Chamada em fluxo contínuo
A dObra[s] recebe em fluxo contínuo submissões de artigos, resenhas, entrevistas e traduções de temática que contemple o escopo da revista. Para mais informações acesse https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/diretrizes"
Próximos dossiês com chamadas de trabalhos abertas:
Número 49:
Dossiê 49
Moda e Filosofia: entre produções e pensamentos
Organizadora/or:
Larissa Almada - Senac-SP
Guido Conrado - Senac-RJ
Prazo para envio de artigos: julho 2026
Previsão de publicação: abril e/ou agosto 2027
Vestir, criar, desenvolver, comercializar moda são atos [poéticos] de produção social. Dizemos poético em razão de poesia e produção terem a mesma origem no grego – poiesis – e com isso queremos chamar atenção para o fato de que produzir moda não pode ser confundido com apenas a fabricação matérica de roupas e acessórios. Aqui entendemos a moda, também, como um dispositivo de produção de subjetividade, um campo expandido para a compreensão dos modos de viver e de se organizar em sociedade.
Historicamente, diversos pensadores do campo da filosofia se debruçaram sobre a complexidade deste fenômeno que é a moda em vista de suas implicações éticas, estéticas, políticas, etc. Por essa mesma razão, também é muito recorrente que pesquisadores do campo da moda se utilizem cada vez mais de autores da filosofia para aprofundar suas análises a respeito das práticas de criação, produção e circulação dessas formas e artefatos vestíveis.
O presente dossiê pretende oferecer um espaço explícito de diálogos e cruzamentos entre os campos da moda e da filosofia, com vistas a compartilhar não apenas evidências das contribuições da moda para o campo da reflexão filosófica, por meio de resenhas ou comentários críticos que versem sobre pensadores que se debruçaram sobre o tema, mas também do campo da filosofia para a reflexão sobre moda por meio de produções do campo da moda que se valem de conceitos filosóficos como matéria produtiva e de produções filosóficas originais contemporâneas cujo foco seja o de enxergar no vasto campo da produção e do consumo de moda um solo para a reflexão filosófica.
O principal objetivo deste dossiê é oferecer um espaço de visibilidade e debate acadêmico para os modos de relação não-disciplinados entre moda e filosofia. Desejamos fomentar diálogos interdisciplinares ou não-disciplinares, reunindo contribuições que explorem a moda como objeto de reflexão filosófica e que utilizem o pensamento filosófico como ferramenta para a análise crítica da moda. Promover cruzamentos entre perspectivas estéticas, éticas e políticas considerando o campo da moda nos contextos de sua produção simbólica e material.
Ao fazer isso, pretendemos não apenas enriquecer o campo dos estudos de moda, mas também demonstrar sua pertinência e potência temática para a filosofia em seu esforço de compreensão dos fenômenos sociais contemporâneos.
Com o intuito de contemplar a diversidade de abordagens que a intersecção entre moda e filosofia permite, o presente dossiê pretende acolher trabalhos em diferentes formatos, estando abertos à submissão de:
Traduções: Receberemos traduções inéditas para o português de textos filosóficos, clássicos ou contemporâneos, que tratem diretamente de temas como moda nos contextos produtivos e simbólicos.
Resenhas: Serão bem-vindas resenhas críticas de obras filosóficas, recém-lançadas ou de relevância histórica, que abordem a temática da moda e suas implicações sociais e culturais.
Reflexões Filosóficas: Encorajamos o envio de artigos autorais que apresentem reflexões filosóficas originais sobre a moda, seus modos de produção, os seus regimes de pensamento.
Contribuições Interdisciplinares: Acolheremos também artigos e análises do campo da moda que se utilizem de referenciais filosóficos consistentes para pensar questões relativas à criação, produção, circulação, consumo, representação simbólica e material da moda e do vestuário.
Entrevistas: teremos também prazer em receber entrevistas cujos temas sejam aderentes à temática deste dossiê.
REFERÊNCIAS
ACOM, A. C. O ser e a moda. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2023.
ALMADA, L. Teoria da Moda: reflexões contemporâneas. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2024.
BARTHES, R. Inéditos, vol. 3: imagem e moda. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BAUDOT, F. Moda do século. São Paulo: Cosac Naify, 2002.
BENJAMIN, W. Passagens. Belo Horizonte: UFMG, 2009.
BERARDI, F. Asfixia: capitalismo financeiro e a insurreição da linguagem. São Paulo: Editora UBU, 2020.
