuais e táteis, ou seja, expressivas, que nos contam sobre como organizamos os sentidos do mundo e da vida social. Dito de outra maneira, como uma das formas de dar legibilidade sensível para os eventos, sociabilidades e ações que constituem pessoas, grupos e, em alguma dimensão, imaginações, imaginários e culturas.

A narrativa mítica, por meio de sua interpretação plástica, literária, visual e cinematográfica, informa as versões possíveis que nos permitem fugir de uma história única da e sobre as experiências sensíveis e humanas. Nesse movimento, concordamos com Adichie (2009) sobre a necessidade de produzirmos, conhecermos e fazermos circular múltiplas versões dos acontecimentos que marcam as experiências humanas, como uma tática para resistir a processos de homogeneização e estereotipação, comuns às culturas de consumo. Abrimos espaço, desse modo, ao dissenso necessário para a manutenção das disputas que produzem as estéticas e as éticas, marcadas pela raça e o gênero, a classe e a geração, no tempo presente.

Atentar às artes têxteis, em alguma medida, significa centrar a atenção em sujeitos sociais historicamente deixados à margem, ou denominados anônimos, nas narrativas sobre a arte, design, arquitetura e moda, mais especificamente, e da história social das sociedades ocidentais, de forma geral. Com isso, pretendemos problematizar as ausências de reflexão sobre as memórias individuais e coletivas, os saberes, as técnicas e tecnologias, as estéticas e éticas, que esses sujeitos sociais e suas práticas produzem ou inscrevem no cotidiano a partir dos gestos de bordar, tramar, tecer, amarrar, suturar, rasgar, vestir e mesmo, despir.

Por outro lado, as artes têxteis nos interpelam com suas materialidades, memórias, histórias e versões produzidas desde fora de um circuito institucionalizado da cultura, ou seja, descentradas, sobre as formas que a arte, o design, a arquitetura e a moda, materializam artefatos, espaços, narrativas e imagens como repositórios de subjetividades, memórias e experiências com e a partir dos corpos (Reiman, 2020). Essas versões, formulam argumentos, inscrevem estilos narrativos, configuram associações entre materiais e experiências que reivindicam a participação na arena artística, ampliando debates centrais para o tempo contemporâneo, a saber, as relações entre arte e política, arte e ativismo, arte e corpo, arte e cidade, arte e vida.

Nessa perspectiva, é possível, também, pensar nos processos históricos, nos diálogos que as artes têxteis de hoje estabelecem ao reatar nós com a produção realizada no período entre os anos 1970 e 1990, por exemplo. Algumas das questões propostas naquele momento se atualizam, se reinventam, permanecem, em um desejo de insistência, de lembrança ou de não esquecimento. Temas como os corpos, as violências, o habitar, a diferença, a natureza, entre outros, acumulam-se ao revisitarmos a produção expressiva da segunda metade do século XX em relação àquela que se apresenta nesse tempo que vivemos.

Por fim, a partir de um emaranhado de possibilidades, pouca legibilidade e muitos fragmentos, propomos reunir textos sobre as artes têxteis que, enquanto um arquipélago flutuante, provoquem a cartografia de circuitos e circulações de coisas, pessoas, significados, conhecimentos. Esse dossiê apresenta-se como um esforço de aproximação com reflexões que as práticas têxteis incorporam e convertem em coisas visíveis, táteis, sensíveis.

Referências

ADICHIE, Chimamandra Ngozi. O perigo da história única. TEDGlobal 2009, July 2009. Disponível em: https://www.ted.com/talks/chimamanda_ngozi_adichie_the_ danger_ of_a_ single_ storytranscript?language=pt

BARTHES, Roland. Mitologias. 7a. Ed. São Paulo: Bertrand Brasil, 2002.

REIMAN, Karen Cordero. Intervenções suaves: cumplicidades entre arte e mídia têxtil. IN: SESC Pinheiros. Transgressões do Bordado na Arte. São Paulo, 2020. Catálogo de Exposição.

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Transgressões do Bordado na Arte. IN: SESC Pinheiros.

Transgressões do Bordado na Arte. São Paulo, 2020. Catálogo de Exposição.

 Número 44:

O outro lado da Moda: Emoção, Memória, Sentimento

Organizadoras:

Dra. Rafaela Norogrando (CIAUD, ID+, LabCom, Universidade da Beira Interior – Portugal)

Dra. Ana Mónica Pereira Reis de Matos Romãozinho (LabCom, Universidade da Beira Interior – Portugal)

Prazo de envio dos artigos: 20 de janeiro de 2025

Previsão de publicação: agosto/2025

Ao contrário de outras áreas do Design, a Moda desprende-se definitivamente do rótulo tantas vezes impositivo da funcionalidade e do mero utilitarismo, herança da modernidade. Talvez pela relação mais próxima e íntima que se estabelece entre corpo e objeto, aceitamos de modo mais incondicional as emoções e sensações que a moda nos proporciona.

É o que De Carli (2002) reforçou sobre a dinâmica da experiência da vivência do aqui e agora e o jogo dos sentidos nesse “sensacional da moda”. Ou como coletado por Merlo (2015), os discursos que são construídos e perpetuados dessa memória. Por outro lado, a Moda enfrenta grandes desafios em função do estado do mundo, das alterações climáticas, do individualismo e liberdade paradoxais que caracterizam a chamada “hipermodernidade” analisada por Lipovetsky (2020).