CALANCA, D. História Social da Moda. São Paulo: Editora Senac, 2002.
CASTILHO, K. Moda e linguagem. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi. 2009.
CHATAIGNER, G. História da Moda no Brasil. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.
CHAUI, M. Filosofia, um modo de vida. São Paulo: Planeta, 2025.
CHRISTO, D. C. Estrutura e funcionamento do campo de produção de objetos do vestuário no Brasil. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2016.
CIDREIRA, R. P. Os sentidos da moda: vestuário, comunicação e cultura. São Paulo: Annablume, 2005.
CIETTA, E. A economia da moda: porque hoje um bom modelo de negócios vale mais do que uma boa coleção. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.
CONRADO, G. Moda: uma trama filosófica. São Paulo: Editora Estação das Letras e Cores: Caleidoscópio, 2024.
DELEUZE, G. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
DELEUZE, G. Conversações. Rio de Janeiro: Editora 34, 2008.
DELEUZE, G.; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo, Ed. 34, 1995. v. 1.
DOWBOR, L. O capitalismo se desloca: novas arquiteturas sociais. São Paulo: SESC Edições, 2020.
FLÜGEL, J. A psicologia das roupas. São Paulo: Mestre Jou, 1966.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
GUATTARI, F. Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo: Editora 34, 1992.
GRUMBACH, D. Histórias da moda. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
KLEIN, N. Sem Logo: A tirania das marcas em um planeta vendido. Rio de Janeiro: Editora Record, 2002.
LAVER, J. A Roupa e a moda: uma história concisa. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
LAZZARATO, M. As revoluções do capitalismo. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
LIPOVETSKY, G. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
LIPOVETSKY, G. A felicidade paradoxal: ensaio sobre uma sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
MESQUITA, C. Moda contemporânea: quatro ou cinco conexões possíveis. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2004.
PÉLBART, P. A vertigem por um fio: políticas da subjetividade contemporânea. São Paulo: Iluminuras, 2000.
PIKETTY, T. Capital e ideologia. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2020.
PRECIOSA, R. Produção estética: notas sobre roupas, sujeitos e modos de vida. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2007.
PRECIOSA, R.; MESQUITA, C. (org.) Moda em ziguezague: interfaces e expansões. São Paulo: Estação Das Letras e Cores, 2011.
RANCIÈRE, J. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2009.
RANCIÈRE, J. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
ROCHE, D. A cultura das aparências. São Paulo: Editora SENAC, 2007.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina/UFRGS, 2007.
SABRÁ, F. G. C. Os agentes sociais envolvidos no processo criativo no desenvolvimento de produtos da cadeia têxtil. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2016.
SEMPRINI, A. A marca pós-moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. São Paulo: Editora Estação das Letras e Cores, 2010.
SIMMEL, G. Filosofia da moda e outros escritos. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2008.
SIMONDON, G. A individuação à luz das noções de forma e de informação. São Paulo: Editora 34, 2020.
SIMONDON, G. Do modo de existência dos objetos técnicos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2020.
STALLYBRASS, Peter. O casaco de Marx: roupas, memória, dor. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
Número 48:
Dossiê dObra[s] 48
História da Moda e da Indumentária: vestes, imagens e representações do passado
Organizadores:
Paulo Debom – Senai Cetiqt/Escola de Artes Celso Lisboa
Camila Borges - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Prazo para envio de artigos: 30 de abril de 2026
Previsão de publicação: dezembro de 2026 e/ou abril de 2027
A indumentária é há muito reconhecida como uma das expressões mais significativas da vida social. Para além da dimensão estética, ela se constitui como documento histórico e prática cultural que permite compreender relações de poder, transformações econômicas, mudanças nos modos de sociabilidade e na construção de identidades coletivas e individuais.
Nas últimas décadas, contudo, a História Moda e da indumentária ultrapassou o estatuto exclusivo de objeto de estudo e consolidou-se como um campo de pesquisa autônomo, com categorias próprias, debates teóricos específicos e grande interlocução com outras áreas do saber. Nesse sentido, investigar a cultura das aparências significa não apenas analisá-la como reflexo de uma época, mas reconhecê-la como espaço de produção de conhecimento e de interpretação crítica sobre a história e a cultura.
O dossiê “História da Moda e da Indumentária: vestes, imagens e representações do passado” propõe reunir artigos que tenham por base pesquisas ancoradas em fontes primárias/documentos de época e sustentadas pelo rigor metodológico característico da disciplina histórica. Busca-se contemplar a multiplicidade de perspectivas que atravessam a escrita da história, entre elas:
- História cultural: análise de representações, práticas e circulação de símbolos, considerando também suas manifestações e experiências no universo da cultura digital;
- História política: relações entre poder, Estado e vestimenta;
- História econômica: produção, circulação e comércio de têxteis, vestuário e adornos;
- História social: modos de vida, distinções de classe e experiências coletivas;
- História do trabalho: ofícios, condições laborais e transformações da indústria do vestir;
- História das mulheres e de gênero: vestimenta como prática de construção e negociação de identidades;
- História e Cultura Material: estudo de objetos, artefatos e vestígios do vestir em suas dimensões sociais e históricas;
- História e Cultura Visual: análise de imagens, representações e práticas visuais conectadas à cultura das aparências, incluindo suas interfaces com experiências audiovisuais e mediações cinematográficas, televisivas e digitais;
- História oral: narrativas individuais e coletivas que expressam memórias, experiências sensíveis e vivências ligadas ao vestir;
- História e Ensino de História: usos da Moda e da Indumentária como recursos pedagógicos para compreender processos históricos e estimular práticas de ensino inovadoras;
- História e Ciências Sociais: diálogos interdisciplinares entre Moda, antropologia, sociologia e ciência política.
Ao articular diferentes tradições e enfoques historiográficos, o dossiê pretende estimular o diálogo entre pesquisadores de distintas áreas do conhecimento, reconhecendo História da Moda e da Indumentária como um campo de pesquisa essencialmente interdisciplinar. Assim, abre-se espaço para abordagens que perpassam a história cultural, política, econômica e social mesmo que oriundas de outros campos como Ciências Sociais, Filosofia, Arte, Design e Comunicação. Contudo, ainda que provenientes de campos variados, todas as investigações submetidas a esse dossiê deverão ter como ponto de partida a pesquisa em fontes históricas, assegurando o rigor metodológico e a consistência analítica que sustentam a reflexão acadêmica.
Bibliografia
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2007.
BONADIO, Maria Claudia; SILVA, Elisabeth Murilho da. História e Historiografia da Moda. São Paulo: Alameda Editorial, 2024.
BONADIO, Maria Cláudia; MATTOS, Maria de Fátima da S. Costa de (org.). História e cultura de moda. São Paulo: Estação das Letras e Cores. 2011.
CALANCA, Daniela. História social da moda. SP: Editora SENAC, 2008.
CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre certezas e inquietudes. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.
DEBOM, Paulo. A moda e o vestuário como objetos de estudo na História. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 3, p. 13-26, 2019.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
MERLO, Márcia (org.). Museus e moda. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2016.
MONTELEONE, Joana. O circuito das roupas: a corte, o consumo e a moda (Rio de Janeiro, 1840-1889). São Paulo: Alameda, 2022.
RAINHO, Maria do Carmo Teixeira. A Cidade e a Moda: novas pretensões, novas distinções – Rio de Janeiro, século XIX. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2002.
RAINHO, Maria do Carmo Teixeira. Moda e revolução nos anos 1960. Rio de Janeiro: Contracapa, 2014.
ROCHE, Daniel. História das coisas banais: nascimento do consumo (séc. XVII-XIX). RJ: Editora Rocco, 2000.
ROCHE, Daniel. A cultura das aparências: uma história da indumentária (séculos XVII-XVIII), SP: Editora SENAC, 2007
SILVA, Camila Borges; MONTELEONE, Joana; DEBOM, Paulo (orgs). A História na Moda, a Moda na História. São Paulo: Alameda editorial, 2019.
SILVA, Camila Borges da. O símbolo indumentário: distinção e prestígio no Rio de Janeiro (1808-1821). Secretaria Municipal de Cultura: Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, 2010.
SIMILLI, Ivana; BONADIO, Maria Claudia. Histórias do vestir masculino: narrativas de moda, beleza e elegância. Maringá: Eduem, 2017.
SIMILLI, Ivana; Guilherme Telles da Silva. As Roupas na História: pesquisar, narrar e ensinar. Curitiba: Editora CRV, Brasil 2024.
VIANA, Iamara; COSTA, Valéria. Vestidas de (re)existência! Indumentárias de mulheres africanas e afro-diaspóricas no Brasil escravista. In: VIANA, Iamara; COSTA, Valéria (orgs). Mulheres afro-atlânticas e Ensino de História. Rio de Janeiro: Malê, 2023.
XAVIER, Giovana. História social da beleza negra. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2021.