Como constata Silvano (2021) a volatilidade das imagens que caracterizou as últimas décadas trouxe consigo uma distanciação face aos objetos que explica em parte a pobreza da relação que estabelecemos com eles e a consequente facilidade do seu descarte.

A procura de resposta a este estado das coisas refletiu-se em fenômenos como o slow fashion pela revisão do consumo e a consciência sobre a cadeia produtiva. Segue-se uma valorização da aquisição de roupa de segunda mão, aplicativos de serviços de personal styling ou da revalorização da manutenção das peças, muitas vezes herdadas da mãe ou da avó.

Somos progressivamente estimulados a olhar para a Moda com maior profundidade, pelo modo como desperta emoções e memórias, pelo facto de dizer sempre algo sobre nós e, sobre o modo como nos posicionamos no mundo ou como ação de empoderamento no mesmo, uma afirmação da nossa visão cultural, de ativismo e crítica a um contexto socioeconômico dominante.

O Design de Moda sempre se beneficiou das rupturas e experimentações operadas no campo das Artes Plásticas, enquanto possível veículo de linguagens inovadoras e denunciadoras de uma atitude inconformista que se pode traduzir em produtos portadores de significados e emoções, logo possivelmente menos voláteis e descartáveis (Romãozinho, 2024).

A Moda é um poderoso instrumento de comunicação, por vezes irreverente e transgressora. Duarte (2017) refletiria na sua obra sobre a força das imagens na Moda, vínculos para quem prefere expressar-se com o corpo todo e não só com a voz, articulando discursos sem palavras, ocupando sempre um espaço livre entre a ficção e a realidade.

Ou ainda, como Benetti e Norogrando (2016) apontam que as emoções e sentimentos vinculados às áreas performáticas da Moda e da Música estariam relacionados a um sonho ou delírio em uma busca pelo intangível em uma fantasia aos desejos pessoais. Que segundo Anjos (2020) se não criamos estas imagens acabamos por consumi-las. E assim, esta relação pessoal daquilo que emociona também é trazido por Carvalhal (2020) na construção de imagem de marca em uma “simples” conexão de uma indústria com pessoas.

Convidamos os autores a partilhar os resultados das suas investigações científicas de natureza mais teórica, experimental ou aplicada, que se intersectam com o presente tópico e que podem corresponder a perspectivas multidisciplinares e reflexivas por diferentes áreas.

Bibliografia de Referência

ANJOS, Nathalia. O Cérebro e a Moda. São Paulo: SENAC, 2020.

BAUDRILLARD, Jean. O Sistema dos objetos. São Paulo: Editora Perspectiva, 2004.

BENETTI, Alfonso; NOROGRANDO, Rafaela. Linguagens, emoções e memórias: relações entre música e moda. In: NOROGRANDO, Rafaela; BENETTI, Alfonso. Moda, Música e Sentimento. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2016.

CARVALHAL, André. A moda imita a vida: Como construir uma marca de moda. Paralela, 2020.

CHAPMAN, Jonathan. Meaningful stuff: Design that lasts. Cambridge: The MIT Press, 2021.

DAMÁSIO, António. A Estranha Ordem das Coisas: A vida, os sentimentos e as culturas humanas. 12 nd ed. Lisboa: Temas e Debates, 2017.

DE CARLI, Ana Mery Sehbe. O sensacional da moda. Caxias do Sul: EDUCS, 2002.

DUARTE, Cristina. Moda e Feminismos em Portugal: O género como espartilho. Lisboa: Temas & Debates – Círculo de Leitores, 2017.

FETTOLINI, Jose. Principios y procesos éticos en el diseño y la creación de joyas. Barcelona: Promopress, 2018.

FILIPPELO, Roberto; PARKINS, Ilya. Fashion and Feeling. The Affective Politics of Dress. Springer, 2023.

FLUSSER, Vilém. Uma filosofia do design: A forma das coisas. Lisboa: Relógio d’Água Editores, 2010.

JOHNSON, Donald Clay. Dress Sense: Emotional and Sensory Experiences of the Body and Clothes. Oxford: Berg Publishers, 2007.

LIPOVETSKY, Gilles. A sociedade da sedução: democracia e narcisismo na hipermodernidade liberal. São Paulo: Editora Manole, 2020.

MERLO, Márcia. Memórias e Museus. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2015.

NORMAN, Donald A. Design emocional: por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

PEZZOLO, Dinah. Por Dentro da Moda. São Paulo: Editora Senac, 2019.

ROMÃOZINHO, Mónica. 2024. Assemblage+ Waste+ Memory = Jewel. In: CUNHA, J., BROEGA, A., CARVALHO, H., PROVIDÊNCIA, B. (eds). Advances in Fashion and Design Research II. 6th International Fashion and Design Congress, CIMODE 2023, 497-506. Cham: Springer Nature Switzerland AG.

SILVANO, Filomena. Antropologia da moda. Lisboa: Documenta, 2021.

STALLYBRASS, Peter. O Casaco de Marx: roupas, memórias, dor. – 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

WALKER, Stuart. Design for resilience: Making the future we leave behind. Massachusetts: The MIT Press, 2023.